CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DE SOFTWARES: EXECUÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO BREJO DA PARAÍBA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36252 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1259 "inscrito_id" => 5235 "titulo" => "CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DE SOFTWARES: EXECUÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO BREJO DA PARAÍBA" "resumo" => "A matemática apresenta um papel fundamental no entendimento de todas as ciências exatas, entretanto, é considerada de difícil compreensão, tornando-se um grande desafio para os docentes da área que sentem cotidianamente a falta de interesse dos alunos. No presente contexto educacional, torna-se necessária a implantação e difusão de novas técnicas que beneficiem o ensino da matemática, visando reverter este quadro de modo a melhorar a aprendizagem, superar o receio e a falta de interesse observada nos alunos. Diante disso, na busca de novas alternativas metodológicas para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática, no ano de 2016, foi desenvolvido um projeto de extensão intitulado: “Difusão de novas tecnologias como instrumento de inclusão e consolidação da aprendizagem em matemática nas escolas públicas” com turmas dos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carlota Barreira no Munícipio de Areia-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Juarez Távora-PB, o qual utilizaremos os resultados desse projeto para descrever a importância da utilização de meios alternativos para consolidação da aprendizagem. Após analisar o grau de aprendizagem dos alunos quanto aos conteúdos básicos do ensino de matemática, por meio de um teste de sondagem, observou-se a grande dificuldade existente. Com o objetivo de consolidar e reforçar o aprendizado, utilizou-se softwares educacionais aplicados aos conteúdos que apresentavam maior dificuldade. As atividades eram realizadas semanalmente no laboratório de informática das escolas e os alunos foram escolhidos com a ajuda do professor da escola, levando em consideração os que apresentaram maiores dificuldades. Entre os resultados observados, foi constatado que o uso de softwares educativos é um aliado ao ensino, mostrando que possuem um grande potencial para servir de apoio ao professor, pois seu uso promoveu uma dinâmica de ensino que facilita a absorção e fixação dos conteúdos abordados em sala de aula, propiciaram uma nova contextualização para as aulas, como também, proporcionaram aos alunos uma maior participação e aprendizagem, um melhor raciocínio lógico e possibilitaram uma ampliação do conhecimento já adquirido funcionando como fator de motivação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, SOFTWARE, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5235_09092017225215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSA GABRYELLA DE SOUZA LAURENTINO" "autor_nome_curto" => "LAYSA GABRYELLA" "autor_email" => "laysaagabryella@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36252 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1259 "inscrito_id" => 5235 "titulo" => "CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DE SOFTWARES: EXECUÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO BREJO DA PARAÍBA" "resumo" => "A matemática apresenta um papel fundamental no entendimento de todas as ciências exatas, entretanto, é considerada de difícil compreensão, tornando-se um grande desafio para os docentes da área que sentem cotidianamente a falta de interesse dos alunos. No presente contexto educacional, torna-se necessária a implantação e difusão de novas técnicas que beneficiem o ensino da matemática, visando reverter este quadro de modo a melhorar a aprendizagem, superar o receio e a falta de interesse observada nos alunos. Diante disso, na busca de novas alternativas metodológicas para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática, no ano de 2016, foi desenvolvido um projeto de extensão intitulado: “Difusão de novas tecnologias como instrumento de inclusão e consolidação da aprendizagem em matemática nas escolas públicas” com turmas dos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carlota Barreira no Munícipio de Areia-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Juarez Távora-PB, o qual utilizaremos os resultados desse projeto para descrever a importância da utilização de meios alternativos para consolidação da aprendizagem. Após analisar o grau de aprendizagem dos alunos quanto aos conteúdos básicos do ensino de matemática, por meio de um teste de sondagem, observou-se a grande dificuldade existente. Com o objetivo de consolidar e reforçar o aprendizado, utilizou-se softwares educacionais aplicados aos conteúdos que apresentavam maior dificuldade. As atividades eram realizadas semanalmente no laboratório de informática das escolas e os alunos foram escolhidos com a ajuda do professor da escola, levando em consideração os que apresentaram maiores dificuldades. Entre os resultados observados, foi constatado que o uso de softwares educativos é um aliado ao ensino, mostrando que possuem um grande potencial para servir de apoio ao professor, pois seu uso promoveu uma dinâmica de ensino que facilita a absorção e fixação dos conteúdos abordados em sala de aula, propiciaram uma nova contextualização para as aulas, como também, proporcionaram aos alunos uma maior participação e aprendizagem, um melhor raciocínio lógico e possibilitaram uma ampliação do conhecimento já adquirido funcionando como fator de motivação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, SOFTWARE, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5235_09092017225215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSA GABRYELLA DE SOUZA LAURENTINO" "autor_nome_curto" => "LAYSA GABRYELLA" "autor_email" => "laysaagabryella@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }