Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA ORALIDADE E SUA RELEVÂNCIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ORALIDADE, ENSINO, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A oralidade é um elemento que deve ser trabalhado desde os anos iniciais para que se tenha um bom desenvolvimento das competências linguísticas, se constitui assim, um importante recurso que merece uma atenção especial dos professores, tendo em vista que contempla um leque variado de práticas e gêneros, como também de produção de textos, contemplando as diferenças entre fala e escrita. Dessa forma, pensamos no desenvolvimento deste presente artigo como forma de expor uma breve abordagem acerca da oralidade em sala de aula, a fim de apresentar elementos que demonstrem a sua importância na prática escolar. Para isso, temos como objetivo discutir a importância do trabalho com a oralidade em sala de aula. Respaldados nos estudos de Brasil (1998), Castro (2008), Chaer e Guimarães (2012), Donato (2012), Ramos (2013) entre outros. Sob uma abordagem qualitativa e descritiva dos dados. Tem-se por fim contribuir por meio desta pesquisa para estudos da oralidade que colaborem para o processo de ensino e aprendizagem que atendam às exigências atuais. Assim, o trabalho com a oralidade deve ser algo aprimorado a cada dia, pensado e refletido, pois dele parte o desenvolvimento educacional, social e cultural do aluno, uma prática oral bem explorada em sala de aula resulta em um sujeito com uma ampla gama de conhecimentos se comunicando de forma eficaz.

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