Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE  SUBSÍDIOS  ESSENCIAIS AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE  ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: ADAPTAÇÃO CURRICULAR, INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35813
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1316
    "inscrito_id" => 3962
    "titulo" => "ANÁLISE DE\u{A0} SUBSÍDIOS \u{A0}ESSENCIAIS AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE\u{A0} ALUNOS COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi apresentar sugestões para o aprimoramento do processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em classes comuns. Para isto, levantaram-se as opiniões dos professores sobre adaptação curricular, que estão descritas no presente artigo, assim como, verificou-se as dificuldades e as necessidades de apoio encontradas pelos professores no processo de inclusão e adaptação curricular de alunos com deficiência em classes comuns. A literatura científica recente sustenta a necessidade de se promover ações de políticas públicas voltadas para o aprimoramento constante da prática docente, considerando-se as concepções sobre deficiência que permeiam essas práticas. Foram desenvolvidas as seguintes hipóteses: a percepção dos professores com relação à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns colaboraria para diferentes ações educativas; a estruturação de um programa de adaptação curricular individualizado possibilitaria uma reflexão diferenciada acerca das potencialidades do aluno com deficiência em classes comuns. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira caracterizou-se como análise descritiva da literatura e a segunda etapa foi empírica, constituindo-se como pesquisa exploratória descritiva. O instrumento foi entrevista semiestruturada e os participantes foram 9 professores de classes comuns de quatro escolas do Município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foram comparadas as opiniões e vivências dos professores entrevistados com aquelas reveladas na pesquisa bibliográfica, no intuito de colaborar para o aperfeiçoamento do processo inclusionista. Houve aspectos que se destacaram em ambas as etapas da pesquisa, como a necessidade de formação continuada dos professores, com foco nas diferentes deficiências com as quais eles irão se defrontar, a questão do profissional de apoio, com formação adequada, e da sala de recursos, além do fato das políticas públicas considerarem o processo inclusionista como algo extremamente simples, minimizando as adaptações necessárias, tanto em nível profissional como material."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO CURRICULAR, INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3962_10092017114606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA BEZERRA BRITE"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA BRITE"
    "autor_email" => "roberta.brite@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35813
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1316
    "inscrito_id" => 3962
    "titulo" => "ANÁLISE DE\u{A0} SUBSÍDIOS \u{A0}ESSENCIAIS AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE\u{A0} ALUNOS COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi apresentar sugestões para o aprimoramento do processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em classes comuns. Para isto, levantaram-se as opiniões dos professores sobre adaptação curricular, que estão descritas no presente artigo, assim como, verificou-se as dificuldades e as necessidades de apoio encontradas pelos professores no processo de inclusão e adaptação curricular de alunos com deficiência em classes comuns. A literatura científica recente sustenta a necessidade de se promover ações de políticas públicas voltadas para o aprimoramento constante da prática docente, considerando-se as concepções sobre deficiência que permeiam essas práticas. Foram desenvolvidas as seguintes hipóteses: a percepção dos professores com relação à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns colaboraria para diferentes ações educativas; a estruturação de um programa de adaptação curricular individualizado possibilitaria uma reflexão diferenciada acerca das potencialidades do aluno com deficiência em classes comuns. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira caracterizou-se como análise descritiva da literatura e a segunda etapa foi empírica, constituindo-se como pesquisa exploratória descritiva. O instrumento foi entrevista semiestruturada e os participantes foram 9 professores de classes comuns de quatro escolas do Município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foram comparadas as opiniões e vivências dos professores entrevistados com aquelas reveladas na pesquisa bibliográfica, no intuito de colaborar para o aperfeiçoamento do processo inclusionista. Houve aspectos que se destacaram em ambas as etapas da pesquisa, como a necessidade de formação continuada dos professores, com foco nas diferentes deficiências com as quais eles irão se defrontar, a questão do profissional de apoio, com formação adequada, e da sala de recursos, além do fato das políticas públicas considerarem o processo inclusionista como algo extremamente simples, minimizando as adaptações necessárias, tanto em nível profissional como material."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO CURRICULAR, INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3962_10092017114606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA BEZERRA BRITE"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA BRITE"
    "autor_email" => "roberta.brite@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar sugestões para o aprimoramento do processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em classes comuns. Para isto, levantaram-se as opiniões dos professores sobre adaptação curricular, que estão descritas no presente artigo, assim como, verificou-se as dificuldades e as necessidades de apoio encontradas pelos professores no processo de inclusão e adaptação curricular de alunos com deficiência em classes comuns. A literatura científica recente sustenta a necessidade de se promover ações de políticas públicas voltadas para o aprimoramento constante da prática docente, considerando-se as concepções sobre deficiência que permeiam essas práticas. Foram desenvolvidas as seguintes hipóteses: a percepção dos professores com relação à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns colaboraria para diferentes ações educativas; a estruturação de um programa de adaptação curricular individualizado possibilitaria uma reflexão diferenciada acerca das potencialidades do aluno com deficiência em classes comuns. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira caracterizou-se como análise descritiva da literatura e a segunda etapa foi empírica, constituindo-se como pesquisa exploratória descritiva. O instrumento foi entrevista semiestruturada e os participantes foram 9 professores de classes comuns de quatro escolas do Município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foram comparadas as opiniões e vivências dos professores entrevistados com aquelas reveladas na pesquisa bibliográfica, no intuito de colaborar para o aperfeiçoamento do processo inclusionista. Houve aspectos que se destacaram em ambas as etapas da pesquisa, como a necessidade de formação continuada dos professores, com foco nas diferentes deficiências com as quais eles irão se defrontar, a questão do profissional de apoio, com formação adequada, e da sala de recursos, além do fato das políticas públicas considerarem o processo inclusionista como algo extremamente simples, minimizando as adaptações necessárias, tanto em nível profissional como material.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.