Com a preocupação das dificuldades de produção e interpretação textual dos alunos de Ensino Fundamental, o presente trabalho visa ressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais. O ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem, por este motivo, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. O trabalho com os gêneros textuais deve propiciar aos alunos a participação na construção de sentido do texto efetivando, desta maneira, a aquisição da aprendizagem. Ao organizar o ensino de Língua Portuguesa o professor deve preocupar-se em ensinar os alunos a dominar um gênero textual de forma gradual e para se trabalhar o gênero escolhido são utilizadas as Sequências Didáticas. O gênero escolhido para desenvolver uma proposta de ensino é o gênero reportagem. A reportagem é um gênero pertencente ao domínio do discurso jornalístico, ela possibilita maior liberdade de produção textual, o que torna o trabalho em sala de aula desse gênero ainda mais estimulante para os alunos. Este trabalho fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em autores como Marcuschi, Bagno, Bakthin, entre outros. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa.