Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UM SUPERMERCADO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: MATEMATICA, SABERES, PRATICAS Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Esta experiência foi desenvolvida na EMEF Antônio Ferreira da Costa, Picui-PB (zona Rural) com alunos do 2º Ano da professora Joseane dos Santos Silva e teve como objetivo mostrar a o uso da matemática no dia-a-dia, entendendo a importância de efetuar operações simples (adição e subtração); bem como a tomada de decisões em grupo. Além de atividades lúdicas experimentais, estimular o aprendizado no dia-a-dia; a criatividade; ajudar o aluno a perceber o mundo como um todo levando em consideração o mundo real do alunado; mostrar de forma simples como é fácil utilizar a soma e a subtração na hora de comprar e vender objetos e também na hora de dar o troco para o cliente; ensinar de forma dinâmica a manusear o dinheiro tanto em cédulas como em moedas e a responsabilidade de comprar e vender algo. De forma qualitativa foi apresentado aos alunos, pais e professores que a possibilidade de se trabalhar a alfabetização matemática junto ao letramento ancorados na interdisciplinarmente, por meio da reprodução do supermercado no ambiente escolar, considerando-se o supermercado elemento potencializador, viabilizando o ensino tanto da matemática, quanto das demais disciplinas do currículo escolar. A proposta foi pensada a partir da hipótese de que a representação do supermercado em sala de aula está, na maioria das vezes, ligada ao ensino da Matemática e também no dia a dia das pessoas. Sob o respaldo do letramento, partimos do pressuposto de que o ambiente alfabetizador deva estar contextualizado, vimos também que o supermercado, portanto, pode ser trabalhado de forma interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.