Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 203
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, CAPACITAÇÃO DOCENTE, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo propõe a analise da Gestão da Capacitação docente na Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Britto. Para atender esta demanda, o artigo buscou analisar as mudanças ocorridas a partir da introdução dos cursos de educação profissional na instituição acima citada, com a implantação de um novo currículo e de uma nova metodologia e o impacto causado na prática docente dos professores e a necessidade da formação continuada. Os professores estão preparados para lecionar a essa nova modalidade? Com a mudança curricular do PROEJA, como preparar esses professores para lecionar nos cursos de educação profissional? Existe relação entre os saberes profissionais e os saberes acadêmicos e disciplinares? Para responder esses questionamentos foi feito um estudo a partir dos teóricos que trazem reflexões acerca da formação continuada dos professores, numa perspectiva da prática reflexiva, para compreender como ocorre a prática dos professores na instituição pesquisada foi feita uma pesquisa in foco. A trajetória metodológica se funda numa pesquisa qualitativa para adentrar no campo de observação e identificar a realidade. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a observação, o questionário e as entrevistas, com o objetivo de interpretar variáveis observadas e propor soluções .Como resultado, a discussão mostra as ações da gestão escolar diante da implantação de um projeto de formação docente pautado na análise e reflexão da prática, com a observação e estudos coletivos nos encontros formativos e nos horários de reunião pedagógica sendo fundamental a urgência de um debate ampliado sobre o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.