Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DOS FATORES ENVOLVIDOS

Palavra-chaves: ÊXITO, GRADUAÇÃO, INTERVENÇÃO, PINTRICH Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37478
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 346
    "inscrito_id" => 5382
    "titulo" => "MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DOS FATORES ENVOLVIDOS"
    "resumo" => "Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos em aprender, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando nossa reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destacamos que identificados problemas relacionados às motivação dos alunos, a aplicação de uma intervenção não deve acontecer de modo aleatório, somente com o intuito de modificar a realidade de aprendizagem, é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador desta intervenção é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. Adotando a perspectiva do debate em sala de aula como fator de motivação, é importante que as aulas valorizem a fala dos universitários e que deem espaço para que exponham e discutam suas ideias, trazendo a apropriação da linguagem e de conceitos científicos pelos alunos e permitindo ao professor visualizar, de perto, como acontece esse processo de apropriação da nova linguagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ÊXITO, GRADUAÇÃO, INTERVENÇÃO, PINTRICH"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5382_03082017223733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO WESLEI DE ALMEIDA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO WESLEI"
    "autor_email" => "tsqi@msn.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37478
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 346
    "inscrito_id" => 5382
    "titulo" => "MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DOS FATORES ENVOLVIDOS"
    "resumo" => "Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos em aprender, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando nossa reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destacamos que identificados problemas relacionados às motivação dos alunos, a aplicação de uma intervenção não deve acontecer de modo aleatório, somente com o intuito de modificar a realidade de aprendizagem, é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador desta intervenção é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. Adotando a perspectiva do debate em sala de aula como fator de motivação, é importante que as aulas valorizem a fala dos universitários e que deem espaço para que exponham e discutam suas ideias, trazendo a apropriação da linguagem e de conceitos científicos pelos alunos e permitindo ao professor visualizar, de perto, como acontece esse processo de apropriação da nova linguagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ÊXITO, GRADUAÇÃO, INTERVENÇÃO, PINTRICH"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5382_03082017223733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO WESLEI DE ALMEIDA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO WESLEI"
    "autor_email" => "tsqi@msn.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos em aprender, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando nossa reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destacamos que identificados problemas relacionados às motivação dos alunos, a aplicação de uma intervenção não deve acontecer de modo aleatório, somente com o intuito de modificar a realidade de aprendizagem, é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador desta intervenção é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. Adotando a perspectiva do debate em sala de aula como fator de motivação, é importante que as aulas valorizem a fala dos universitários e que deem espaço para que exponham e discutam suas ideias, trazendo a apropriação da linguagem e de conceitos científicos pelos alunos e permitindo ao professor visualizar, de perto, como acontece esse processo de apropriação da nova linguagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.