Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO DOCENTE: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA SOBRE RECURSOS DIDÁTICOS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA COM TURMAS DE EJA

Palavra-chaves: ESTÁGIO DOCENTE, ESTILOS DE APRENDIZAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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      Notadamente, o momento do estágio de docência na vida de um aluno, seja em nível de graduação ou pós-graduação, é sem dúvida alguma um momento extremamente importante. É o momento de se encontrar ou não com sua profissão. É poder enxergar o seu futuro como profissional e agente transformador da sociedade na qual se encontra inserido. Com ênfase nesse pensamento é que, neste artigo, descrevemos a experiência pessoal de passar por esse momento de maneira muito satisfatória e gratificante. O nosso projeto de Estágio Docente foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria José de Miranda Burity, a qual está localizada no município de Serra da Raiz – PB. Nesta escola trabalhamos com duas turmas de EJA do Ensino Médio, com a disciplina de Matemática, diversificando as aulas com a presença de materiais didáticos digitais. O objetivo principal do nosso estágio foi investigar os Estilos de Aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de duas turmas do Ensino Médio tendo como suporte teórico os pressupostos da teoria de Kolb e sua relação com os materiais didáticos. Para tentar dar conta do nosso objetivo, utilizamos como suporte teórico as ideias de alguns autores, a citar, David A. Kolb (1976), que desenvolveu o que ele chama de  Inventário de Estilos de Aprendizagem, Rita Dunn y Kennet Dunn (1978), Keefe (1979), Honey, y Mumford (1988)  Alonso e Gallego (2002), Gallego e Ongallo (2003), Antonio Augusto Fernándes (2004) e mais recentemente os notáveis trabalhos de Daniela Melaré Vieira Barros, a qual tem aprofundado e avançado bastante os estudos dos estilos de aprendizagem. Porém, nesse trabalho nos baseamos principalmente na Teoria de Kolb, que destaca quatro Estilos de Aprendizagem:  o Estilo Divergente, o Estilo Assimilador, o Estilo Convergente e por fim o Estilo Acomodador. Após a análise dos estilos de aprendizagem dos alunos das duas turmas pesquisadas concluímos que, independente dos materiais didáticos utilizados, o estilo predominante foi o estilo Divergente sendo acompanhado pelo estilo Assimilador. Essa pesquisa nos leva a compreender que os alunos de EJA das duas turmas pesquisadas apresentam algumas características específicas tais como aprender baseado na experiência concreta e na observação reflexiva. São indivíduos que conseguem analisar situações por diferentes perspectivas. São questionadores, criativos, geradores de alternativas, reconhecedores de problemas e hábeis ao compreender as pessoas.
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      Notadamente, o momento do estágio de docência na vida de um aluno, seja em nível de graduação ou pós-graduação, é sem dúvida alguma um momento extremamente importante. É o momento de se encontrar ou não com sua profissão. É poder enxergar o seu futuro como profissional e agente transformador da sociedade na qual se encontra inserido. Com ênfase nesse pensamento é que, neste artigo, descrevemos a experiência pessoal de passar por esse momento de maneira muito satisfatória e gratificante. O nosso projeto de Estágio Docente foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria José de Miranda Burity, a qual está localizada no município de Serra da Raiz – PB. Nesta escola trabalhamos com duas turmas de EJA do Ensino Médio, com a disciplina de Matemática, diversificando as aulas com a presença de materiais didáticos digitais. O objetivo principal do nosso estágio foi investigar os Estilos de Aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de duas turmas do Ensino Médio tendo como suporte teórico os pressupostos da teoria de Kolb e sua relação com os materiais didáticos. Para tentar dar conta do nosso objetivo, utilizamos como suporte teórico as ideias de alguns autores, a citar, David A. Kolb (1976), que desenvolveu o que ele chama de  Inventário de Estilos de Aprendizagem, Rita Dunn y Kennet Dunn (1978), Keefe (1979), Honey, y Mumford (1988)  Alonso e Gallego (2002), Gallego e Ongallo (2003), Antonio Augusto Fernándes (2004) e mais recentemente os notáveis trabalhos de Daniela Melaré Vieira Barros, a qual tem aprofundado e avançado bastante os estudos dos estilos de aprendizagem. Porém, nesse trabalho nos baseamos principalmente na Teoria de Kolb, que destaca quatro Estilos de Aprendizagem:  o Estilo Divergente, o Estilo Assimilador, o Estilo Convergente e por fim o Estilo Acomodador. Após a análise dos estilos de aprendizagem dos alunos das duas turmas pesquisadas concluímos que, independente dos materiais didáticos utilizados, o estilo predominante foi o estilo Divergente sendo acompanhado pelo estilo Assimilador. Essa pesquisa nos leva a compreender que os alunos de EJA das duas turmas pesquisadas apresentam algumas características específicas tais como aprender baseado na experiência concreta e na observação reflexiva. São indivíduos que conseguem analisar situações por diferentes perspectivas. São questionadores, criativos, geradores de alternativas, reconhecedores de problemas e hábeis ao compreender as pessoas.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Notadamente, o momento do estágio de docência na vida de um aluno, seja em nível de graduação ou pós-graduação, é sem dúvida alguma um momento extremamente importante. É o momento de se encontrar ou não com sua profissão. É poder enxergar o seu futuro como profissional e agente transformador da sociedade na qual se encontra inserido. Com ênfase nesse pensamento é que, neste artigo, descrevemos a experiência pessoal de passar por esse momento de maneira muito satisfatória e gratificante. O nosso projeto de Estágio Docente foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria José de Miranda Burity, a qual está localizada no município de Serra da Raiz – PB. Nesta escola trabalhamos com duas turmas de EJA do Ensino Médio, com a disciplina de Matemática, diversificando as aulas com a presença de materiais didáticos digitais. O objetivo principal do nosso estágio foi investigar os Estilos de Aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de duas turmas do Ensino Médio tendo como suporte teórico os pressupostos da teoria de Kolb e sua relação com os materiais didáticos. Para tentar dar conta do nosso objetivo, utilizamos como suporte teórico as ideias de alguns autores, a citar, David A. Kolb (1976), que desenvolveu o que ele chama de Inventário de Estilos de Aprendizagem, Rita Dunn y Kennet Dunn (1978), Keefe (1979), Honey, y Mumford (1988) Alonso e Gallego (2002), Gallego e Ongallo (2003), Antonio Augusto Fernándes (2004) e mais recentemente os notáveis trabalhos de Daniela Melaré Vieira Barros, a qual tem aprofundado e avançado bastante os estudos dos estilos de aprendizagem. Porém, nesse trabalho nos baseamos principalmente na Teoria de Kolb, que destaca quatro Estilos de Aprendizagem: o Estilo Divergente, o Estilo Assimilador, o Estilo Convergente e por fim o Estilo Acomodador. Após a análise dos estilos de aprendizagem dos alunos das duas turmas pesquisadas concluímos que, independente dos materiais didáticos utilizados, o estilo predominante foi o estilo Divergente sendo acompanhado pelo estilo Assimilador. Essa pesquisa nos leva a compreender que os alunos de EJA das duas turmas pesquisadas apresentam algumas características específicas tais como aprender baseado na experiência concreta e na observação reflexiva. São indivíduos que conseguem analisar situações por diferentes perspectivas. São questionadores, criativos, geradores de alternativas, reconhecedores de problemas e hábeis ao compreender as pessoas.

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