A INFLUÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35395 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 3975 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Ao receber a criança da Educação Infantil, o docente pensa nas melhores estratégias para se aproximar dos alunos. Também faz parte das atribuições dos educadores desta etapa, uma prática que oportunize a criança refletir e avançar no próprio processo de construção da escrita. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de descrever a influência da contribuição docente sobre o processo de construção da escrita na Educação Infantil em escolas municipais de São Gonçalo dos Campos-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na técnica descritiva e no desenho fenomenológico, através do método não probabilístico, com a amostra por conveniência. Durante a pesquisa, foi analisada a prática de quatro professoras da Educação Infantil, da rede municipal, para identificar seus fundamentos teóricos quanto a construção da escrita infantil; detalhar estratégias utilizadas a favorecer a construção da escrita dos alunos e estabelecer relação entre o discurso e a prática docente quanto a construção da escrita na Educação Infantil. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a coleta de dados foram a entrevista e a observação. Os resultados indicam que a deficiência na formação inicial e na formação continuada, contribui para a insuficiente base teórica que fundamenta a prática dos professores no que diz respeito à construção da escrita na Educação Infantil. E como consequência, se encontra nas salas de aula, docentes desenvolvendo estratégias de pouca eficácia à redução do analfabetismo, o que não afeta apenas o munícipio de São Gonçalo dos Campos, reflete nos índices de insucesso na esfera educacional de todo o país. Enfim, esta pesquisa depara-se com a necessidade de aprofundamento da base teórica, ou seja, do conhecimento teórico e metodológico que traz lacunas à prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONSTRUÇÃO DA ESCRITA, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3975_03072017101912.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELIA DA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "JOELIA SOARES" "autor_email" => "joeliasoares@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35395 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 3975 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Ao receber a criança da Educação Infantil, o docente pensa nas melhores estratégias para se aproximar dos alunos. Também faz parte das atribuições dos educadores desta etapa, uma prática que oportunize a criança refletir e avançar no próprio processo de construção da escrita. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de descrever a influência da contribuição docente sobre o processo de construção da escrita na Educação Infantil em escolas municipais de São Gonçalo dos Campos-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na técnica descritiva e no desenho fenomenológico, através do método não probabilístico, com a amostra por conveniência. Durante a pesquisa, foi analisada a prática de quatro professoras da Educação Infantil, da rede municipal, para identificar seus fundamentos teóricos quanto a construção da escrita infantil; detalhar estratégias utilizadas a favorecer a construção da escrita dos alunos e estabelecer relação entre o discurso e a prática docente quanto a construção da escrita na Educação Infantil. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a coleta de dados foram a entrevista e a observação. Os resultados indicam que a deficiência na formação inicial e na formação continuada, contribui para a insuficiente base teórica que fundamenta a prática dos professores no que diz respeito à construção da escrita na Educação Infantil. E como consequência, se encontra nas salas de aula, docentes desenvolvendo estratégias de pouca eficácia à redução do analfabetismo, o que não afeta apenas o munícipio de São Gonçalo dos Campos, reflete nos índices de insucesso na esfera educacional de todo o país. Enfim, esta pesquisa depara-se com a necessidade de aprofundamento da base teórica, ou seja, do conhecimento teórico e metodológico que traz lacunas à prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONSTRUÇÃO DA ESCRITA, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3975_03072017101912.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELIA DA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "JOELIA SOARES" "autor_email" => "joeliasoares@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }