ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS NA ROÇA DE CANDOMBLÉ OYÁ AFUNGILASÉ
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34976 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1919 "inscrito_id" => 871 "titulo" => "ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS NA ROÇA DE CANDOMBLÉ OYÁ AFUNGILASÉ" "resumo" => """ Conforme o processo de homogeneização cultural predominantemente cristão, ficaram esquecidas as contribuições das filosofias religiosas, principalmente os cultos afro-brasileiros, no que se refere às ações sociais implementadas para combater a pobreza. Partindo dessa problemática, este artigo apresenta como objetivo geral analisar as ações realizadas pela Roça de Candomblé Oyá Afungilasé para minimizar os efeitos da pobreza junto à periferia da cidade de Ceará-Mirim/RN. Com os objetivos específicos a pesquisa vai resgatar a história da religião de matriz africana, especificamente a história da Roça Oyá Afungilasé; Conhecer as políticas públicas voltadas à igualdade racial e ao enfrentamento da pobreza e da desigualdade social; Refletir sobre o fenômeno social da pobreza e da desigualdade social nos bolsões de pobreza e a contribuição da escola no seu enfrentamento; E Identificar as ações da Roça Oyá Afungilasé para minimizar os efeitos danosos da pobreza e da desigualdade social em um bairro periférico da cidade de Ceará-Mirim/RN. Nesse sentido, a pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: como as representações e práticas religiosas de matriz africana, especificamente o candomblé, se manifestam no cotidiano de negação de direitos, vulnerabilidade e desigualdades sociais? No desenvolvimento do trabalho, optou-se pela pesquisa etnográfica, uma vez que sua origem está na antropologia, conseguindo descrever ideias de uma cultura específica. Como resultado destas elucubrações, evidenciou-se que a educação na Roça Oyá Afungilasé contribuiu de maneira contextualizada, significativa e emancipatória para a formação de crianças e adolescentes, sem dualidades, sem fragmentações, numa perspectiva de envolvimento e pertencimento, instaurando atitudes de respeito à diferença, maior visibilidade aos problemas gerados pela desigualdade social em um bairro periférico e apresentação da educação como mecanismo de ascensão social e cultural.\r\n \r\n \r\n Palavras-chaves: Educação, Pobreza, Desigualdade, Matrizes Africanas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUAÇÃO, POBREZA, DESIGUALDADE, MATRIZES AFRICANAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID871_11092017150102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARIA DE CASTRO PONTES" "autor_nome_curto" => "DI CASTRO" "autor_email" => "dicastro.uabnatal@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34976 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1919 "inscrito_id" => 871 "titulo" => "ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS NA ROÇA DE CANDOMBLÉ OYÁ AFUNGILASÉ" "resumo" => """ Conforme o processo de homogeneização cultural predominantemente cristão, ficaram esquecidas as contribuições das filosofias religiosas, principalmente os cultos afro-brasileiros, no que se refere às ações sociais implementadas para combater a pobreza. Partindo dessa problemática, este artigo apresenta como objetivo geral analisar as ações realizadas pela Roça de Candomblé Oyá Afungilasé para minimizar os efeitos da pobreza junto à periferia da cidade de Ceará-Mirim/RN. Com os objetivos específicos a pesquisa vai resgatar a história da religião de matriz africana, especificamente a história da Roça Oyá Afungilasé; Conhecer as políticas públicas voltadas à igualdade racial e ao enfrentamento da pobreza e da desigualdade social; Refletir sobre o fenômeno social da pobreza e da desigualdade social nos bolsões de pobreza e a contribuição da escola no seu enfrentamento; E Identificar as ações da Roça Oyá Afungilasé para minimizar os efeitos danosos da pobreza e da desigualdade social em um bairro periférico da cidade de Ceará-Mirim/RN. Nesse sentido, a pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: como as representações e práticas religiosas de matriz africana, especificamente o candomblé, se manifestam no cotidiano de negação de direitos, vulnerabilidade e desigualdades sociais? No desenvolvimento do trabalho, optou-se pela pesquisa etnográfica, uma vez que sua origem está na antropologia, conseguindo descrever ideias de uma cultura específica. Como resultado destas elucubrações, evidenciou-se que a educação na Roça Oyá Afungilasé contribuiu de maneira contextualizada, significativa e emancipatória para a formação de crianças e adolescentes, sem dualidades, sem fragmentações, numa perspectiva de envolvimento e pertencimento, instaurando atitudes de respeito à diferença, maior visibilidade aos problemas gerados pela desigualdade social em um bairro periférico e apresentação da educação como mecanismo de ascensão social e cultural.\r\n \r\n \r\n Palavras-chaves: Educação, Pobreza, Desigualdade, Matrizes Africanas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUAÇÃO, POBREZA, DESIGUALDADE, MATRIZES AFRICANAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID871_11092017150102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARIA DE CASTRO PONTES" "autor_nome_curto" => "DI CASTRO" "autor_email" => "dicastro.uabnatal@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }