PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO TRANSDISCIPLINAR:
SABERES E FAZERES D(N)O ESCOLA DA TERRA
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Com essa discussão, objetivamos analisar, de um lado, a repercussão do próprio Programa junto aos/às educadores/as do campo em formação e, de outro, a elaboração de projetos de intervenção sociopolítica e pedagógica como práticas inter- e transdisciplinares. Com respaldo de preceitos metodológicos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011; Crusoé, 2014), analisamos tanto documentos normativos do Programa (Manual de Gestão do Programa da Escola da Terra) e projetos interventivos (Roteiro de Elaboração do Projeto) quanto depoimentos dos/as educadores/as em formação e concluímos que, para além do constante desafio de viabilizar uma educação que questione e problematize, de fato, a realidade do campo e de seus sujeitos é preciso entender que a consciência transdisciplinar não prescinde das clarezas epistemológica e metodológica e dos movimentos de autoformação (dialética do sujeito em formação consigo mesmo), heteroformação (dialética do sujeito em formação com seus outros) e ecoformação (dialética do sujeito em formação com a sua comunidade e com o meio ambiente). 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