A leitura é uma prática social na qual está inserida na história e se define em seus diferentes aspectos no quadro geral do sistema político e econômico. A integração da literatura e das artes visuais possibilita o desenvolvimento da criatividade permitindo relacionar o significado verbal com o visual buscando uma significação conceitual do texto lido com a expressão visual. O objetivo desse trabalho foi desenvolver a expressividade nas crianças fortalecendo os aspectos cognitivo, afetivo e emocional, estimulando o desenvolvimento das competências artística e linguística contribuindo com a importância do ensino e da aprendizagem. As atividades forma desenvolvida em turmas do ensino fundamental I da escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. Os procedimentos utilizados para planejar as atividades de leitura e explorar os elementos da linguagem visual foi baseado na leitura por “andaimes” utilizamos as fases de planejamento da leitura e interpretação. Os livros selecionados e utilizados foram: Zeca cata trecos e o mapa do tesouro e A princesa e o Cisne. Podemos inferir que ao vivenciar as etapas sequenciada da leitura por andaime os alunos conseguiram fazer uso da linguagem oral e escrita, despertando seu interesse por ouvir, refletir sobre o que ouviu e leu, questionar e comparar interpretando contextos sociais e culturais, expressando através da leitura, escrita, o desenho, a pintura e a colagem sua compreensão de mundo.