LOURENÇO, Angélica Bastos et al.. Percepção de professores do ensino médio sobre o cerrado. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38177>. Acesso em: 05/11/2024 05:00
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupando 24% do território brasileiro. Bastante rico em biodiversidade, representa em torno de 5% da diversidade biológica mundial, com alto grau de endemismo, com variadas fitofisionomias. Além disso, é berço das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Situado na região central do país, o estado de Goiás é contemplado pela predominância desse bioma, cuja preservação é de vital importância para os seres vivos que aí habitam e interagem. Dada essa relevância, nossa pesquisa buscou identificar e analisar o conhecimento de professores da rede Pública Estadual sobre esse bioma e a forma como o conteúdo é abordado pelos docentes em suas aulas. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário a 24 professores de biologia do ensino médio de escolas públicas estaduais na cidade de Anápolis-Goiás. Verificamos que apesar de reconhecerem a riqueza de biodiversidade do Cerrado, a maioria dos professores apresenta uma percepção simplificada sobre o bioma e relacionam, em grande parte, o Cerrado com pobreza de nutrientes e plantas de baixo porte. Os dados mostram que os conteúdos abordados pelos professores não condizem com aqueles que os mesmos acham importantes na aprendizagem de seus alunos. Os dados indicam também que a maioria dos professores, em suas aulas, não leva em consideração o conhecimento e vivência prévia dos alunos e utilizam muitas aulas expositivas. Quase não realizam aulas práticas onde os alunos poderiam interagir e participar mais. Entre as razões para essas insuficiências, podem estar as condições de trabalho que obrigam os professores a complementar carga horária ensinando outras disciplinas e lecionando em mais de uma instituição de ensino.