Ao receber a criança da Educação Infantil, o docente pensa nas melhores estratégias para se aproximar dos alunos. Também faz parte das atribuições dos educadores desta etapa, uma prática que oportunize a criança refletir e avançar no próprio processo de construção da escrita. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de descrever a influência da contribuição docente sobre o processo de construção da escrita na Educação Infantil em escolas municipais de São Gonçalo dos Campos-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na técnica descritiva e no desenho fenomenológico, através do método não probabilístico, com a amostra por conveniência. Durante a pesquisa, foi analisada a prática de quatro professoras da Educação Infantil, da rede municipal, para identificar seus fundamentos teóricos quanto a construção da escrita infantil; detalhar estratégias utilizadas a favorecer a construção da escrita dos alunos e estabelecer relação entre o discurso e a prática docente quanto a construção da escrita na Educação Infantil. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a coleta de dados foram a entrevista e a observação. Os resultados indicam que a deficiência na formação inicial e na formação continuada, contribui para a insuficiente base teórica que fundamenta a prática dos professores no que diz respeito à construção da escrita na Educação Infantil. E como consequência, se encontra nas salas de aula, docentes desenvolvendo estratégias de pouca eficácia à redução do analfabetismo, o que não afeta apenas o munícipio de São Gonçalo dos Campos, reflete nos índices de insucesso na esfera educacional de todo o país. Enfim, esta pesquisa depara-se com a necessidade de aprofundamento da base teórica, ou seja, do conhecimento teórico e metodológico que traz lacunas à prática docente.