SANTOS, Wilka Barbosa Dos. Adolescência e sexualidade no ensino médio. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35724>. Acesso em: 23/12/2024 05:02
O trabalho se propõe a realizar uma análise a respeito das percepções que os adolescentes do Ensino Médio têm em relação a sexualidade. O objetivo do estudo é demonstrar a influência que a Instituição escolar desempenha sob os comportamentos e pensamentos dos jovens, contribuindo para que alguns assuntos sejam vistos como absurdo, logo, não discutindo-os. Metodologicamente, fez-se necessário a realização de uma pesquisa de cunho qualitativo numa escola pública, localizada no bairro dos Estados em João Pessoa, escolhendo como amostra os alunos do Ensino Médio. A técnica de pesquisa utilizada foi da observação e conversas informais nas aulas de Sociologia, aproveitando que a discussão de gênero fazia parte da proposta do ano letivo da disciplina e nos contextos de pátio e corredores da escola, haja vista eram os ambientes em que os alunos se encontravam mais desinibidos. Teoricamente, o trabalho conta com algumas contribuições, como: Louro (2000), dentre outros estudiosos que refletem a respeito das categorias de gênero, sexualidade e educação sexual. Os resultados da pesquisa apontaram que a Instituição escolar junto com a família confere grande impacto nas relações sociais dos adolescentes, sobretudo, ao que diz respeito ao seu “papel” social de gênero. Contudo, não podemos constatar ainda uma influência construtiva, alertando para a necessidade das escolas se comprometerem na inclusão da educação sexual em dado contexto. A partir disso, também ficou notório a relevância da Sociologia nas escolas, já que se trata de uma ciência capaz de desconstruir, a partir dos debates, comportamentos e pensamentos enraizados. Então, está cada vez mais urgente a presença de uma educação sexual nas escolas para demosntrar aos jovens que a sexualidade, dentre outras temáticas, não é algo engraçado de se discutir, mas algo que faz parte das experiências e relações sociais.