A VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE O USO DA LINGUAGEM TEATRAL EM SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35678 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2906 "inscrito_id" => 7485 "titulo" => "A VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE O USO DA LINGUAGEM TEATRAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva que teve por objetivo avaliar a percepção que os professores de uma escola pública do interior do Estado da Paraíba, possuem em relação ao uso da linguagem teatral em sala de aula. O teatro na escola é visto como sendo uma iniciativa criativa, que é capaz de motivar o aluno para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, nesse ambiente privilegiado, o teatro não se configura como sendo um espetáculo com plateia. Ele representa um momento de aprendizagem. O Teatro-educação tem uma importância fundamental na educação no tocante às aulas de Arte. Essa integração permite ao aluno uma gama de aprendizados que vão desde a socialização, criatividade, coordenação, memorização até a linguagem que é própria dessa área do conhecimento. A presente pesquisa demonstrou que no contexto atual, o teatro é apresentando como sendo o caminho para as escolas atingirem uma integração entre os sujeitos de forma criativa, produzindo, assim, uma aprendizagem significativa. Assim, o teatro constitui-se num recurso pedagógico que pode contribuir para a superação de muitos problemas aprendizagem apresentados no contexto escolar. E, que o teatro é um recurso capaz de contribuir para o processo de ensino aprendizagem. Isto porque ele facilita o desenvolvimento do educando como um todo, levando a pensar e a raciocinar melhor, a memorizar o que este ler, faculdade esta que facilita a aprendizagem, pois permite que o educando, mentalmente repasse o conteúdo apresentado ou discutido em sala de aula. Através desta pesquisa constatou-se que quando se aplica o teatro como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem, otimiza-se o desempenho tanto do professor quanto dos alunos. Estes últimos são estimulando buscarem o conhecimento, ao contrário do que acontece nas aulas tradicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PROCESSO EDUCATIVO, TEATRO, CONTRIBUIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7485_27092017011815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS CARNEIRO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "THAIS BRITO" "autor_email" => "thaais1brito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35678 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2906 "inscrito_id" => 7485 "titulo" => "A VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DA PARAÍBA SOBRE O USO DA LINGUAGEM TEATRAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva que teve por objetivo avaliar a percepção que os professores de uma escola pública do interior do Estado da Paraíba, possuem em relação ao uso da linguagem teatral em sala de aula. O teatro na escola é visto como sendo uma iniciativa criativa, que é capaz de motivar o aluno para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, nesse ambiente privilegiado, o teatro não se configura como sendo um espetáculo com plateia. Ele representa um momento de aprendizagem. O Teatro-educação tem uma importância fundamental na educação no tocante às aulas de Arte. Essa integração permite ao aluno uma gama de aprendizados que vão desde a socialização, criatividade, coordenação, memorização até a linguagem que é própria dessa área do conhecimento. A presente pesquisa demonstrou que no contexto atual, o teatro é apresentando como sendo o caminho para as escolas atingirem uma integração entre os sujeitos de forma criativa, produzindo, assim, uma aprendizagem significativa. Assim, o teatro constitui-se num recurso pedagógico que pode contribuir para a superação de muitos problemas aprendizagem apresentados no contexto escolar. E, que o teatro é um recurso capaz de contribuir para o processo de ensino aprendizagem. Isto porque ele facilita o desenvolvimento do educando como um todo, levando a pensar e a raciocinar melhor, a memorizar o que este ler, faculdade esta que facilita a aprendizagem, pois permite que o educando, mentalmente repasse o conteúdo apresentado ou discutido em sala de aula. Através desta pesquisa constatou-se que quando se aplica o teatro como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem, otimiza-se o desempenho tanto do professor quanto dos alunos. Estes últimos são estimulando buscarem o conhecimento, ao contrário do que acontece nas aulas tradicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PROCESSO EDUCATIVO, TEATRO, CONTRIBUIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7485_27092017011815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS CARNEIRO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "THAIS BRITO" "autor_email" => "thaais1brito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }