Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DE SOFTWARES: EXECUÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO BREJO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: ENSINO, MATEMÁTICA, SOFTWARE, TECNOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36252
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1259
    "inscrito_id" => 5235
    "titulo" => "CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DE SOFTWARES: EXECUÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO BREJO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "A matemática apresenta um papel fundamental no entendimento de todas as ciências exatas, entretanto, é considerada de difícil compreensão, tornando-se um grande desafio para os docentes da área que sentem cotidianamente a falta de interesse dos alunos. No presente contexto educacional, torna-se necessária a implantação e difusão de novas técnicas que beneficiem o ensino da matemática, visando reverter este quadro de modo a melhorar a aprendizagem, superar o receio e a falta de interesse observada nos alunos. Diante disso, na busca de novas alternativas metodológicas para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática, no ano de 2016, foi desenvolvido um projeto de extensão intitulado: “Difusão de novas tecnologias como instrumento de inclusão e consolidação da aprendizagem em matemática nas escolas públicas” com turmas dos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carlota Barreira no Munícipio de Areia-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Juarez Távora-PB, o qual utilizaremos os resultados desse projeto para descrever a importância da utilização de meios alternativos para consolidação da aprendizagem. Após analisar o grau de aprendizagem dos alunos quanto aos conteúdos básicos do ensino de matemática, por meio de um teste de sondagem, observou-se a grande dificuldade existente. Com o objetivo de consolidar e reforçar o aprendizado, utilizou-se softwares educacionais aplicados aos conteúdos que apresentavam maior dificuldade. As atividades eram realizadas semanalmente no laboratório de informática das escolas e os alunos foram escolhidos com a ajuda do professor da escola, levando em consideração os que apresentaram maiores dificuldades. Entre os resultados observados, foi constatado que o uso de softwares educativos é um aliado ao ensino, mostrando que possuem um grande potencial para servir de apoio ao professor, pois seu uso promoveu uma dinâmica de ensino que facilita a absorção e fixação dos conteúdos abordados em sala de aula, propiciaram uma nova contextualização para as aulas, como também, proporcionaram aos alunos uma maior participação e aprendizagem, um melhor raciocínio lógico e possibilitaram uma ampliação do conhecimento já adquirido funcionando como fator de motivação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, SOFTWARE, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5235_09092017225215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYSA GABRYELLA DE SOUZA LAURENTINO"
    "autor_nome_curto" => "LAYSA GABRYELLA"
    "autor_email" => "laysaagabryella@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36252
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1259
    "inscrito_id" => 5235
    "titulo" => "CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DE SOFTWARES: EXECUÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO BREJO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "A matemática apresenta um papel fundamental no entendimento de todas as ciências exatas, entretanto, é considerada de difícil compreensão, tornando-se um grande desafio para os docentes da área que sentem cotidianamente a falta de interesse dos alunos. No presente contexto educacional, torna-se necessária a implantação e difusão de novas técnicas que beneficiem o ensino da matemática, visando reverter este quadro de modo a melhorar a aprendizagem, superar o receio e a falta de interesse observada nos alunos. Diante disso, na busca de novas alternativas metodológicas para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática, no ano de 2016, foi desenvolvido um projeto de extensão intitulado: “Difusão de novas tecnologias como instrumento de inclusão e consolidação da aprendizagem em matemática nas escolas públicas” com turmas dos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carlota Barreira no Munícipio de Areia-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Juarez Távora-PB, o qual utilizaremos os resultados desse projeto para descrever a importância da utilização de meios alternativos para consolidação da aprendizagem. Após analisar o grau de aprendizagem dos alunos quanto aos conteúdos básicos do ensino de matemática, por meio de um teste de sondagem, observou-se a grande dificuldade existente. Com o objetivo de consolidar e reforçar o aprendizado, utilizou-se softwares educacionais aplicados aos conteúdos que apresentavam maior dificuldade. As atividades eram realizadas semanalmente no laboratório de informática das escolas e os alunos foram escolhidos com a ajuda do professor da escola, levando em consideração os que apresentaram maiores dificuldades. Entre os resultados observados, foi constatado que o uso de softwares educativos é um aliado ao ensino, mostrando que possuem um grande potencial para servir de apoio ao professor, pois seu uso promoveu uma dinâmica de ensino que facilita a absorção e fixação dos conteúdos abordados em sala de aula, propiciaram uma nova contextualização para as aulas, como também, proporcionaram aos alunos uma maior participação e aprendizagem, um melhor raciocínio lógico e possibilitaram uma ampliação do conhecimento já adquirido funcionando como fator de motivação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, SOFTWARE, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5235_09092017225215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYSA GABRYELLA DE SOUZA LAURENTINO"
    "autor_nome_curto" => "LAYSA GABRYELLA"
    "autor_email" => "laysaagabryella@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A matemática apresenta um papel fundamental no entendimento de todas as ciências exatas, entretanto, é considerada de difícil compreensão, tornando-se um grande desafio para os docentes da área que sentem cotidianamente a falta de interesse dos alunos. No presente contexto educacional, torna-se necessária a implantação e difusão de novas técnicas que beneficiem o ensino da matemática, visando reverter este quadro de modo a melhorar a aprendizagem, superar o receio e a falta de interesse observada nos alunos. Diante disso, na busca de novas alternativas metodológicas para melhorar o ensino e aprendizagem da matemática, no ano de 2016, foi desenvolvido um projeto de extensão intitulado: “Difusão de novas tecnologias como instrumento de inclusão e consolidação da aprendizagem em matemática nas escolas públicas” com turmas dos 7° e 8° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carlota Barreira no Munícipio de Areia-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Juarez Távora-PB, o qual utilizaremos os resultados desse projeto para descrever a importância da utilização de meios alternativos para consolidação da aprendizagem. Após analisar o grau de aprendizagem dos alunos quanto aos conteúdos básicos do ensino de matemática, por meio de um teste de sondagem, observou-se a grande dificuldade existente. Com o objetivo de consolidar e reforçar o aprendizado, utilizou-se softwares educacionais aplicados aos conteúdos que apresentavam maior dificuldade. As atividades eram realizadas semanalmente no laboratório de informática das escolas e os alunos foram escolhidos com a ajuda do professor da escola, levando em consideração os que apresentaram maiores dificuldades. Entre os resultados observados, foi constatado que o uso de softwares educativos é um aliado ao ensino, mostrando que possuem um grande potencial para servir de apoio ao professor, pois seu uso promoveu uma dinâmica de ensino que facilita a absorção e fixação dos conteúdos abordados em sala de aula, propiciaram uma nova contextualização para as aulas, como também, proporcionaram aos alunos uma maior participação e aprendizagem, um melhor raciocínio lógico e possibilitaram uma ampliação do conhecimento já adquirido funcionando como fator de motivação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.