APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UM SUPERMERCADO EM SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35856 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4254 "inscrito_id" => 2954 "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UM SUPERMERCADO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Esta experiência foi desenvolvida na EMEF Antônio Ferreira da Costa, Picui-PB (zona Rural) com alunos do 2º Ano da professora Joseane dos Santos Silva e teve como objetivo mostrar a o uso da matemática no dia-a-dia, entendendo a importância de efetuar operações simples (adição e subtração); bem como a tomada de decisões em grupo. Além de atividades lúdicas experimentais, estimular o aprendizado no dia-a-dia; a criatividade; ajudar o aluno a perceber o mundo como um todo levando em consideração o mundo real do alunado; mostrar de forma simples como é fácil utilizar a soma e a subtração na hora de comprar e vender objetos e também na hora de dar o troco para o cliente; ensinar de forma dinâmica a manusear o dinheiro tanto em cédulas como em moedas e a responsabilidade de comprar e vender algo. De forma qualitativa foi apresentado aos alunos, pais e professores que a possibilidade de se trabalhar a alfabetização matemática junto ao letramento ancorados na interdisciplinarmente, por meio da reprodução do supermercado no ambiente escolar, considerando-se o supermercado elemento potencializador, viabilizando o ensino tanto da matemática, quanto das demais disciplinas do currículo escolar. A proposta foi pensada a partir da hipótese de que a representação do supermercado em sala de aula está, na maioria das vezes, ligada ao ensino da Matemática e também no dia a dia das pessoas. Sob o respaldo do letramento, partimos do pressuposto de que o ambiente alfabetizador deva estar contextualizado, vimos também que o supermercado, portanto, pode ser trabalhado de forma interdisciplinar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MATEMATICA, SABERES, PRATICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2954_16102017194619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSEANE" "autor_email" => "josysantoss@hotmail.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35856 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4254 "inscrito_id" => 2954 "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UM SUPERMERCADO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Esta experiência foi desenvolvida na EMEF Antônio Ferreira da Costa, Picui-PB (zona Rural) com alunos do 2º Ano da professora Joseane dos Santos Silva e teve como objetivo mostrar a o uso da matemática no dia-a-dia, entendendo a importância de efetuar operações simples (adição e subtração); bem como a tomada de decisões em grupo. Além de atividades lúdicas experimentais, estimular o aprendizado no dia-a-dia; a criatividade; ajudar o aluno a perceber o mundo como um todo levando em consideração o mundo real do alunado; mostrar de forma simples como é fácil utilizar a soma e a subtração na hora de comprar e vender objetos e também na hora de dar o troco para o cliente; ensinar de forma dinâmica a manusear o dinheiro tanto em cédulas como em moedas e a responsabilidade de comprar e vender algo. De forma qualitativa foi apresentado aos alunos, pais e professores que a possibilidade de se trabalhar a alfabetização matemática junto ao letramento ancorados na interdisciplinarmente, por meio da reprodução do supermercado no ambiente escolar, considerando-se o supermercado elemento potencializador, viabilizando o ensino tanto da matemática, quanto das demais disciplinas do currículo escolar. A proposta foi pensada a partir da hipótese de que a representação do supermercado em sala de aula está, na maioria das vezes, ligada ao ensino da Matemática e também no dia a dia das pessoas. Sob o respaldo do letramento, partimos do pressuposto de que o ambiente alfabetizador deva estar contextualizado, vimos também que o supermercado, portanto, pode ser trabalhado de forma interdisciplinar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MATEMATICA, SABERES, PRATICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2954_16102017194619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSEANE" "autor_email" => "josysantoss@hotmail.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }