INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO INSTRUMENTO DA MONITORIA EM DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37212 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2390 "inscrito_id" => 4658 "titulo" => "INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO INSTRUMENTO DA MONITORIA EM DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO" "resumo" => "Exercer a função de monitor, no nível superior em atividades de ensino, acontece mediante prévios planos de estudo e aptidão suficientes para auxiliar o professor responsável pela disciplina na disseminação do conhecimento em sala de aula. A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que é fornecido aos alunos interessados na oportunidade de aprofundar os conhecimentos da disciplina, da mesma forma que auxiliar na resolução de possíveis dificuldades que a matéria possa denotar no decorrer do período letivo.Em consonância com o supracitado, este trabalho tem por objetivo discutir sobre a participação do monitor como agente disseminador do conhecimento e demonstrar como se desenvolveram as atividades laborais nas disciplinas de Desenho Técnico e Desenho e Projeto Arquitetônico, ofertadas no Laboratório de Desenho do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, no Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande. Para o monitor, a monitoria é um espaço de troca de experiências entre docente – monitor e monitor – alunos, onde tal ambiente favorece em seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional proporcionando maior conhecimento técnico, melhor atuação profissional e maior confiança acerca de seu posicionamento no mercado de trabalho. Conclui-se que a monitoria em disciplinas de laboratório tem papel de grande importância no ensino – aprendizagem dos discentes, pois o monitor atua como uma ponte entre o professor e o aluno, de forma que possíveis barreiras existentes sejam rompidas devido à sua presença fazendo com que a experiência dessa prática discente exerça grande influência para o exercício da carreira docente no futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID4658_11092017222621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR DA CUNHA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOÂO VICTOR" "autor_email" => "joaovictorwo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37212 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2390 "inscrito_id" => 4658 "titulo" => "INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO INSTRUMENTO DA MONITORIA EM DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO" "resumo" => "Exercer a função de monitor, no nível superior em atividades de ensino, acontece mediante prévios planos de estudo e aptidão suficientes para auxiliar o professor responsável pela disciplina na disseminação do conhecimento em sala de aula. A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que é fornecido aos alunos interessados na oportunidade de aprofundar os conhecimentos da disciplina, da mesma forma que auxiliar na resolução de possíveis dificuldades que a matéria possa denotar no decorrer do período letivo.Em consonância com o supracitado, este trabalho tem por objetivo discutir sobre a participação do monitor como agente disseminador do conhecimento e demonstrar como se desenvolveram as atividades laborais nas disciplinas de Desenho Técnico e Desenho e Projeto Arquitetônico, ofertadas no Laboratório de Desenho do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios, no Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande. Para o monitor, a monitoria é um espaço de troca de experiências entre docente – monitor e monitor – alunos, onde tal ambiente favorece em seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional proporcionando maior conhecimento técnico, melhor atuação profissional e maior confiança acerca de seu posicionamento no mercado de trabalho. Conclui-se que a monitoria em disciplinas de laboratório tem papel de grande importância no ensino – aprendizagem dos discentes, pois o monitor atua como uma ponte entre o professor e o aluno, de forma que possíveis barreiras existentes sejam rompidas devido à sua presença fazendo com que a experiência dessa prática discente exerça grande influência para o exercício da carreira docente no futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID4658_11092017222621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR DA CUNHA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOÂO VICTOR" "autor_email" => "joaovictorwo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }