A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO E EDUCAÇÃO NO OLHAR DOS ESTUDANTES SOBRE A ESCOLA: TECENDO ALGUMAS HIPÓTESES
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Iniciado em setembro desse ano, o referido projeto está situado dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos, sendo o autor deste artigo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento do Maranhão (FAPEMA) e os coautores voluntários da pesquisa. Partindo de uma abordagem marxista calcada na perspectiva teórico-conceitual do pensador italiano Antonio Gramsci, a pesquisa tem como objetivo principal analisar de que modo a relação entre capitalismo e educação se manifesta no olhar dos estudantes sobre a escola, bem como refletir sobre as possíveis implicações desse olhar para o processo educativo e para a sociedade. Considerando o curto período de tempo de desenvolvimento da pesquisa do PIBIC, o objetivo do artigo em tela é basicamente realizar uma espécie de aproximação com o campo a partir da tessitura de algumas hipóteses acerca do olhar dos estudantes sobre a escola. No que diz respeito à metodologia, alguns dados prévios nos auxiliarão nesta aproximação com o nosso campo de pesquisa e na elaboração de algumas hipóteses da nossa pesquisa do PIBIC. Os dados foram conseguidos através de uma pesquisa experimental realizada em 2016 com a turma de Matemática do IFMA no âmbito da disciplina Sociologia da Educação sob a coordenação e orientação do nosso orientador. Fazendo uso de um questionário de natureza quantitativa, na ocasião foram realizadas 130 entrevistas com adolescentes na faixa etária entre 13 e 14 anos, sendo metade do sexo feminino e metade do sexo masculino. Para os propósitos deste artigo, selecionamos do questionário original os dados referentes a uma pergunta e uma afirmativa. 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