Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM MATEMÁTICA EM CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, APLICAÇÃO PRÁTICA, SOLUCIONADORES DE PROBLEMAS Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37464
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3269
    "inscrito_id" => 7749
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA EM CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO"
    "resumo" => "O presente trabalho visa apresentar de maneira geral, a viabilidade da implementação de uma nova metodologia de ensino, a Modelagem Matemática que por conta do seu caráter integrador, que buscar  relacionar  os conteúdos dados em sala de aula  com  a  realidade  dos  alunos  em  questão,  criando  situações  onde  eles  possam, usar ou aperfeiçoar conhecimentos que já possuem ou adquirir novos saberes  para resolver diferentes situações, se mostra um proposta bastante atraente para fugir do ensino ritmado e maçante oferecido pela metodologia atual de ensino, que aliado à desmotivação do professor frente ao desafio de modificar suas aulas, transformam o ensino da matemática em uma grande receita de bolo a ser seguida sem questionamentos. O trabalho foi desenvolvido analisando o desempenho de duas turmas de alunos com idades entre 18 e 31 anos, sendo que todos já haviam completado o ensino médio e se preparavam para prestar concurso e/ou vestibular, o desenvolvimento dos alunos monitorado antes e depois da aplicação do novo método de ensino. Relataremos como as atividades ocorreram bem como os resultados e as consequências da modelagem matemática no aprendizado das ciências exatas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, APLICAÇÃO PRÁTICA, SOLUCIONADORES DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID7749_09102017215056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO CÉSAR ALVES GUSMÃO "
    "autor_nome_curto" => "CAIO CÉSAR "
    "autor_email" => "caiocealgu@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37464
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3269
    "inscrito_id" => 7749
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA EM CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO"
    "resumo" => "O presente trabalho visa apresentar de maneira geral, a viabilidade da implementação de uma nova metodologia de ensino, a Modelagem Matemática que por conta do seu caráter integrador, que buscar  relacionar  os conteúdos dados em sala de aula  com  a  realidade  dos  alunos  em  questão,  criando  situações  onde  eles  possam, usar ou aperfeiçoar conhecimentos que já possuem ou adquirir novos saberes  para resolver diferentes situações, se mostra um proposta bastante atraente para fugir do ensino ritmado e maçante oferecido pela metodologia atual de ensino, que aliado à desmotivação do professor frente ao desafio de modificar suas aulas, transformam o ensino da matemática em uma grande receita de bolo a ser seguida sem questionamentos. O trabalho foi desenvolvido analisando o desempenho de duas turmas de alunos com idades entre 18 e 31 anos, sendo que todos já haviam completado o ensino médio e se preparavam para prestar concurso e/ou vestibular, o desenvolvimento dos alunos monitorado antes e depois da aplicação do novo método de ensino. Relataremos como as atividades ocorreram bem como os resultados e as consequências da modelagem matemática no aprendizado das ciências exatas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, APLICAÇÃO PRÁTICA, SOLUCIONADORES DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID7749_09102017215056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO CÉSAR ALVES GUSMÃO "
    "autor_nome_curto" => "CAIO CÉSAR "
    "autor_email" => "caiocealgu@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho visa apresentar de maneira geral, a viabilidade da implementação de uma nova metodologia de ensino, a Modelagem Matemática que por conta do seu caráter integrador, que buscar relacionar os conteúdos dados em sala de aula com a realidade dos alunos em questão, criando situações onde eles possam, usar ou aperfeiçoar conhecimentos que já possuem ou adquirir novos saberes para resolver diferentes situações, se mostra um proposta bastante atraente para fugir do ensino ritmado e maçante oferecido pela metodologia atual de ensino, que aliado à desmotivação do professor frente ao desafio de modificar suas aulas, transformam o ensino da matemática em uma grande receita de bolo a ser seguida sem questionamentos. O trabalho foi desenvolvido analisando o desempenho de duas turmas de alunos com idades entre 18 e 31 anos, sendo que todos já haviam completado o ensino médio e se preparavam para prestar concurso e/ou vestibular, o desenvolvimento dos alunos monitorado antes e depois da aplicação do novo método de ensino. Relataremos como as atividades ocorreram bem como os resultados e as consequências da modelagem matemática no aprendizado das ciências exatas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.