Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISE DA APLICAÇÃO DE UMA PLACA DE CIRCUITO EXPERIMENTAL PARA O ENTENDIMENTO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DE TEFÉ

Palavra-chaves: ANÁLISE, CIRCUITOS, ENTENDIMENTO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo do eletromagnetismo é essencial para a compreensão do mundo em que nós vivemos, devido à enorme quantidade de dispositivos tecnológicos presentes em nosso dia a dia que funcionam através de efeitos elétricos e magnéticos, promovendo um maior conforto e uma maior capacidade de interação entre as pessoas. Para sermos capazes de compreender estes equipamentos precisamos estudar um conteúdo do eletromagnetismo chamado de circuitos elétricos. Circuitos elétricos são ligações entre determinados elementos elétricos que têm como finalidade utilizar a energia de uma fonte elétrica e convertê-la em outras formas de energia, tais como sonora, luminosa e etc. Trata-se de fenômenos eletromagnéticos não diretamente visíveis, descritos por elementos e grandezas muito abstratas, de difícil assimilação pelos alunos, fazendo com que eles, apesar de estarem cercado por diversos exemplos de circuitos elétricos, não consigam reconhecer nem compreender tais dispositivos. Nesse sentido, os auxílios didáticos que ele possui, tal como os livros didáticos, utilizam muitas vezes desenhos simbólicos representativos para ilustrar os circuitos. No entanto, essa representação esquemática pouco contribui para esclarecer na mente do aluno a natureza e o funcionamento de um circuito elétrico, dando a ele um caráter completamente abstrato. Para isto é necessário criar dispositivos nos quais os alunos possam perceber de maneira mais palpável os efeitos das grandezas envolvidas, para que assim o ensino de física seja capaz de conectar o aluno ao mundo em que ele vive, e não seja feito de uma forma que pareça que a física é um amontoado de equações matemáticas difíceis e desenhos representativos sem sentido. Então, com a intenção de melhorar esta forma de ensino tradicional, construímos uma placa de circuitos elétricos para verificar se os alunos, ao verem o funcionamento da mesma, conseguem visualizar mais facilmente os conceitos envolvidos nos elementos formadores, nos tipos de associação existentes entre os elementos receptores, além dos comportamentos das grandezas presentes em um circuito elétrico, por exemplo, a corrente e a tensão elétrica em um determinado tipo de associação, assim como o que acontece com um elemento receptor quando sofre um curto. Com o auxílio de questionários observamos os conhecimentos prévios e posteriores à utilização de uma placa de circuitos para verificar assim se ocorre uma melhora significativa no entendimento da teoria com o uso de dispositivos mais visuais. Uma vez realizada a atividade, a análise dos resultados nos mostrou que a utilização deste dispositivo experimental causou uma melhora significativa em determinados pontos da teoria presente em circuitos elétricos, tais como no reconhecimento dos tipos de associação existentes entre os receptores, assim como no funcionamento de um circuito quando um determinado elemento receptor sofre uma falha. Pudemos notar, porém que a placa não obteve uma melhora efetiva quando precisávamos analisar o comportamento de determinadas grandezas presentes em um circuito, como por exemplo a tensão. Como solução para se corrigir este problema, podemos utilizar conjuntamente com a placa instrumentos como multímetros para se medir as grandezas existentes e assim fornecer uma melhor visualização sobre o comportamento das mesmas aos alunos.

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