Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: IDENTIFICAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, REAÇÕES QUÍMICAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38848
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2409
    "inscrito_id" => 3070
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: IDENTIFICAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "Para o Ensino de Química, assim como as demais áreas científicas, muitas críticas são consideráveis, em função de que o conhecimento que está sendo desenvolvido seja puramente acadêmico, que está causando nos estudantes, uma sensação que é determinada uma definição está pronto e acabado, ou seja, não colocando dúvidas sobre o que se ensina. Em grande parte, as atividades experimentais, utilizam ou não o ambiente adequado como o de um laboratório escolar, que  podem ser utilizados como ponto de partida para a compreensão de conceitos e sua relação com as ideias, podendo interligar teoria a pratica. Sendo assim, a Experimentação surge como uma parte imprescindível no que se diz respeito ao processo de investigação. Portanto, a função da experimentação está na caracterização de seu papel investigativo e função pedagógica no método de auxiliar o aluno na compreensão dos fenômenos químicos essa necessidade é reconhecida para todos aqueles que fazem o ensino de ciências. O objetivo desse artigo é verificar se o uso de aulas experimentais para o aprendizado de Reações Químicas no ensino médio é realmente eficaz, podendo assim, observar e avaliar o desempenho e domínio dos alunos antes dos experimentos e após os experimentos. Mostrando que as reações químicas são aplicadas ao dia a dia dos alunos. O público alvo da pesquisa foram 29 alunos da modalidade do Ensino médio de uma Escola Pública, localizadas na cidade de Areia – PB. Os dados foram coletados através de um questionário para a avaliação da prática na concepção dos alunos, era composto com 8 questões, sendo que as 4 primeiras perguntas foram pré-experimento e as outras 4 pós- experimento com espaço para comentários. Para a atividade experimental “identificação de reações químicas de acordo com a variação de complexidade” foi elaborada em etapas, onde cada reação química era realizada por vez para reconhecer os diferentes tipos de reações químicas. Esta pesquisa envolveu discussões sobre a identificação de reações químicas de acordo com a variação de complexidade, a prática experimental surgiu como uma metodologia para auxiliar os alunos no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, REAÇÕES QUÍMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3070_11092017224301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO EDUARDO"
    "autor_email" => "DIEGOEDUARDOUEPB@GMAIL.CO"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38848
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2409
    "inscrito_id" => 3070
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: IDENTIFICAÇÃO DE REAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "Para o Ensino de Química, assim como as demais áreas científicas, muitas críticas são consideráveis, em função de que o conhecimento que está sendo desenvolvido seja puramente acadêmico, que está causando nos estudantes, uma sensação que é determinada uma definição está pronto e acabado, ou seja, não colocando dúvidas sobre o que se ensina. Em grande parte, as atividades experimentais, utilizam ou não o ambiente adequado como o de um laboratório escolar, que  podem ser utilizados como ponto de partida para a compreensão de conceitos e sua relação com as ideias, podendo interligar teoria a pratica. Sendo assim, a Experimentação surge como uma parte imprescindível no que se diz respeito ao processo de investigação. Portanto, a função da experimentação está na caracterização de seu papel investigativo e função pedagógica no método de auxiliar o aluno na compreensão dos fenômenos químicos essa necessidade é reconhecida para todos aqueles que fazem o ensino de ciências. O objetivo desse artigo é verificar se o uso de aulas experimentais para o aprendizado de Reações Químicas no ensino médio é realmente eficaz, podendo assim, observar e avaliar o desempenho e domínio dos alunos antes dos experimentos e após os experimentos. Mostrando que as reações químicas são aplicadas ao dia a dia dos alunos. O público alvo da pesquisa foram 29 alunos da modalidade do Ensino médio de uma Escola Pública, localizadas na cidade de Areia – PB. Os dados foram coletados através de um questionário para a avaliação da prática na concepção dos alunos, era composto com 8 questões, sendo que as 4 primeiras perguntas foram pré-experimento e as outras 4 pós- experimento com espaço para comentários. Para a atividade experimental “identificação de reações químicas de acordo com a variação de complexidade” foi elaborada em etapas, onde cada reação química era realizada por vez para reconhecer os diferentes tipos de reações químicas. Esta pesquisa envolveu discussões sobre a identificação de reações químicas de acordo com a variação de complexidade, a prática experimental surgiu como uma metodologia para auxiliar os alunos no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, REAÇÕES QUÍMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3070_11092017224301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO EDUARDO"
    "autor_email" => "DIEGOEDUARDOUEPB@GMAIL.CO"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Para o Ensino de Química, assim como as demais áreas científicas, muitas críticas são consideráveis, em função de que o conhecimento que está sendo desenvolvido seja puramente acadêmico, que está causando nos estudantes, uma sensação que é determinada uma definição está pronto e acabado, ou seja, não colocando dúvidas sobre o que se ensina. Em grande parte, as atividades experimentais, utilizam ou não o ambiente adequado como o de um laboratório escolar, que podem ser utilizados como ponto de partida para a compreensão de conceitos e sua relação com as ideias, podendo interligar teoria a pratica. Sendo assim, a Experimentação surge como uma parte imprescindível no que se diz respeito ao processo de investigação. Portanto, a função da experimentação está na caracterização de seu papel investigativo e função pedagógica no método de auxiliar o aluno na compreensão dos fenômenos químicos essa necessidade é reconhecida para todos aqueles que fazem o ensino de ciências. O objetivo desse artigo é verificar se o uso de aulas experimentais para o aprendizado de Reações Químicas no ensino médio é realmente eficaz, podendo assim, observar e avaliar o desempenho e domínio dos alunos antes dos experimentos e após os experimentos. Mostrando que as reações químicas são aplicadas ao dia a dia dos alunos. O público alvo da pesquisa foram 29 alunos da modalidade do Ensino médio de uma Escola Pública, localizadas na cidade de Areia – PB. Os dados foram coletados através de um questionário para a avaliação da prática na concepção dos alunos, era composto com 8 questões, sendo que as 4 primeiras perguntas foram pré-experimento e as outras 4 pós- experimento com espaço para comentários. Para a atividade experimental “identificação de reações químicas de acordo com a variação de complexidade” foi elaborada em etapas, onde cada reação química era realizada por vez para reconhecer os diferentes tipos de reações químicas. Esta pesquisa envolveu discussões sobre a identificação de reações químicas de acordo com a variação de complexidade, a prática experimental surgiu como uma metodologia para auxiliar os alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.