Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA DA QUÍMICA DA ÁGUA PARA ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, QUÍMICA DA ÁGUA, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As dificuldades de aprendizagem no ensino de química constituem um tema desafiante para os professores. No contexto do ensino de Química, é muito persistente práticas pedagógicas tradicionais e descontextualizadas, o que contribui para a desinteresse dos estudantes pela matéria, bem como dificuldades de aprender e de relacionar o conteúdo estudado ao cotidiano, mesmo à química estando presente na realidade diária da humanidade. Este trabalho foi desenvolvido mediante às observações feita em sala de aula no decorrer dos Estágios Supervisionado I e II, quando percebido que os alunos não conseguem relacionar os assuntos de química ensinados com a realidade do dia adia. Com o objetivo de contextualizar e facilitar a compreensão dos mesmos, dando a eles oportunidade para refletirem e buscarem respostas para suas indagações resolveu-se buscar uma proposta pedagógica a abordagem da experimentação problematizadora para o ensino de algumas propriedades físico-química da água; sabendo que o uso da experimentação é um método de grande valia para uma aprendizagem significava, objetivando despertar no aluno o interesse pela disciplina de química e pelo conteúdo abordado. O estudo foi realizado em três momentos, na Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos na cidade de Boa Vista/RR, com alunos da terceira série do Ensino Médio regular da Escola Estadual Major Alcides, sendo a amostra composta por 48 alunos do turno matutino. No primeiro momento pedagógico foi dado início com a problematização inicial: Qual a importância da água para sua vida? Para obter o conhecimento prévio dos estudantes foi desenvolvido um questionário composto de 8 questões onde os alunos individualmente relataram seus conhecimentos referente a química da água. No segundo momento pedagógico foi realizado a organização do conhecimento, com o procedimento experimental seguindo o roteiro proposto. No terceiro e último momento pedagógico para sistematização do conhecimento foram elaboradas algumas questões referente aos experimentos para o grupo participante relatar seus novos conhecimentos. Para a realização dos experimentos foram utilizados materiais de baixo custo e de fácil acesso, cujos temas foram: pH, tensão superficial, densidade, sólidos totais e as propriedades físicas da água. O questionário inicial permitiu observar a importância da interdisciplinaridade no cotidiano escolar, pois os alunos relacionaram as perguntas com temas abordados em biologia. No entanto, mesmo se tratando de assuntos do seu cotidiano, não conseguiam associar como sendo propriedades químicas e físicas existente na água. A experimentação proporcionou aos alunos a correlação entre teoria e a prática de seu cotidiano, também maior interação e envolvimento. Comparando as respostas do questionário inicial, com as do questionário final, percebe-se que houve um aprendizado significativo após a metodologia realizada. Portanto, o ensino da química da água através de experimentação problematizadora resultou em uma boa proposta, pois os alunos interagiram de forma descontraída, fazendo do conhecimento prévio do estudante ponto de partida, e a partir dai, introduzir novos conhecimentos relacionando com coisas de sua vivencia no cotidiano.

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