Este artigo faz parte de um estudo sobre as práticas avaliativas dos professores de matemática das Escolas de Referência em Ensino Médio do Estado de Pernambuco. A pesquisa foi realizada no Brasil, porém o curso na Argentina, o que nos motivou a buscar as aproximações e distanciamentos sobre o tema em ambos os países. Assim, neste texto tivemos como objetivo: descrever e analisar as produções sobre avaliação da aprendizagem, e avaliação em matemática, no Brasil e na Argentina, entre os anos de 2010 e 2015. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, com a revisão da literatura, através da busca nos bancos de dados da Capes e Congresso de Avaliação da Unisinos (2013), bem como livrarias e sites de universidades da Argentina. No Brasil, o enfoque principal está na compreensão das concepções e identificação das práticas, enquanto na Argentina, os estudos sobre avaliação enfocam principalmente a questão da mobilidade social e o caráter de controle atribuído a uma avaliação tradicional. Foi possível identificar que mesmo com um grande número de pesquisas relacionadas ao tema da avaliação, e em menor quantidade da avaliação em matemática, com respeito às Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco os estudos ainda são incipientes. Os estudos realizados nos dois países apresentam aproximações e distanciamentos, em nenhum caso são excludentes, mas sim complementares e reservadas as devidas especificidades é possível entender que todos apontam para a manutenção de uma prática avaliativa excludente e a necessidade de uma avaliação que seja mais formativa. Um grande desafio está posto para pesquisadores, gestores e professores, que é aproximar estas pesquisas e seus resultados até o chão da escola, contribuído para a construção de uma avaliação que seja um elemento promotor da aprendizagem e não apenas uma ferramenta de medida e classificação.