APRENDIZAGEM VIRTUAL NO ENSINO MÉDIO: O FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35872 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 5033 "inscrito_id" => 7674 "titulo" => "APRENDIZAGEM VIRTUAL NO ENSINO MÉDIO: O FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "A educação a distância tem se apresentado como uma nova modalidade de ensino. Já não nos surpreendemos quando descobrimos que alguém faz um curso superior sem a necessidade de sair constantemente de sua casa ou mesmo de mudar da cidade onde reside, buscando um curso superior ou uma formação continuada. Tal modalidade tem sido útil à aprendizagem dos mais variados perfis de estudantes e pode desenvolver-se até mesmo por meios informais como é o caso das redes sociais. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a educação a distância voltada para a educação básica a partir da utilização do facebook. Levando em consideração a oportunidade de inovação, atualização e aprendizagem virtual, o texto discorre acerca do desempenho dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Honorina Santiago, localizada no município de Santa Rita- PB nas aulas de biologia, a partir da utilização da rede social em questão. Os estudantes foram convidados a participar de um grupo no facebook e assim puderam trocar experiências relacionadas ao ensino de Biologia. Conclui-se que a educação a distância representa uma ótima oportunidade de aprendizagem para estudantes, e ainda que não se processe nos meios mais formais, como a plataforma moodle, é possível desenvolver-se um processo de ensino-aprendizagem, cabendo ao professor o papel de orientar a navegação on-line de forma a combater questões como a dispersão, bem como, no que diz respeito a proporcionar elementos para que os estudantes passem a transformar a significativa quantidade de informações que recebem em conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, APRENDIZAGEM VIRTUAL, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7674_17102017163547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERCULES LAURENTINO DINIZ" "autor_nome_curto" => "ERCULES" "autor_email" => "ercules.diniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35872 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 5033 "inscrito_id" => 7674 "titulo" => "APRENDIZAGEM VIRTUAL NO ENSINO MÉDIO: O FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "A educação a distância tem se apresentado como uma nova modalidade de ensino. Já não nos surpreendemos quando descobrimos que alguém faz um curso superior sem a necessidade de sair constantemente de sua casa ou mesmo de mudar da cidade onde reside, buscando um curso superior ou uma formação continuada. Tal modalidade tem sido útil à aprendizagem dos mais variados perfis de estudantes e pode desenvolver-se até mesmo por meios informais como é o caso das redes sociais. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a educação a distância voltada para a educação básica a partir da utilização do facebook. Levando em consideração a oportunidade de inovação, atualização e aprendizagem virtual, o texto discorre acerca do desempenho dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Honorina Santiago, localizada no município de Santa Rita- PB nas aulas de biologia, a partir da utilização da rede social em questão. Os estudantes foram convidados a participar de um grupo no facebook e assim puderam trocar experiências relacionadas ao ensino de Biologia. Conclui-se que a educação a distância representa uma ótima oportunidade de aprendizagem para estudantes, e ainda que não se processe nos meios mais formais, como a plataforma moodle, é possível desenvolver-se um processo de ensino-aprendizagem, cabendo ao professor o papel de orientar a navegação on-line de forma a combater questões como a dispersão, bem como, no que diz respeito a proporcionar elementos para que os estudantes passem a transformar a significativa quantidade de informações que recebem em conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, APRENDIZAGEM VIRTUAL, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7674_17102017163547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERCULES LAURENTINO DINIZ" "autor_nome_curto" => "ERCULES" "autor_email" => "ercules.diniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }