Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DA MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE CASAS

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, PERÍMETRO, ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35687
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4701
    "inscrito_id" => 7384
    "titulo" => "ABORDAGEM DA MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE CASAS"
    "resumo" => "Esse trabalho consiste em mais uma inciativa do PIBID – Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus, Petrolina, procurando aqui evidenciar as contribuições que podem ser alcançadas por meio da vivência de um Projeto de Modelagem Matemática, intitulado como Construção de Casas, tendo como objetivo geral abordar os conceitos de Escala, Perímetro e Área de figuras geométricas planas por meio da construção de maquetes e plantas baixas das casas dos próprios alunos. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa de campo de caráter exploratória ou diagnóstica, sendo esta realizada em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Vale ressaltar que esse trabalho foi desenvolvido em três momentos distintos, de forma sequenciada: primeiro a apresentação do projeto para as turmas, segundo a vivência do projeto por meio da análise da casa a ser estudada e o terceiro foi a culminância do projeto na sala de aula com a exposição das maquetes, bem como, da planta baixa das respectivas casas. Ao final do trabalho foi aplicado um questionário, no intuito de se verificar a opinião dos alunos quanto ao emprego desse tipo metodologia no ensino da Matemática. De modo geral, os alunos foram bem comprometidos com o trabalho ao tempo em que demonstraram preocupados em desenvolverem um trabalho de qualidade. Na culminância dos trabalhos, os grupos mostraram seu esforço, empenho, criatividade e, mais ainda, um momento de troca de experiências. Os alunos também consideraram o projeto muito importante para promoção da aprendizagem. Diante das experiências com este projeto, pôde-se concluir que, se o professor de Matemática direciona a abordagem de determinado conceito Matemático por meio de uma situação relacionada com o cotidiano de seus alunos, este estará buscando uma aprendizagem que servirá de base tanto em vestibulares quanto para a vida de tais alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, PERÍMETRO, ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7384_16102017233302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÍLIA BATISTA DANTAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA DANTAS"
    "autor_email" => "lucilia.batista@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35687
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4701
    "inscrito_id" => 7384
    "titulo" => "ABORDAGEM DA MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE CASAS"
    "resumo" => "Esse trabalho consiste em mais uma inciativa do PIBID – Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus, Petrolina, procurando aqui evidenciar as contribuições que podem ser alcançadas por meio da vivência de um Projeto de Modelagem Matemática, intitulado como Construção de Casas, tendo como objetivo geral abordar os conceitos de Escala, Perímetro e Área de figuras geométricas planas por meio da construção de maquetes e plantas baixas das casas dos próprios alunos. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa de campo de caráter exploratória ou diagnóstica, sendo esta realizada em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Vale ressaltar que esse trabalho foi desenvolvido em três momentos distintos, de forma sequenciada: primeiro a apresentação do projeto para as turmas, segundo a vivência do projeto por meio da análise da casa a ser estudada e o terceiro foi a culminância do projeto na sala de aula com a exposição das maquetes, bem como, da planta baixa das respectivas casas. Ao final do trabalho foi aplicado um questionário, no intuito de se verificar a opinião dos alunos quanto ao emprego desse tipo metodologia no ensino da Matemática. De modo geral, os alunos foram bem comprometidos com o trabalho ao tempo em que demonstraram preocupados em desenvolverem um trabalho de qualidade. Na culminância dos trabalhos, os grupos mostraram seu esforço, empenho, criatividade e, mais ainda, um momento de troca de experiências. Os alunos também consideraram o projeto muito importante para promoção da aprendizagem. Diante das experiências com este projeto, pôde-se concluir que, se o professor de Matemática direciona a abordagem de determinado conceito Matemático por meio de uma situação relacionada com o cotidiano de seus alunos, este estará buscando uma aprendizagem que servirá de base tanto em vestibulares quanto para a vida de tais alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, PERÍMETRO, ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7384_16102017233302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÍLIA BATISTA DANTAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA DANTAS"
    "autor_email" => "lucilia.batista@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho consiste em mais uma inciativa do PIBID – Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus, Petrolina, procurando aqui evidenciar as contribuições que podem ser alcançadas por meio da vivência de um Projeto de Modelagem Matemática, intitulado como Construção de Casas, tendo como objetivo geral abordar os conceitos de Escala, Perímetro e Área de figuras geométricas planas por meio da construção de maquetes e plantas baixas das casas dos próprios alunos. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa de campo de caráter exploratória ou diagnóstica, sendo esta realizada em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Vale ressaltar que esse trabalho foi desenvolvido em três momentos distintos, de forma sequenciada: primeiro a apresentação do projeto para as turmas, segundo a vivência do projeto por meio da análise da casa a ser estudada e o terceiro foi a culminância do projeto na sala de aula com a exposição das maquetes, bem como, da planta baixa das respectivas casas. Ao final do trabalho foi aplicado um questionário, no intuito de se verificar a opinião dos alunos quanto ao emprego desse tipo metodologia no ensino da Matemática. De modo geral, os alunos foram bem comprometidos com o trabalho ao tempo em que demonstraram preocupados em desenvolverem um trabalho de qualidade. Na culminância dos trabalhos, os grupos mostraram seu esforço, empenho, criatividade e, mais ainda, um momento de troca de experiências. Os alunos também consideraram o projeto muito importante para promoção da aprendizagem. Diante das experiências com este projeto, pôde-se concluir que, se o professor de Matemática direciona a abordagem de determinado conceito Matemático por meio de uma situação relacionada com o cotidiano de seus alunos, este estará buscando uma aprendizagem que servirá de base tanto em vestibulares quanto para a vida de tais alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.