Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO INSTRUMENTO DA MONITORIA EM DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO

Palavra-chaves: MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37212
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2390
    "inscrito_id" => 4658
    "titulo" => "INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO INSTRUMENTO DA MONITORIA EM DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO"
    "resumo" => "Exercer a função de monitor, no nível superior em atividades de ensino, acontece mediante prévios planos de estudo e aptidão suficientes para auxiliar o professor responsável pela disciplina na disseminação do conhecimento em sala de aula. A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que é fornecido aos alunos interessados na oportunidade de aprofundar os conhecimentos da disciplina, da mesma forma que auxiliar na resolução de possíveis dificuldades que a matéria possa denotar no decorrer do período letivo.Em consonância com o supracitado, este trabalho tem por objetivo discutir sobre a participação do monitor como agente disseminador do conhecimento e demonstrar como se desenvolveram as atividades laborais nas disciplinas de Desenho Técnico e Desenho e Projeto Arquitetônico, ofertadas no Laboratório de Desenho do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, no Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande. Para o monitor, a monitoria é um espaço de troca de experiências entre docente – monitor e monitor – alunos, onde tal ambiente favorece em seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional proporcionando maior conhecimento técnico, melhor atuação profissional e maior confiança acerca de seu posicionamento no mercado de trabalho. Conclui-se que a monitoria em disciplinas de laboratório tem papel de grande importância no ensino – aprendizagem dos discentes, pois o monitor atua como uma ponte entre o professor e o aluno, de forma que possíveis barreiras existentes sejam rompidas devido à sua presença fazendo com que a experiência dessa prática discente exerça  grande influência para o exercício da carreira docente no futuro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID4658_11092017222621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR DA CUNHA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÂO VICTOR"
    "autor_email" => "joaovictorwo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37212
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2390
    "inscrito_id" => 4658
    "titulo" => "INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO INSTRUMENTO DA MONITORIA EM DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO"
    "resumo" => "Exercer a função de monitor, no nível superior em atividades de ensino, acontece mediante prévios planos de estudo e aptidão suficientes para auxiliar o professor responsável pela disciplina na disseminação do conhecimento em sala de aula. A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que é fornecido aos alunos interessados na oportunidade de aprofundar os conhecimentos da disciplina, da mesma forma que auxiliar na resolução de possíveis dificuldades que a matéria possa denotar no decorrer do período letivo.Em consonância com o supracitado, este trabalho tem por objetivo discutir sobre a participação do monitor como agente disseminador do conhecimento e demonstrar como se desenvolveram as atividades laborais nas disciplinas de Desenho Técnico e Desenho e Projeto Arquitetônico, ofertadas no Laboratório de Desenho do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, no Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande. Para o monitor, a monitoria é um espaço de troca de experiências entre docente – monitor e monitor – alunos, onde tal ambiente favorece em seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional proporcionando maior conhecimento técnico, melhor atuação profissional e maior confiança acerca de seu posicionamento no mercado de trabalho. Conclui-se que a monitoria em disciplinas de laboratório tem papel de grande importância no ensino – aprendizagem dos discentes, pois o monitor atua como uma ponte entre o professor e o aluno, de forma que possíveis barreiras existentes sejam rompidas devido à sua presença fazendo com que a experiência dessa prática discente exerça  grande influência para o exercício da carreira docente no futuro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID4658_11092017222621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR DA CUNHA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÂO VICTOR"
    "autor_email" => "joaovictorwo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Exercer a função de monitor, no nível superior em atividades de ensino, acontece mediante prévios planos de estudo e aptidão suficientes para auxiliar o professor responsável pela disciplina na disseminação do conhecimento em sala de aula. A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que é fornecido aos alunos interessados na oportunidade de aprofundar os conhecimentos da disciplina, da mesma forma que auxiliar na resolução de possíveis dificuldades que a matéria possa denotar no decorrer do período letivo.Em consonância com o supracitado, este trabalho tem por objetivo discutir sobre a participação do monitor como agente disseminador do conhecimento e demonstrar como se desenvolveram as atividades laborais nas disciplinas de Desenho Técnico e Desenho e Projeto Arquitetônico, ofertadas no Laboratório de Desenho do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, no Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande. Para o monitor, a monitoria é um espaço de troca de experiências entre docente – monitor e monitor – alunos, onde tal ambiente favorece em seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional proporcionando maior conhecimento técnico, melhor atuação profissional e maior confiança acerca de seu posicionamento no mercado de trabalho. Conclui-se que a monitoria em disciplinas de laboratório tem papel de grande importância no ensino – aprendizagem dos discentes, pois o monitor atua como uma ponte entre o professor e o aluno, de forma que possíveis barreiras existentes sejam rompidas devido à sua presença fazendo com que a experiência dessa prática discente exerça grande influência para o exercício da carreira docente no futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.