O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID COMO PROCESSO INICIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37900 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3498 "inscrito_id" => 915 "titulo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID COMO PROCESSO INICIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A Educação Básica é de suma importância no processo de desenvolvimento cognitivo, pois incentiva a capacidade, criatividade e habilidades de muitos jovens e crianças, sendo o professor o principal responsável pela construção de conhecimentos e formação desses cidadãos. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos projetos financiados pela CAPES em parceria com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como o objetivo de contribuir na formação inicial de professores com estímulo à docência aos licenciandos das diferentes áreas do conhecimento. Diante da importância da inserção dos licenciados no ambiente escolar, o objetivo desse trabalho foi destacar as experiências vivenciadas no PIBID desenvolvido em duas escolas da rede Estadual de Ensino no município de Guarabira – PB. O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III, a partir de encontros de preparação dos bolsistas na universidade foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Gustavo Amorim da Costa e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Pedro Bandeira ambas situadas na cidade Guarabira – PB em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. As atividades foram desenvolvidas em etapas onde primeiro foi realizado o diagnóstico da escola para assim escolher a temática a ser trabalhada por meio de um projeto. Além de cada projeto, o grupo de bolsistas também elaborou um cronograma e ações a serem trabalhadas durante a vigência de cada projeto temático desenvolvidos no segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017. As ações realizadas envolveram adivinhas, atividades escritas, aulas expositivas, aulas de campo, oficinas para confecção de cartazes, oficinas para confecção de maquetes e jogos, construção de paródias, debates em sala de aula, dinâmica em grupo, exibição de filmes e documentários, leitura de textos, oficinas relacionadas ao tema, palestras, preparação de dramatização acerca de temáticas em estudo, atividades com a música, dança, desenho, gravuras, oficinas para confecção de fantasias, rodas leitura e rodas de conversas. Diante toda dedicação para o desenvolvimento das atividades do PIBID, acredita-se que ele em si traz uma perspectiva de envolver educandos no contexto de aprendizagem contínua e centrada nas necessidades de sua realidade. O grupo de bolsistas buscou enfatizar as disciplinas de, em especial, Língua Portuguesa e Matemática, possibilitando um leque de conhecimentos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem e o rendimento escolar de cada aluno. Considerando os relatos apresentados nas páginas anteriores é possível afirmar que o PIBID passou a ser conhecido e reconhecido não só pelos professores, funcionários e alunos das escolas nas quais o Programa foi desenvolvido, mas por toda comunidade escolar.Onde eles passaram a perceber e valorizar as ações desenvolvidas e seus resultados positivos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos das escolas envolvidas como o referido Programa.A partir do exposto anteriormente, afirma-se que o PIBID proporciona um resgate da função da escola. Este Programa apresenta-se como uma oportunidade de experiência profissional, na qual os bolsistas aprendem que podem solucionar problemas através de ações criativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, PROGRAMA, PROFESSORES, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID915_13102017204836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA RODRIGUES SOUTO MIRANDA" "autor_nome_curto" => "JOELMA SOUTO" "autor_email" => "joelmasoutomiranda@hotmai" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DEPUTADO GUSTAVO AMORIM DA COSTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37900 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3498 "inscrito_id" => 915 "titulo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID COMO PROCESSO INICIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A Educação Básica é de suma importância no processo de desenvolvimento cognitivo, pois incentiva a capacidade, criatividade e habilidades de muitos jovens e crianças, sendo o professor o principal responsável pela construção de conhecimentos e formação desses cidadãos. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos projetos financiados pela CAPES em parceria com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como o objetivo de contribuir na formação inicial de professores com estímulo à docência aos licenciandos das diferentes áreas do conhecimento. Diante da importância da inserção dos licenciados no ambiente escolar, o objetivo desse trabalho foi destacar as experiências vivenciadas no PIBID desenvolvido em duas escolas da rede Estadual de Ensino no município de Guarabira – PB. O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III, a partir de encontros de preparação dos bolsistas na universidade foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Gustavo Amorim da Costa e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Pedro Bandeira ambas situadas na cidade Guarabira – PB em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. As atividades foram desenvolvidas em etapas onde primeiro foi realizado o diagnóstico da escola para assim escolher a temática a ser trabalhada por meio de um projeto. Além de cada projeto, o grupo de bolsistas também elaborou um cronograma e ações a serem trabalhadas durante a vigência de cada projeto temático desenvolvidos no segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017. As ações realizadas envolveram adivinhas, atividades escritas, aulas expositivas, aulas de campo, oficinas para confecção de cartazes, oficinas para confecção de maquetes e jogos, construção de paródias, debates em sala de aula, dinâmica em grupo, exibição de filmes e documentários, leitura de textos, oficinas relacionadas ao tema, palestras, preparação de dramatização acerca de temáticas em estudo, atividades com a música, dança, desenho, gravuras, oficinas para confecção de fantasias, rodas leitura e rodas de conversas. Diante toda dedicação para o desenvolvimento das atividades do PIBID, acredita-se que ele em si traz uma perspectiva de envolver educandos no contexto de aprendizagem contínua e centrada nas necessidades de sua realidade. O grupo de bolsistas buscou enfatizar as disciplinas de, em especial, Língua Portuguesa e Matemática, possibilitando um leque de conhecimentos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem e o rendimento escolar de cada aluno. Considerando os relatos apresentados nas páginas anteriores é possível afirmar que o PIBID passou a ser conhecido e reconhecido não só pelos professores, funcionários e alunos das escolas nas quais o Programa foi desenvolvido, mas por toda comunidade escolar.Onde eles passaram a perceber e valorizar as ações desenvolvidas e seus resultados positivos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos das escolas envolvidas como o referido Programa.A partir do exposto anteriormente, afirma-se que o PIBID proporciona um resgate da função da escola. Este Programa apresenta-se como uma oportunidade de experiência profissional, na qual os bolsistas aprendem que podem solucionar problemas através de ações criativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, PROGRAMA, PROFESSORES, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID915_13102017204836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA RODRIGUES SOUTO MIRANDA" "autor_nome_curto" => "JOELMA SOUTO" "autor_email" => "joelmasoutomiranda@hotmai" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DEPUTADO GUSTAVO AMORIM DA COSTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }