EXPECTATIVAS PELA DOCÊNCIA DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36921 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2502 "inscrito_id" => 1258 "titulo" => "EXPECTATIVAS PELA DOCÊNCIA DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Durante anos de estudos os alunos preparam-se para entrar na universidade, e no momento do vestibular precisam decidir pelo curso que irão fazer. É muito comum o ingresso de estudantes nas universidades sem a certeza que fizeram a escolha certa, e isso pode continuar durante o curso, sendo portanto um dos fatores que geram evasão. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade principal conhecer e analisar quais as expectativas profissionais dos estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE/CMN), bem como as impressões que foram construídas em relação ao curso. A UPE/CMN é uma instituição pública que está localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, cujos cursos de graduação são, em sua maioria, voltados para a licenciatura. Para a presente pesquisa selecionamos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e através de entrevistas aplicadas com 37 estudantes verificou-se que cerca de 29,72% afirmaram que desejam ser professores de ensino fundamental e médio, 21,65% não querem ser professores, mas desejam atuar profissionalmente como biólogos, 16,21% querem ser professores de ensino fundamental, médio e superior, 13,52% desejam ser professores de ensino superior, 8,10% afirmaram que fez o curso apenas para ter o nível superior e não pretende atuar na área, 5, 2,70% querem atuar como professores de educação infantil, e 2,70% farão vestibular para acessarem outro curso. Quanto as expectativas pessoais relacionadas ao curso cerca de 59,54% dos estudantes afirmaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso, e 40,54% afirmaram que suas expectativas foram alcançadas. Os motivos pelos quais os estudantes justificaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso foram os seguintes: 45,45% relataram que no curso faltam aulas práticas, 27,27% enfatizaram que falta disciplinas de conteúdo especifico da biologia, outros 9,09% falaram que os conteúdos são abordados de forma superficial, no mesmo contexto que aprenderam no ensino médio, e 9,09% relataram que o curso tem muitas disciplinas pedagógicas. Verificamos que a escolha de um curso superior é um momento muito importante na vida profissional dos jovens, mais muitos optam pelos cursos de licenciatura pela falta de escolhas, sem possuir expectativas profissionais pela carreira docente. Nesse sentido, é importante que os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura contemplem ações que contribuam para valorizar a identidade docente e despertar nos discentes o interesse por essa profissão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DOCENCIA, EXPECTATIVA PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1258_12092017085620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIANE DA SILVA MORAIS " "autor_nome_curto" => "EMILIANE MORAIS" "autor_email" => "milamoraisdasilva@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36921 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2502 "inscrito_id" => 1258 "titulo" => "EXPECTATIVAS PELA DOCÊNCIA DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Durante anos de estudos os alunos preparam-se para entrar na universidade, e no momento do vestibular precisam decidir pelo curso que irão fazer. É muito comum o ingresso de estudantes nas universidades sem a certeza que fizeram a escolha certa, e isso pode continuar durante o curso, sendo portanto um dos fatores que geram evasão. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade principal conhecer e analisar quais as expectativas profissionais dos estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE/CMN), bem como as impressões que foram construídas em relação ao curso. A UPE/CMN é uma instituição pública que está localizada no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, cujos cursos de graduação são, em sua maioria, voltados para a licenciatura. Para a presente pesquisa selecionamos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e através de entrevistas aplicadas com 37 estudantes verificou-se que cerca de 29,72% afirmaram que desejam ser professores de ensino fundamental e médio, 21,65% não querem ser professores, mas desejam atuar profissionalmente como biólogos, 16,21% querem ser professores de ensino fundamental, médio e superior, 13,52% desejam ser professores de ensino superior, 8,10% afirmaram que fez o curso apenas para ter o nível superior e não pretende atuar na área, 5, 2,70% querem atuar como professores de educação infantil, e 2,70% farão vestibular para acessarem outro curso. Quanto as expectativas pessoais relacionadas ao curso cerca de 59,54% dos estudantes afirmaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso, e 40,54% afirmaram que suas expectativas foram alcançadas. Os motivos pelos quais os estudantes justificaram que não alcançaram suas expectativas em relação ao curso foram os seguintes: 45,45% relataram que no curso faltam aulas práticas, 27,27% enfatizaram que falta disciplinas de conteúdo especifico da biologia, outros 9,09% falaram que os conteúdos são abordados de forma superficial, no mesmo contexto que aprenderam no ensino médio, e 9,09% relataram que o curso tem muitas disciplinas pedagógicas. Verificamos que a escolha de um curso superior é um momento muito importante na vida profissional dos jovens, mais muitos optam pelos cursos de licenciatura pela falta de escolhas, sem possuir expectativas profissionais pela carreira docente. Nesse sentido, é importante que os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura contemplem ações que contribuam para valorizar a identidade docente e despertar nos discentes o interesse por essa profissão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, DOCENCIA, EXPECTATIVA PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1258_12092017085620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIANE DA SILVA MORAIS " "autor_nome_curto" => "EMILIANE MORAIS" "autor_email" => "milamoraisdasilva@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }