ANÁLISE DE SUBSÍDIOS ESSENCIAIS AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35813 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1316 "inscrito_id" => 3962 "titulo" => "ANÁLISE DE\u{A0} SUBSÍDIOS \u{A0}ESSENCIAIS AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE\u{A0} ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi apresentar sugestões para o aprimoramento do processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em classes comuns. Para isto, levantaram-se as opiniões dos professores sobre adaptação curricular, que estão descritas no presente artigo, assim como, verificou-se as dificuldades e as necessidades de apoio encontradas pelos professores no processo de inclusão e adaptação curricular de alunos com deficiência em classes comuns. A literatura científica recente sustenta a necessidade de se promover ações de políticas públicas voltadas para o aprimoramento constante da prática docente, considerando-se as concepções sobre deficiência que permeiam essas práticas. Foram desenvolvidas as seguintes hipóteses: a percepção dos professores com relação à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns colaboraria para diferentes ações educativas; a estruturação de um programa de adaptação curricular individualizado possibilitaria uma reflexão diferenciada acerca das potencialidades do aluno com deficiência em classes comuns. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira caracterizou-se como análise descritiva da literatura e a segunda etapa foi empírica, constituindo-se como pesquisa exploratória descritiva. O instrumento foi entrevista semiestruturada e os participantes foram 9 professores de classes comuns de quatro escolas do Município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foram comparadas as opiniões e vivências dos professores entrevistados com aquelas reveladas na pesquisa bibliográfica, no intuito de colaborar para o aperfeiçoamento do processo inclusionista. Houve aspectos que se destacaram em ambas as etapas da pesquisa, como a necessidade de formação continuada dos professores, com foco nas diferentes deficiências com as quais eles irão se defrontar, a questão do profissional de apoio, com formação adequada, e da sala de recursos, além do fato das políticas públicas considerarem o processo inclusionista como algo extremamente simples, minimizando as adaptações necessárias, tanto em nível profissional como material." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO CURRICULAR, INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3962_10092017114606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA BEZERRA BRITE" "autor_nome_curto" => "ROBERTA BRITE" "autor_email" => "roberta.brite@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35813 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1316 "inscrito_id" => 3962 "titulo" => "ANÁLISE DE\u{A0} SUBSÍDIOS \u{A0}ESSENCIAIS AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE\u{A0} ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi apresentar sugestões para o aprimoramento do processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em classes comuns. Para isto, levantaram-se as opiniões dos professores sobre adaptação curricular, que estão descritas no presente artigo, assim como, verificou-se as dificuldades e as necessidades de apoio encontradas pelos professores no processo de inclusão e adaptação curricular de alunos com deficiência em classes comuns. A literatura científica recente sustenta a necessidade de se promover ações de políticas públicas voltadas para o aprimoramento constante da prática docente, considerando-se as concepções sobre deficiência que permeiam essas práticas. Foram desenvolvidas as seguintes hipóteses: a percepção dos professores com relação à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns colaboraria para diferentes ações educativas; a estruturação de um programa de adaptação curricular individualizado possibilitaria uma reflexão diferenciada acerca das potencialidades do aluno com deficiência em classes comuns. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A primeira caracterizou-se como análise descritiva da literatura e a segunda etapa foi empírica, constituindo-se como pesquisa exploratória descritiva. O instrumento foi entrevista semiestruturada e os participantes foram 9 professores de classes comuns de quatro escolas do Município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foram comparadas as opiniões e vivências dos professores entrevistados com aquelas reveladas na pesquisa bibliográfica, no intuito de colaborar para o aperfeiçoamento do processo inclusionista. Houve aspectos que se destacaram em ambas as etapas da pesquisa, como a necessidade de formação continuada dos professores, com foco nas diferentes deficiências com as quais eles irão se defrontar, a questão do profissional de apoio, com formação adequada, e da sala de recursos, além do fato das políticas públicas considerarem o processo inclusionista como algo extremamente simples, minimizando as adaptações necessárias, tanto em nível profissional como material." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO CURRICULAR, INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3962_10092017114606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA BEZERRA BRITE" "autor_nome_curto" => "ROBERTA BRITE" "autor_email" => "roberta.brite@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }