Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA E NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, BENEFÍCIOS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36090
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4422
    "inscrito_id" => 8163
    "titulo" => "BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA E NO AMBIENTE EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Um dos grandes marcos do século XXI sem sombra de dúvidas é a tecnologia, historicamente o homem a tempos vem buscando apropriar-se e avançar em tal recurso, por exemplo, dez de março de mil oitocentos e setenta e seis foi feita a primeira transmissão elétrica completa do recém aparelho inventado, o telefone. Tudo isto prova que avanços e melhorias tecnológicas tem se concretizado ao longo dos anos. Entretanto o século XXI é o da era digital, como bem é conhecido e titulado; é claro que, a tecnologia tem-se inserido em diversos meios, fazendo parte da vida em sociedade e do cotidiano dos indivíduos, e nisto tem-se chegado ao ambiente educacional, o que tem gerado diversas discussões e opiniões. Usar ou não a tecnologia dentro de sala de aula? E quais os principais desafios que persistem em tal uso? Como a tecnologia pode contribuir para a chamada aprendizagem significativa? . Questionamentos como esses sondam diversos educadores e gestores escolares, visto que alguns não observam ou não encaram a tecnologia como algo contribuinte para à educação. Muitos educadores ainda encaram e tem a visão de uma educação mecanizada, negligenciando ou esquecendo que o conhecimento deve ser construindo; todavia alguns profissionais por serem mais velhos, por não terem o conhecimento de recursos tecnológicos ou por terem receio de mudar sua prática, acabam assim não apropriando-se de recursos que poderiam auxiliar e dinamizar sua aula, ajudando assim em uma melhor construção de saber. O presente artigo, buscara mostrar quais os benefícios que recursos tecnológicos podem trazer dentro do ambiente educacional (recursos como: Datashow, filmes, animações, internet), mostrara que o educador deve ver a tecnologia como aliada, vendo assim a importância de apropriar-se de tal conhecimento, além de mostrar que a escola terá papel fundamental em favorecer os docentes espaço e capacidade de inovação, visto que o desejo de todos é uma melhor qualidade educacional. Tal artigo, trata-se de uma revisão bibliográfica que buscara nortear os benefícios que a tecnologia pode trazer ao ambiente educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, BENEFÍCIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8163_16102017213710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA MARIA ARAUJO CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA MARI"
    "autor_email" => "alessandramacb1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36090
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4422
    "inscrito_id" => 8163
    "titulo" => "BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA E NO AMBIENTE EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Um dos grandes marcos do século XXI sem sombra de dúvidas é a tecnologia, historicamente o homem a tempos vem buscando apropriar-se e avançar em tal recurso, por exemplo, dez de março de mil oitocentos e setenta e seis foi feita a primeira transmissão elétrica completa do recém aparelho inventado, o telefone. Tudo isto prova que avanços e melhorias tecnológicas tem se concretizado ao longo dos anos. Entretanto o século XXI é o da era digital, como bem é conhecido e titulado; é claro que, a tecnologia tem-se inserido em diversos meios, fazendo parte da vida em sociedade e do cotidiano dos indivíduos, e nisto tem-se chegado ao ambiente educacional, o que tem gerado diversas discussões e opiniões. Usar ou não a tecnologia dentro de sala de aula? E quais os principais desafios que persistem em tal uso? Como a tecnologia pode contribuir para a chamada aprendizagem significativa? . Questionamentos como esses sondam diversos educadores e gestores escolares, visto que alguns não observam ou não encaram a tecnologia como algo contribuinte para à educação. Muitos educadores ainda encaram e tem a visão de uma educação mecanizada, negligenciando ou esquecendo que o conhecimento deve ser construindo; todavia alguns profissionais por serem mais velhos, por não terem o conhecimento de recursos tecnológicos ou por terem receio de mudar sua prática, acabam assim não apropriando-se de recursos que poderiam auxiliar e dinamizar sua aula, ajudando assim em uma melhor construção de saber. O presente artigo, buscara mostrar quais os benefícios que recursos tecnológicos podem trazer dentro do ambiente educacional (recursos como: Datashow, filmes, animações, internet), mostrara que o educador deve ver a tecnologia como aliada, vendo assim a importância de apropriar-se de tal conhecimento, além de mostrar que a escola terá papel fundamental em favorecer os docentes espaço e capacidade de inovação, visto que o desejo de todos é uma melhor qualidade educacional. Tal artigo, trata-se de uma revisão bibliográfica que buscara nortear os benefícios que a tecnologia pode trazer ao ambiente educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, BENEFÍCIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8163_16102017213710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA MARIA ARAUJO CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA MARI"
    "autor_email" => "alessandramacb1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos grandes marcos do século XXI sem sombra de dúvidas é a tecnologia, historicamente o homem a tempos vem buscando apropriar-se e avançar em tal recurso, por exemplo, dez de março de mil oitocentos e setenta e seis foi feita a primeira transmissão elétrica completa do recém aparelho inventado, o telefone. Tudo isto prova que avanços e melhorias tecnológicas tem se concretizado ao longo dos anos. Entretanto o século XXI é o da era digital, como bem é conhecido e titulado; é claro que, a tecnologia tem-se inserido em diversos meios, fazendo parte da vida em sociedade e do cotidiano dos indivíduos, e nisto tem-se chegado ao ambiente educacional, o que tem gerado diversas discussões e opiniões. Usar ou não a tecnologia dentro de sala de aula? E quais os principais desafios que persistem em tal uso? Como a tecnologia pode contribuir para a chamada aprendizagem significativa? . Questionamentos como esses sondam diversos educadores e gestores escolares, visto que alguns não observam ou não encaram a tecnologia como algo contribuinte para à educação. Muitos educadores ainda encaram e tem a visão de uma educação mecanizada, negligenciando ou esquecendo que o conhecimento deve ser construindo; todavia alguns profissionais por serem mais velhos, por não terem o conhecimento de recursos tecnológicos ou por terem receio de mudar sua prática, acabam assim não apropriando-se de recursos que poderiam auxiliar e dinamizar sua aula, ajudando assim em uma melhor construção de saber. O presente artigo, buscara mostrar quais os benefícios que recursos tecnológicos podem trazer dentro do ambiente educacional (recursos como: Datashow, filmes, animações, internet), mostrara que o educador deve ver a tecnologia como aliada, vendo assim a importância de apropriar-se de tal conhecimento, além de mostrar que a escola terá papel fundamental em favorecer os docentes espaço e capacidade de inovação, visto que o desejo de todos é uma melhor qualidade educacional. Tal artigo, trata-se de uma revisão bibliográfica que buscara nortear os benefícios que a tecnologia pode trazer ao ambiente educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.