LINS, Leonardo Diego. Etnomatemática na escola indígena pataxó. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36904>. Acesso em: 05/11/2024 05:47
No Brasil o Ensino da Matemática é reconhecido como deficiente, tanto no que se refere à formação docente como discente, traduzido na débil aprendizagem dos conceitos matemáticos e do aparato matemático existentes nas escolas. De maneira geral ele é caracterizado pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente, decoradas de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda visando à compreensão dos fenômenos matemáticos envolvidos. Particularmente, gostaríamos de destacar que nas escolas indígenas do Extremo Sul da Bahia essa realidade não é diferente. Tendo em vista esses problemas de ordem matemática no processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos, este trabalho pretende a partir da crítica construtiva da linguagem matemática, adotar uma abordagem metodológica alternativa da matemática, introduzindo jogos matemáticos nas turmas do Ensino Fundamental da escola Pataxó Tingui do Guaxuma. A operacionalização didática dos conteúdos é batizada pelo modelo cognitivista ausubeliano.