A Previdência Social compõe o tripé da Seguridade Social, conjuntamente com a Saúde e Assistência Social. Sempre ouvimos falar que a previdência pública é “altamente deficitária”, sendo responsável por um “rombo” no orçamento público brasileiro. É por meio da educação e da conscientização das pessoas sobre a importância da Previdência Social, que podemos mudar esta realidade. Para isso, é necessário que, além de informações e conceitos sobre este tema, mais atitudes e formação de valores sejam inseridas na prática do cotidiano e no meio social. O presente trabalho tem como tema “A matemática e a nova perspectiva da Previdência Social no Brasil.” O objetivo é ensinar Matemática de uma forma contextualizada, integrada e relacionada a outros conhecimentos através da leitura de textos, contribuindo para promover maior interação entre os alunos, levando-os a mudar a forma de participação nas atividades que são promovidas na sala de aula. Foram utilizados textos, cartilhas, reportagens e documentos no auxilio dos conteúdos matemáticos para facilitar o entendimento do alunado nos conceitos de porcentagem, regra de três, média aritmética, operações com números decimais, conjuntos, leitura de tabelas e gráficos. Trabalhamos com alunos da 1ª série do Ensino Médio da EEEFM Monte Carmelo. Essa abordagem levou em consideração a relação conteúdo e cotidiano, buscando possibilidades de estudo proposto através da Matemática. A partir da realização desse trabalho foi possível realizar: a reflexão sobre a questão da aposentadoria dos trabalhadores utilizando a Matemática, a conscientização, não apenas da escola, mas também da família e comunidade dos estudantes, sobre a importância e consequências da Reforma da Previdência e a ampliação do conhecimento dos alunos, para que os mesmos sejam capazes de avaliar os dados apresentados com a Matemática e relacioná-los com a retirada de direitos dos trabalhadores, através da reforma proposta pelo Governo Federal. Este projeto resulta da preocupação com o ensino de Matemática que é em grande parte apenas teórico e sem relações com o cotidiano dos alunos.