O presente trabalho teve como foco analisar as dificuldades de aprendizagem na leitura dos alunos nos três primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de Campina Grande/PB-Brasil, bem como colaborar para o desenvolvimento do processo da construção de aprendizagem da leitura de crianças em uma perspectiva de minimizar as dificuldades de aprendizagem da leitura dessas crianças visando uma melhor qualidade no processo ensino aprendizagem. A metodologia desta pesquisa foi de enfoque qualitativo de nível descritivo, a abordagem centra-se no procedimento de pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa, gestores escolares, coordenador pedagógico, professores, alunos dos três primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturado com o intuito de identificar aspectos relevantes às dificuldades de aprendizagem da leitura. Pelos resultados da pesquisa compreendemos que as crianças possam ter na escola, ainda na alfabetização um ensino mais amplo no que se refere ao processo de construção da leitura, em que os alunos estejam inseridos na leitura por meio dos diferentes gêneros textuais para que consigam adquirir o gosto e o hábito da leitura e posteriormente, possam se tornar cidadãos leitores autônomos e competentes a atuar de forma crítica em meio ao seu contexto social.