Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA E ARGENTINA

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo faz parte de um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores de matemática das Escolas de Referência em Ensino Médio do Estado de Pernambuco. A pesquisa foi realizada no Brasil, porém o curso na Argentina, o que nos motivou a buscar as aproximações e distanciamentos sobre o tema em ambos os países. Assim, neste texto tivemos como objetivo: descrever e analisar as produções sobre avaliação da aprendizagem, e avaliação em matemática, no Brasil e na Argentina, entre os anos de 2010 e 2015. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, com a revisão da literatura, através da busca nos bancos de dados da Capes e Congresso de Avaliação da Unisinos (2013), bem como livrarias e sites de universidades da Argentina. No Brasil, o enfoque principal está na compreensão das concepções e identificação das práticas, enquanto na Argentina, os estudos sobre avaliação enfocam principalmente a questão da mobilidade social e o caráter de controle atribuído a uma avaliação tradicional. Foi possível identificar que mesmo com um grande número de pesquisas relacionadas ao tema da avaliação, e em menor quantidade da avaliação em matemática, com respeito às Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco os estudos ainda são incipientes. Os estudos realizados nos dois países apresentam aproximações e distanciamentos, em nenhum caso são excludentes, mas sim complementares e reservadas as devidas especificidades é possível entender que todos apontam para a manutenção de uma prática avaliativa excludente e a necessidade de uma avaliação que seja mais formativa. Um grande desafio está posto para pesquisadores, gestores e professores, que é aproximar estas pesquisas e seus resultados até o chão da escola, contribuído para a construção de uma avaliação que seja um elemento promotor da aprendizagem e não apenas uma ferramenta de medida e classificação.

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