SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, CURSO DE PEDAGOGIA E DEPRESSÃO: PONTOS DE INTERSECÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38599 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1002 "inscrito_id" => 671 "titulo" => "SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, CURSO DE PEDAGOGIA E DEPRESSÃO: PONTOS DE INTERSECÇÃO" "resumo" => ": O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com portfólios feitos por estudantes do curso de Pedagogia como instrumento de avaliação da disciplina de Teoria Curricular e Políticas e Práticas Pedagógicas na Escola e na Sala de Aula da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando como umas das bases metodológicas, a autobiografia, foi feita uma proposta aos estudantes que realizassem a construção de um portfólio com a seguinte temática: Conte sua história de vida na perspectiva do por que você quer torna-se Pedagogo/a...Seguindo como orientação essa pergunta, os estudantes desenvolveram criativos portfólios .Inicialmente era uma avaliação para a disciplina, contudo, frente as informações que apareciam nos portfólios surgiu o interesse de transformar tais dados em pesquisa, afim de construir saber científico sobre esses casos e poder, de alguma forma, trazer a tona a realidade de dificuldades que vivenciam os estudantes de Pedagogia dessa universidade. Nesse contexto foi realizado o estudo dos casos e identificados alguns pontos de intersecção entre a população negra, o curso de Pedagogia e a depressão. Visto que foram recorrentes alguns relatos sobre extremas dificuldades no decorrer da vida cotidiana, também sobre problemas para concluir o curso de Pedagogia, dificuldades com colegas, familiares e tantas outras questões que causavam profundo sofrimento e depressão em vários estudantes. Fatos que apareceram correlacionados à população negra do curso de Pedagogia. Em suma, são apresentados, no artigo, dados que mostram como três elementos distintos se interseccionam e interferem diretamente na vida dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "POPULAÇÃO NEGRA, PEDAGOGIA, DEPRESSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID671_08092017123030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUXILIADORA MARIA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA MAR" "autor_email" => "silinhaead@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38599 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1002 "inscrito_id" => 671 "titulo" => "SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA, CURSO DE PEDAGOGIA E DEPRESSÃO: PONTOS DE INTERSECÇÃO" "resumo" => ": O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com portfólios feitos por estudantes do curso de Pedagogia como instrumento de avaliação da disciplina de Teoria Curricular e Políticas e Práticas Pedagógicas na Escola e na Sala de Aula da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando como umas das bases metodológicas, a autobiografia, foi feita uma proposta aos estudantes que realizassem a construção de um portfólio com a seguinte temática: Conte sua história de vida na perspectiva do por que você quer torna-se Pedagogo/a...Seguindo como orientação essa pergunta, os estudantes desenvolveram criativos portfólios .Inicialmente era uma avaliação para a disciplina, contudo, frente as informações que apareciam nos portfólios surgiu o interesse de transformar tais dados em pesquisa, afim de construir saber científico sobre esses casos e poder, de alguma forma, trazer a tona a realidade de dificuldades que vivenciam os estudantes de Pedagogia dessa universidade. Nesse contexto foi realizado o estudo dos casos e identificados alguns pontos de intersecção entre a população negra, o curso de Pedagogia e a depressão. Visto que foram recorrentes alguns relatos sobre extremas dificuldades no decorrer da vida cotidiana, também sobre problemas para concluir o curso de Pedagogia, dificuldades com colegas, familiares e tantas outras questões que causavam profundo sofrimento e depressão em vários estudantes. Fatos que apareceram correlacionados à população negra do curso de Pedagogia. Em suma, são apresentados, no artigo, dados que mostram como três elementos distintos se interseccionam e interferem diretamente na vida dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "POPULAÇÃO NEGRA, PEDAGOGIA, DEPRESSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID671_08092017123030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUXILIADORA MARIA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA MAR" "autor_email" => "silinhaead@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }