SILVA, Deise Cardoso Santos. Bullying: hostilidade entre quatro paredes. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36118>. Acesso em: 05/11/2024 05:13
O presente artigo se apresenta como um relato de experiência pedagógica realizada em uma escola pública municipal na cidade de Salvador-Bahia, a qual teve como base diversas ações realizadas na escola, fundamentalmente em sala de aula, a citar rodas de debates, produções artísticas como desenhos, pinturas, produção de painéis, além de questionários acerca do fenômeno bullying, violência recorrente praticada entre estudantes no ambiente escolar, o qual tem como pressuposto acolher a diversidade apresentada entre seus membros de um modo geral, além de contribuir para uma formação cidadã e democrática. Para a realização da experiência supracitada, contou-se com a participação de estudantes do 5º e 6º anos do ensino fundamental como principais atores. A presente produção utiliza enfoque predominantemente qualitativo, visando a ênfase na qualidade das respostas e considerando-se a subjetividade e complexidade inerente ao tema em questão. Além da utilização de nuances quantitativas como suporte, por meio do questionário semi-estruturado com a finalidade de se extrair o máximo possível de informações pertinentes e referentes a incidência do fenômeno supracitado. A experiência com os alunos no ambiente escolar buscou relatar a ideia ou entendimento dos estudantes, enquanto protagonistas da escola, a respeito do comportamento bullying e da postura de outros membros do corpo escolar, como gestores, coordenadores e professores a respeito do referido o tema. Ressalta-se que com a experiência observou-se que a ocorrência da prática bullying está principalmente relacionada ao fato das vítimas serem negras ou consideradas mais fracas e que além dos agressores a escola também é responsável pela incidência do problema em questão.