OLIVEIRA, Deivison Ferreira. A prática da oralidade em sala de aula. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3576>. Acesso em: 22/12/2024 09:40
Este trabalho, resultado de uma experiência vivenciada por mim, no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, numa escola no município de Abaetetuba-Pará e de uma pesquisa de campo sobre as principais lendas abaetetubense, tem como objetivo relatar e avaliar algumas das ações didáticas envolvidas na aplicação de uma sequência didática com o gênero lenda com alunos da 5ª série do ensino fundamental, além de fazer uma breve abordagem sobre, lendas, gêneros textuais e oralidade. Os resultados finais foram satisfatórios, uma vez que os alunos souberam produzir textos coerentes, de acordo com o gênero lenda, além de despertar nos alunos o interesse pela cultura popular tendo como essência o imaginário local, a aplicação de uma sequência didática, permite que os alunos mantenham contato com atividades diferenciadas, relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e pautadas em uma perspectiva de língua como lugar de interação verbal.