Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO DA PAISAGEM E SEUS SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS PARA POPULAÇÃO RIBEIRINHA DA BACIA DO PINA NA VIZINHANÇA DO SHOPPING RIO MAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID (IFPE-RECIFE)

Palavra-chaves: PAISAGEM, GEOGRAFIA, ENSINO, PIBID Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37741
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3944
    "inscrito_id" => 6254
    "titulo" => "O ESTUDO DA PAISAGEM E SEUS SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS PARA POPULAÇÃO RIBEIRINHA DA BACIA DO PINA NA VIZINHANÇA DO SHOPPING RIO MAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID (IFPE-RECIFE)"
    "resumo" => "O objetivo desse artigo é conhecer o significado da paisagem para os moradores ribeirinhos da bacia do Rio Pina na vizinhança do Shopping Rio Mar no seu cotidiano de vida. Com esse propósito o estudo atribui-se a um olhar atual sobre o conceito de paisagem. Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar o objetivo proposto foram: 1) Aprofundamento dos estudos teóricos e metodológicos sobre os temas da Geografia cultural com foco no conceito de paisagem e o ensino de geografia no contexto da formação docente; 2) Efetivou-se entrevista semiestruturada com 10 moradores da comunidade ribeirinha sobre o significado da paisagem; 3) Foi realizada exposição da obra e vida de Josué de Castro e reflexões sobre a fome, o mangue, no IFPE/RECIFE. 4) A técnica usada no discorrer do trabalho foi a fotogeografia como estratégia didática a roborar as relações entre Geografia e Ensino e assim, aguçar a discussão sobre as paisagens invisíveis no olhar da sociedade e o despertar do interesse dos estudantes da educação básica na disciplina de geografia marcada numa racionalidade crítica-reflexiva inventariada na Educação Geográfica; 5) Foi realizada aula de campo nos rios Pina e Capibaribe. E para a maior compreensão dos saberes docentes e sua dimensão do saber ser e saber fazer do professor de Geografia escolheu essa abordagem qualitativa porque: “A pesquisa-ação está localizada na metodologia orientada à prática educacional.” SANDÍN ESTEBAN (2010, p. 167). O resultado do nosso estudo promoveu dados do perfil da população entrevistada, imagem e textos sobre o símbolo da paisagem para os moradores do Rio Pina como fonte de sobrevivência. O exercício de pesquisa e observação do futuro professor in loco favoreceu uma maior interação com o ensino de Geografia, essa relação resulta em uma nova percepção do saber fazer no estudo da paisagem e contribui de forma efetiva na formação do professor de Geografia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PAISAGEM, GEOGRAFIA, ENSINO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID6254_16102017124539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL VERÇOZA VALE"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL VERÇOZA"
    "autor_email" => "daniel_2vv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37741
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3944
    "inscrito_id" => 6254
    "titulo" => "O ESTUDO DA PAISAGEM E SEUS SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS PARA POPULAÇÃO RIBEIRINHA DA BACIA DO PINA NA VIZINHANÇA DO SHOPPING RIO MAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID (IFPE-RECIFE)"
    "resumo" => "O objetivo desse artigo é conhecer o significado da paisagem para os moradores ribeirinhos da bacia do Rio Pina na vizinhança do Shopping Rio Mar no seu cotidiano de vida. Com esse propósito o estudo atribui-se a um olhar atual sobre o conceito de paisagem. Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar o objetivo proposto foram: 1) Aprofundamento dos estudos teóricos e metodológicos sobre os temas da Geografia cultural com foco no conceito de paisagem e o ensino de geografia no contexto da formação docente; 2) Efetivou-se entrevista semiestruturada com 10 moradores da comunidade ribeirinha sobre o significado da paisagem; 3) Foi realizada exposição da obra e vida de Josué de Castro e reflexões sobre a fome, o mangue, no IFPE/RECIFE. 4) A técnica usada no discorrer do trabalho foi a fotogeografia como estratégia didática a roborar as relações entre Geografia e Ensino e assim, aguçar a discussão sobre as paisagens invisíveis no olhar da sociedade e o despertar do interesse dos estudantes da educação básica na disciplina de geografia marcada numa racionalidade crítica-reflexiva inventariada na Educação Geográfica; 5) Foi realizada aula de campo nos rios Pina e Capibaribe. E para a maior compreensão dos saberes docentes e sua dimensão do saber ser e saber fazer do professor de Geografia escolheu essa abordagem qualitativa porque: “A pesquisa-ação está localizada na metodologia orientada à prática educacional.” SANDÍN ESTEBAN (2010, p. 167). O resultado do nosso estudo promoveu dados do perfil da população entrevistada, imagem e textos sobre o símbolo da paisagem para os moradores do Rio Pina como fonte de sobrevivência. O exercício de pesquisa e observação do futuro professor in loco favoreceu uma maior interação com o ensino de Geografia, essa relação resulta em uma nova percepção do saber fazer no estudo da paisagem e contribui de forma efetiva na formação do professor de Geografia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PAISAGEM, GEOGRAFIA, ENSINO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID6254_16102017124539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL VERÇOZA VALE"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL VERÇOZA"
    "autor_email" => "daniel_2vv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo desse artigo é conhecer o significado da paisagem para os moradores ribeirinhos da bacia do Rio Pina na vizinhança do Shopping Rio Mar no seu cotidiano de vida. Com esse propósito o estudo atribui-se a um olhar atual sobre o conceito de paisagem. Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar o objetivo proposto foram: 1) Aprofundamento dos estudos teóricos e metodológicos sobre os temas da Geografia cultural com foco no conceito de paisagem e o ensino de geografia no contexto da formação docente; 2) Efetivou-se entrevista semiestruturada com 10 moradores da comunidade ribeirinha sobre o significado da paisagem; 3) Foi realizada exposição da obra e vida de Josué de Castro e reflexões sobre a fome, o mangue, no IFPE/RECIFE. 4) A técnica usada no discorrer do trabalho foi a fotogeografia como estratégia didática a roborar as relações entre Geografia e Ensino e assim, aguçar a discussão sobre as paisagens invisíveis no olhar da sociedade e o despertar do interesse dos estudantes da educação básica na disciplina de geografia marcada numa racionalidade crítica-reflexiva inventariada na Educação Geográfica; 5) Foi realizada aula de campo nos rios Pina e Capibaribe. E para a maior compreensão dos saberes docentes e sua dimensão do saber ser e saber fazer do professor de Geografia escolheu essa abordagem qualitativa porque: “A pesquisa-ação está localizada na metodologia orientada à prática educacional.” SANDÍN ESTEBAN (2010, p. 167). O resultado do nosso estudo promoveu dados do perfil da população entrevistada, imagem e textos sobre o símbolo da paisagem para os moradores do Rio Pina como fonte de sobrevivência. O exercício de pesquisa e observação do futuro professor in loco favoreceu uma maior interação com o ensino de Geografia, essa relação resulta em uma nova percepção do saber fazer no estudo da paisagem e contribui de forma efetiva na formação do professor de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.