Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPECTATIVAS PELA DOCÊNCIA DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DOCENCIA, EXPECTATIVA PROFISSIONAL Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36921
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2502
    "inscrito_id" => 1258
    "titulo" => "EXPECTATIVAS PELA DOCÊNCIA DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Durante anos de estudos os alunos preparam-se para entrar na universidade, e no momento do vestibular precisam decidir pelo curso que irão fazer. É muito comum o ingresso de estudantes nas universidades sem a certeza que fizeram a escolha certa, e isso pode continuar durante o curso, sendo portanto um dos fatores que geram evasão. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade principal conhecer e analisar quais as expectativas profissionais dos estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE/CMN), bem como as impressões que foram construídas em relação ao curso. A UPE/CMN é uma instituição pública que está localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, cujos cursos de graduação são, em sua maioria, voltados para a licenciatura. Para a presente pesquisa selecionamos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e através de entrevistas aplicadas com 37 estudantes verificou-se que cerca de 29,72% afirmaram que desejam ser professores de ensino fundamental e médio, 21,65% não querem ser professores, mas desejam atuar profissionalmente como biólogos, 16,21% querem ser professores de ensino fundamental, médio e superior, 13,52% desejam ser professores de ensino superior, 8,10% afirmaram que fez o curso apenas para ter o nível superior e não pretende atuar na área, 5, 2,70% querem atuar como professores de educação infantil, e 2,70% farão vestibular para acessarem outro curso. Quanto as expectativas pessoais relacionadas ao curso cerca de 59,54% dos estudantes afirmaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso, e 40,54% afirmaram que suas expectativas foram alcançadas. Os motivos pelos quais os estudantes justificaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso foram os seguintes: 45,45% relataram que no curso faltam aulas práticas, 27,27% enfatizaram que falta disciplinas de conteúdo especifico da biologia, outros 9,09% falaram que os conteúdos são abordados de forma superficial, no mesmo contexto que aprenderam no ensino médio, e 9,09% relataram que o curso tem muitas disciplinas pedagógicas. Verificamos que a escolha de um curso superior é um momento muito importante na vida profissional dos jovens, mais muitos optam pelos cursos de licenciatura pela falta de escolhas, sem possuir expectativas profissionais pela carreira docente. Nesse sentido, é importante que os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura contemplem ações que contribuam para valorizar a identidade docente e despertar nos discentes o interesse por essa profissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DOCENCIA, EXPECTATIVA PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1258_12092017085620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILIANE DA SILVA MORAIS "
    "autor_nome_curto" => "EMILIANE MORAIS"
    "autor_email" => "milamoraisdasilva@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36921
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2502
    "inscrito_id" => 1258
    "titulo" => "EXPECTATIVAS PELA DOCÊNCIA DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Durante anos de estudos os alunos preparam-se para entrar na universidade, e no momento do vestibular precisam decidir pelo curso que irão fazer. É muito comum o ingresso de estudantes nas universidades sem a certeza que fizeram a escolha certa, e isso pode continuar durante o curso, sendo portanto um dos fatores que geram evasão. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade principal conhecer e analisar quais as expectativas profissionais dos estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE/CMN), bem como as impressões que foram construídas em relação ao curso. A UPE/CMN é uma instituição pública que está localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, cujos cursos de graduação são, em sua maioria, voltados para a licenciatura. Para a presente pesquisa selecionamos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e através de entrevistas aplicadas com 37 estudantes verificou-se que cerca de 29,72% afirmaram que desejam ser professores de ensino fundamental e médio, 21,65% não querem ser professores, mas desejam atuar profissionalmente como biólogos, 16,21% querem ser professores de ensino fundamental, médio e superior, 13,52% desejam ser professores de ensino superior, 8,10% afirmaram que fez o curso apenas para ter o nível superior e não pretende atuar na área, 5, 2,70% querem atuar como professores de educação infantil, e 2,70% farão vestibular para acessarem outro curso. Quanto as expectativas pessoais relacionadas ao curso cerca de 59,54% dos estudantes afirmaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso, e 40,54% afirmaram que suas expectativas foram alcançadas. Os motivos pelos quais os estudantes justificaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso foram os seguintes: 45,45% relataram que no curso faltam aulas práticas, 27,27% enfatizaram que falta disciplinas de conteúdo especifico da biologia, outros 9,09% falaram que os conteúdos são abordados de forma superficial, no mesmo contexto que aprenderam no ensino médio, e 9,09% relataram que o curso tem muitas disciplinas pedagógicas. Verificamos que a escolha de um curso superior é um momento muito importante na vida profissional dos jovens, mais muitos optam pelos cursos de licenciatura pela falta de escolhas, sem possuir expectativas profissionais pela carreira docente. Nesse sentido, é importante que os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura contemplem ações que contribuam para valorizar a identidade docente e despertar nos discentes o interesse por essa profissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DOCENCIA, EXPECTATIVA PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1258_12092017085620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILIANE DA SILVA MORAIS "
    "autor_nome_curto" => "EMILIANE MORAIS"
    "autor_email" => "milamoraisdasilva@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Durante anos de estudos os alunos preparam-se para entrar na universidade, e no momento do vestibular precisam decidir pelo curso que irão fazer. É muito comum o ingresso de estudantes nas universidades sem a certeza que fizeram a escolha certa, e isso pode continuar durante o curso, sendo portanto um dos fatores que geram evasão. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade principal conhecer e analisar quais as expectativas profissionais dos estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE/CMN), bem como as impressões que foram construídas em relação ao curso. A UPE/CMN é uma instituição pública que está localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, cujos cursos de graduação são, em sua maioria, voltados para a licenciatura. Para a presente pesquisa selecionamos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e através de entrevistas aplicadas com 37 estudantes verificou-se que cerca de 29,72% afirmaram que desejam ser professores de ensino fundamental e médio, 21,65% não querem ser professores, mas desejam atuar profissionalmente como biólogos, 16,21% querem ser professores de ensino fundamental, médio e superior, 13,52% desejam ser professores de ensino superior, 8,10% afirmaram que fez o curso apenas para ter o nível superior e não pretende atuar na área, 5, 2,70% querem atuar como professores de educação infantil, e 2,70% farão vestibular para acessarem outro curso. Quanto as expectativas pessoais relacionadas ao curso cerca de 59,54% dos estudantes afirmaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso, e 40,54% afirmaram que suas expectativas foram alcançadas. Os motivos pelos quais os estudantes justificaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso foram os seguintes: 45,45% relataram que no curso faltam aulas práticas, 27,27% enfatizaram que falta disciplinas de conteúdo especifico da biologia, outros 9,09% falaram que os conteúdos são abordados de forma superficial, no mesmo contexto que aprenderam no ensino médio, e 9,09% relataram que o curso tem muitas disciplinas pedagógicas. Verificamos que a escolha de um curso superior é um momento muito importante na vida profissional dos jovens, mais muitos optam pelos cursos de licenciatura pela falta de escolhas, sem possuir expectativas profissionais pela carreira docente. Nesse sentido, é importante que os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura contemplem ações que contribuam para valorizar a identidade docente e despertar nos discentes o interesse por essa profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.