Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO.

Palavra-chaves: INTERAÇÕES LÚDICAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES, INTERAÇÃO SOCIAL E AFETIVA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36114
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2027
    "inscrito_id" => 3147
    "titulo" => "BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO."
    "resumo" => "O lúdico como um recurso de aprendizagem, possibilita motivar a criança para aprendizagem de conhecimentos, procedimentos e atitudes, bem como melhorar as relações de socialização no ambiente escolar. Este trabalho teve como objetivo propiciar aos alunos momentos de interações lúdicas como instrumento facilitador da aprendizagem possibilitando uma melhor interação social e afetiva. O trabalho foi desenvolvido com no do ensino fundamental I na escola Municipal professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. Foi inicialmente realizado uma sensibilização junto à comunidade escolar, seguido de dinâmicas com regras do brincar e aceitação das regras dos jogos. Em seguida foi realizada uma pesquisa para saber que brinquedos e brincadeiras os mesmos conheciam e brincavam.  Foi realizada coleta e seleção de materiais recicláveis para oficinas de produção dos brinquedos. Objetivando também trabalhar a oralidade, a criatividade e a reflexão, foi introduzido poemas relacionadas aos brinquedos e brincadeiras. Foi possível perceber a motivação e participação efetiva dos discentes nas etapas do trabalho. As brincadeiras ou brinquedos mais conhecidos foram pega-pega, soltar pipa e esconde-esconde. As brincadeiras e brinquedos mais preferidos foram esconde-esconde, pula corda, pega-pega, e ioiô. Nas diversas etapas do trabalho foi possível proporcionar as crianças oportunidades de manifestarem suas opiniões, ouvirem outro, relatar fatos, ler a respeito dos mesmos, produzir e comparar os produtos elaborados, participando efetivamente do processo de aprendizagem de forma mais autônoma e lúdica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÕES LÚDICAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES, INTERAÇÃO SOCIAL E AFETIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID3147_11092017163032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36114
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2027
    "inscrito_id" => 3147
    "titulo" => "BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO."
    "resumo" => "O lúdico como um recurso de aprendizagem, possibilita motivar a criança para aprendizagem de conhecimentos, procedimentos e atitudes, bem como melhorar as relações de socialização no ambiente escolar. Este trabalho teve como objetivo propiciar aos alunos momentos de interações lúdicas como instrumento facilitador da aprendizagem possibilitando uma melhor interação social e afetiva. O trabalho foi desenvolvido com no do ensino fundamental I na escola Municipal professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. Foi inicialmente realizado uma sensibilização junto à comunidade escolar, seguido de dinâmicas com regras do brincar e aceitação das regras dos jogos. Em seguida foi realizada uma pesquisa para saber que brinquedos e brincadeiras os mesmos conheciam e brincavam.  Foi realizada coleta e seleção de materiais recicláveis para oficinas de produção dos brinquedos. Objetivando também trabalhar a oralidade, a criatividade e a reflexão, foi introduzido poemas relacionadas aos brinquedos e brincadeiras. Foi possível perceber a motivação e participação efetiva dos discentes nas etapas do trabalho. As brincadeiras ou brinquedos mais conhecidos foram pega-pega, soltar pipa e esconde-esconde. As brincadeiras e brinquedos mais preferidos foram esconde-esconde, pula corda, pega-pega, e ioiô. Nas diversas etapas do trabalho foi possível proporcionar as crianças oportunidades de manifestarem suas opiniões, ouvirem outro, relatar fatos, ler a respeito dos mesmos, produzir e comparar os produtos elaborados, participando efetivamente do processo de aprendizagem de forma mais autônoma e lúdica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÕES LÚDICAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES, INTERAÇÃO SOCIAL E AFETIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID3147_11092017163032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O lúdico como um recurso de aprendizagem, possibilita motivar a criança para aprendizagem de conhecimentos, procedimentos e atitudes, bem como melhorar as relações de socialização no ambiente escolar. Este trabalho teve como objetivo propiciar aos alunos momentos de interações lúdicas como instrumento facilitador da aprendizagem possibilitando uma melhor interação social e afetiva. O trabalho foi desenvolvido com no do ensino fundamental I na escola Municipal professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. Foi inicialmente realizado uma sensibilização junto à comunidade escolar, seguido de dinâmicas com regras do brincar e aceitação das regras dos jogos. Em seguida foi realizada uma pesquisa para saber que brinquedos e brincadeiras os mesmos conheciam e brincavam. Foi realizada coleta e seleção de materiais recicláveis para oficinas de produção dos brinquedos. Objetivando também trabalhar a oralidade, a criatividade e a reflexão, foi introduzido poemas relacionadas aos brinquedos e brincadeiras. Foi possível perceber a motivação e participação efetiva dos discentes nas etapas do trabalho. As brincadeiras ou brinquedos mais conhecidos foram pega-pega, soltar pipa e esconde-esconde. As brincadeiras e brinquedos mais preferidos foram esconde-esconde, pula corda, pega-pega, e ioiô. Nas diversas etapas do trabalho foi possível proporcionar as crianças oportunidades de manifestarem suas opiniões, ouvirem outro, relatar fatos, ler a respeito dos mesmos, produzir e comparar os produtos elaborados, participando efetivamente do processo de aprendizagem de forma mais autônoma e lúdica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.