O GÊNERO TIRINHA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO DIGITAL E CRÍTICO DOS ALUNOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37760 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3986 "inscrito_id" => 9851 "titulo" => "O GÊNERO TIRINHA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO DIGITAL E CRÍTICO DOS ALUNOS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento do PROFLETRAS e objetiva refletir sobre a importância do trabalho com a leitura e a produção de textos multimodais, no contexto das tecnologias, nas aulas de língua portuguesa, pois as transformações ocorridas na sociedade e nas práticas sociais intermediadas pelas linguagens requerem novas habilidades, haja vista a circulação de textos que extrapolam a escrita alfabética. Assim, a escola precisa oportunizar aos alunos, o trabalho com a leitura e produção desses textos, de forma a contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico e os multiletramentos dos alunos. Para tal, nos debruçamos sobre os estudos de Bakhtin (2011), Rojo & Barbosa (2016) para compreendermos o conceito de gênero textual; para abordarmos a multimodalidade utilizamos Rojo & Barbosa (2016); para a utilização das tecnologias como ferramentas para o ensino e aprendizagem, Moran (2013); e para tratarmos dos multiletramentos, Rojo (2012). Por tratar-se de uma pesquisa-ação, apresentamos como proposta de intervenção, o desenvolvimento de uma proposta de atividade a partir da sequência didática proposta por Schnewly & Dolz (2004) para o trabalho com a tirinha, um texto multimodal, como uma forma de contribuirmos para a formação de alunos letrados e multiletrados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID9851_16102017145027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIMAS BENTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DIMAS FERREIRA" "autor_email" => "DIMAS.LILA@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37760 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3986 "inscrito_id" => 9851 "titulo" => "O GÊNERO TIRINHA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO DIGITAL E CRÍTICO DOS ALUNOS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento do PROFLETRAS e objetiva refletir sobre a importância do trabalho com a leitura e a produção de textos multimodais, no contexto das tecnologias, nas aulas de língua portuguesa, pois as transformações ocorridas na sociedade e nas práticas sociais intermediadas pelas linguagens requerem novas habilidades, haja vista a circulação de textos que extrapolam a escrita alfabética. Assim, a escola precisa oportunizar aos alunos, o trabalho com a leitura e produção desses textos, de forma a contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico e os multiletramentos dos alunos. Para tal, nos debruçamos sobre os estudos de Bakhtin (2011), Rojo & Barbosa (2016) para compreendermos o conceito de gênero textual; para abordarmos a multimodalidade utilizamos Rojo & Barbosa (2016); para a utilização das tecnologias como ferramentas para o ensino e aprendizagem, Moran (2013); e para tratarmos dos multiletramentos, Rojo (2012). Por tratar-se de uma pesquisa-ação, apresentamos como proposta de intervenção, o desenvolvimento de uma proposta de atividade a partir da sequência didática proposta por Schnewly & Dolz (2004) para o trabalho com a tirinha, um texto multimodal, como uma forma de contribuirmos para a formação de alunos letrados e multiletrados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID9851_16102017145027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIMAS BENTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DIMAS FERREIRA" "autor_email" => "DIMAS.LILA@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }