O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA PIAGET EM ÁGUA BRANCA-PI
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37565 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 1157 "titulo" => "O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA PIAGET EM ÁGUA BRANCA-PI" "resumo" => "As atividades lúdicas são importantes na construção e na formação das crianças uma vez que contribuem no desenvolvimento motor, cognitivo tornando a aprendizagem mais divertida e prazerosa. Sendo assim este estudo busca analisar de que forma o brincar contribui na aprendizagem da criança? Por meio dessa indagação foi possível investigar como o brincar é trabalhado no ambiente escolar, averiguando as diversas maneiras de brincadeiras utilizadas e como as crianças reagem diante das práticas lúdicas. O presente artigo enfatiza como a comunidade escolar concebe a importância do brincar no ambiente escolar e extraclasse, verificando as potencialidades e habilidades cognitivas desenvolvidas na criança pelo ato de brincar e a importância do brinquedo no processo de ensino e aprendizagem da criança. Neste estudo teve-se como abordagem metodológica a pesquisa de campo que ocorreu na escola Piaget, localizada na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro S/N, Bairro Bulungão, em Água Branca Piauí. A pesquisa de campo é de cunho exploratório com abordagem qualitativa, e aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas. Os teóricos que fundamentaram o trabalho foram: Vygotsky (1998); Piaget (2003) e Kishimoto (2012). Os resultados obtidos diante da pesquisa foram contemplados com êxito em relação às habilidades desenvolvidas pela criança nessa fase da vida, e foi possível constatar a relevância do brincar e sua colaboração no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e que a escola é um meio incentivador de novas práticas em sala de aula e extraclasse na Educação Infantil, ressaltando a importância que essas atividades desenvolvem nas crianças nessa fase onde elas estão no processo de formação do ser social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCAR, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1157_05082017132907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL" "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA" "autor_email" => "vilaniamaral2011@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ(UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37565 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 1157 "titulo" => "O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA PIAGET EM ÁGUA BRANCA-PI" "resumo" => "As atividades lúdicas são importantes na construção e na formação das crianças uma vez que contribuem no desenvolvimento motor, cognitivo tornando a aprendizagem mais divertida e prazerosa. Sendo assim este estudo busca analisar de que forma o brincar contribui na aprendizagem da criança? Por meio dessa indagação foi possível investigar como o brincar é trabalhado no ambiente escolar, averiguando as diversas maneiras de brincadeiras utilizadas e como as crianças reagem diante das práticas lúdicas. O presente artigo enfatiza como a comunidade escolar concebe a importância do brincar no ambiente escolar e extraclasse, verificando as potencialidades e habilidades cognitivas desenvolvidas na criança pelo ato de brincar e a importância do brinquedo no processo de ensino e aprendizagem da criança. Neste estudo teve-se como abordagem metodológica a pesquisa de campo que ocorreu na escola Piaget, localizada na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro S/N, Bairro Bulungão, em Água Branca Piauí. A pesquisa de campo é de cunho exploratório com abordagem qualitativa, e aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas. Os teóricos que fundamentaram o trabalho foram: Vygotsky (1998); Piaget (2003) e Kishimoto (2012). Os resultados obtidos diante da pesquisa foram contemplados com êxito em relação às habilidades desenvolvidas pela criança nessa fase da vida, e foi possível constatar a relevância do brincar e sua colaboração no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e que a escola é um meio incentivador de novas práticas em sala de aula e extraclasse na Educação Infantil, ressaltando a importância que essas atividades desenvolvem nas crianças nessa fase onde elas estão no processo de formação do ser social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCAR, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1157_05082017132907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL" "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA" "autor_email" => "vilaniamaral2011@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ(UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }