ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35724 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 1251 "titulo" => "ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho se propõe a realizar uma análise a respeito das percepções que os adolescentes do Ensino Médio têm em relação a sexualidade. O objetivo do estudo é demonstrar a influência que a Instituição escolar desempenha sob os comportamentos e pensamentos dos jovens, contribuindo para que alguns assuntos sejam vistos como absurdo, logo, não discutindo-os. Metodologicamente, fez-se necessário a realização de uma pesquisa de cunho qualitativo numa escola pública, localizada no bairro dos Estados em João Pessoa, escolhendo como amostra os alunos do Ensino Médio. A técnica de pesquisa utilizada foi da observação e conversas informais nas aulas de Sociologia, aproveitando que a discussão de gênero fazia parte da proposta do ano letivo da disciplina e nos contextos de pátio e corredores da escola, haja vista eram os ambientes em que os alunos se encontravam mais desinibidos. Teoricamente, o trabalho conta com algumas contribuições, como: Louro (2000), dentre outros estudiosos que refletem a respeito das categorias de gênero, sexualidade e educação sexual. Os resultados da pesquisa apontaram que a Instituição escolar junto com a família confere grande impacto nas relações sociais dos adolescentes, sobretudo, ao que diz respeito ao seu “papel” social de gênero. Contudo, não podemos constatar ainda uma influência construtiva, alertando para a necessidade das escolas se comprometerem na inclusão da educação sexual em dado contexto. A partir disso, também ficou notório a relevância da Sociologia nas escolas, já que se trata de uma ciência capaz de desconstruir, a partir dos debates, comportamentos e pensamentos enraizados. Então, está cada vez mais urgente a presença de uma educação sexual nas escolas para demosntrar aos jovens que a sexualidade, dentre outras temáticas, não é algo engraçado de se discutir, mas algo que faz parte das experiências e relações sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE, ESCOLA, EDUCAÇÃO SEXUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID1251_06042017174712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILKA BARBOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "WILKA SANTOS" "autor_email" => "wilkabarbosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35724 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 1251 "titulo" => "ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho se propõe a realizar uma análise a respeito das percepções que os adolescentes do Ensino Médio têm em relação a sexualidade. O objetivo do estudo é demonstrar a influência que a Instituição escolar desempenha sob os comportamentos e pensamentos dos jovens, contribuindo para que alguns assuntos sejam vistos como absurdo, logo, não discutindo-os. Metodologicamente, fez-se necessário a realização de uma pesquisa de cunho qualitativo numa escola pública, localizada no bairro dos Estados em João Pessoa, escolhendo como amostra os alunos do Ensino Médio. A técnica de pesquisa utilizada foi da observação e conversas informais nas aulas de Sociologia, aproveitando que a discussão de gênero fazia parte da proposta do ano letivo da disciplina e nos contextos de pátio e corredores da escola, haja vista eram os ambientes em que os alunos se encontravam mais desinibidos. Teoricamente, o trabalho conta com algumas contribuições, como: Louro (2000), dentre outros estudiosos que refletem a respeito das categorias de gênero, sexualidade e educação sexual. Os resultados da pesquisa apontaram que a Instituição escolar junto com a família confere grande impacto nas relações sociais dos adolescentes, sobretudo, ao que diz respeito ao seu “papel” social de gênero. Contudo, não podemos constatar ainda uma influência construtiva, alertando para a necessidade das escolas se comprometerem na inclusão da educação sexual em dado contexto. A partir disso, também ficou notório a relevância da Sociologia nas escolas, já que se trata de uma ciência capaz de desconstruir, a partir dos debates, comportamentos e pensamentos enraizados. Então, está cada vez mais urgente a presença de uma educação sexual nas escolas para demosntrar aos jovens que a sexualidade, dentre outras temáticas, não é algo engraçado de se discutir, mas algo que faz parte das experiências e relações sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE, ESCOLA, EDUCAÇÃO SEXUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID1251_06042017174712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILKA BARBOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "WILKA SANTOS" "autor_email" => "wilkabarbosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }