Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, CAPACITAÇÃO DOCENTE, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37016
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1146
    "inscrito_id" => 4677
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "O presente artigo propõe a analise da Gestão da Capacitação docente na Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Britto. Para atender esta demanda, o artigo buscou analisar as mudanças ocorridas a partir da introdução dos cursos de educação profissional na instituição acima citada, com a implantação de um novo currículo e de uma nova metodologia e o impacto causado na prática docente dos professores e a necessidade da formação continuada. Os professores estão preparados para lecionar  a essa nova modalidade? Com a mudança curricular do PROEJA, como preparar esses professores para lecionar nos cursos de educação profissional? Existe relação entre os saberes profissionais e os saberes acadêmicos e disciplinares? Para responder esses questionamentos foi feito um estudo a partir dos teóricos que trazem reflexões acerca da formação continuada dos professores, numa perspectiva da prática reflexiva, para compreender como ocorre a prática dos professores na instituição pesquisada foi feita uma pesquisa in foco. A trajetória metodológica se funda numa pesquisa qualitativa para adentrar no campo de observação e identificar a realidade. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a observação, o questionário e as entrevistas, com o objetivo de interpretar variáveis observadas e propor soluções .Como resultado, a discussão mostra as ações da gestão escolar diante da implantação de um projeto de formação docente pautado na análise e reflexão da prática, com a observação e estudos coletivos nos encontros formativos e nos horários de reunião pedagógica sendo fundamental  a urgência de um debate ampliado sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, CAPACITAÇÃO DOCENTE, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4677_09092017120708.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELENA GOMES LOBO"
    "autor_nome_curto" => "HELENA LOBO"
    "autor_email" => "lobocerqueira@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37016
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1146
    "inscrito_id" => 4677
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "O presente artigo propõe a analise da Gestão da Capacitação docente na Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Britto. Para atender esta demanda, o artigo buscou analisar as mudanças ocorridas a partir da introdução dos cursos de educação profissional na instituição acima citada, com a implantação de um novo currículo e de uma nova metodologia e o impacto causado na prática docente dos professores e a necessidade da formação continuada. Os professores estão preparados para lecionar  a essa nova modalidade? Com a mudança curricular do PROEJA, como preparar esses professores para lecionar nos cursos de educação profissional? Existe relação entre os saberes profissionais e os saberes acadêmicos e disciplinares? Para responder esses questionamentos foi feito um estudo a partir dos teóricos que trazem reflexões acerca da formação continuada dos professores, numa perspectiva da prática reflexiva, para compreender como ocorre a prática dos professores na instituição pesquisada foi feita uma pesquisa in foco. A trajetória metodológica se funda numa pesquisa qualitativa para adentrar no campo de observação e identificar a realidade. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a observação, o questionário e as entrevistas, com o objetivo de interpretar variáveis observadas e propor soluções .Como resultado, a discussão mostra as ações da gestão escolar diante da implantação de um projeto de formação docente pautado na análise e reflexão da prática, com a observação e estudos coletivos nos encontros formativos e nos horários de reunião pedagógica sendo fundamental  a urgência de um debate ampliado sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, CAPACITAÇÃO DOCENTE, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4677_09092017120708.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELENA GOMES LOBO"
    "autor_nome_curto" => "HELENA LOBO"
    "autor_email" => "lobocerqueira@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo propõe a analise da Gestão da Capacitação docente na Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Britto. Para atender esta demanda, o artigo buscou analisar as mudanças ocorridas a partir da introdução dos cursos de educação profissional na instituição acima citada, com a implantação de um novo currículo e de uma nova metodologia e o impacto causado na prática docente dos professores e a necessidade da formação continuada. Os professores estão preparados para lecionar a essa nova modalidade? Com a mudança curricular do PROEJA, como preparar esses professores para lecionar nos cursos de educação profissional? Existe relação entre os saberes profissionais e os saberes acadêmicos e disciplinares? Para responder esses questionamentos foi feito um estudo a partir dos teóricos que trazem reflexões acerca da formação continuada dos professores, numa perspectiva da prática reflexiva, para compreender como ocorre a prática dos professores na instituição pesquisada foi feita uma pesquisa in foco. A trajetória metodológica se funda numa pesquisa qualitativa para adentrar no campo de observação e identificar a realidade. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a observação, o questionário e as entrevistas, com o objetivo de interpretar variáveis observadas e propor soluções .Como resultado, a discussão mostra as ações da gestão escolar diante da implantação de um projeto de formação docente pautado na análise e reflexão da prática, com a observação e estudos coletivos nos encontros formativos e nos horários de reunião pedagógica sendo fundamental a urgência de um debate ampliado sobre o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.