OS DESAFIOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38083 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3374 "inscrito_id" => 9678 "titulo" => "OS DESAFIOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo interpretar às aprendizagens dos estudantes da disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Letras em Língua Inglesa na modalidade Licenciatura do Instituto Federal de Brasília do Campus Riacho Fundo. No curso de Letras Inglês do Instituto Federal de Brasília o estágio supervisionado tem ao todo 480 horas, o primeiro estágio ocorre no 5º semestre do curso, com a carga horária de 120 horas por semestre. Os estudantes optam por realizar o estágio supervisionado em escolas públicas ou particulares, sendo obrigatória a realização do estágio na educação básica. Nesta pesquisa, participaram 15 estudantes matriculados no 5º semestre do curso de Letras Inglês, todos os estudantes da turma realizaram o estágio em escolas públicas do Distrito Federal. O Estágio Supervisionado é composto de três momentos: orientação/socialização; observação da realidade escolar e regência de sala de aula. Durante o período do estágio os estudantes compartilharam as experiências vivenciadas na realidade escolar nos momentos de orientação/socialização com a turma, e expuseram os desafios observados na realidade escolar, desde a estrutura física da escola, até a relação professor-aluno em sala de aula. A partir das experiências compartilhadas buscamos compreender quais os principais desafios da práxis pedagógica na formação de professores nesta fase do curso de Letras, em que os estudantes buscam articular teoria e prática e constituir sua identidade como docente. O texto apresenta um relato de experiência a partir dos encontros de socialização ocorridos em sala, dos relatórios de estágio entregues ao final do semestre e da entrevista coletiva realizada ao final da disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APRENDIZAGENS, PRÁXIS PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9678_11102017204312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA MARCELA DE OLIVEIRA MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela-magalhaes@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38083 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3374 "inscrito_id" => 9678 "titulo" => "OS DESAFIOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo interpretar às aprendizagens dos estudantes da disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Letras em Língua Inglesa na modalidade Licenciatura do Instituto Federal de Brasília do Campus Riacho Fundo. No curso de Letras Inglês do Instituto Federal de Brasília o estágio supervisionado tem ao todo 480 horas, o primeiro estágio ocorre no 5º semestre do curso, com a carga horária de 120 horas por semestre. Os estudantes optam por realizar o estágio supervisionado em escolas públicas ou particulares, sendo obrigatória a realização do estágio na educação básica. Nesta pesquisa, participaram 15 estudantes matriculados no 5º semestre do curso de Letras Inglês, todos os estudantes da turma realizaram o estágio em escolas públicas do Distrito Federal. O Estágio Supervisionado é composto de três momentos: orientação/socialização; observação da realidade escolar e regência de sala de aula. Durante o período do estágio os estudantes compartilharam as experiências vivenciadas na realidade escolar nos momentos de orientação/socialização com a turma, e expuseram os desafios observados na realidade escolar, desde a estrutura física da escola, até a relação professor-aluno em sala de aula. A partir das experiências compartilhadas buscamos compreender quais os principais desafios da práxis pedagógica na formação de professores nesta fase do curso de Letras, em que os estudantes buscam articular teoria e prática e constituir sua identidade como docente. O texto apresenta um relato de experiência a partir dos encontros de socialização ocorridos em sala, dos relatórios de estágio entregues ao final do semestre e da entrevista coletiva realizada ao final da disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APRENDIZAGENS, PRÁXIS PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9678_11102017204312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA MARCELA DE OLIVEIRA MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marcela-magalhaes@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }