Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

Palavra-chaves: FUNÇÃO EXPONENCIAL, MATEMÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35287
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2985
    "inscrito_id" => 514
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL"
    "resumo" => "O presente artigo aborda uma pesquisa realizada em uma escola pública localizada na cidade de Sousa-PB. Os resultados da pesquisa são provenientes de respostas coletadas por meio de dois questionários escritos aplicados com docentes de Matemática e discentes de duas turmas de 2º ano, ambos da referida escola. Um dos questionamentos deu-se em torno de como os alunos tiveram contato com o conteúdo de Função exponencial ao cursarem o 1º Ano do Ensino Médio regular na referida escola, levando em consideração o conhecimento construído até o momento sobre o assunto. Ao questionarmos todos os docentes de Matemática da referida instituição de ensino, procuramos saber como os mesmos exploram a contextualização no ensino da Matemática e mais especificamente a Função Exponencial. Este trabalho procura tecer algumas considerações sobre a importância da contextualização no ensino da Matemática e em particular no conteúdo de Função Exponencial de uma forma geral. Envolve discussões a cerca da importância dessa temática em nosso meio, as dificuldades encontradas tanto por professores como por alunos nas abordagens desse conteúdo, chegando a discutir alguns pontos de grande relevância em si tratando a forma como a contextualização pode contribuir no ensino e na aprendizagem de Matemática. Diante dessas discussões, da análise dos questionários e dos dados coletados, obtemos como resultado que os discentes pesquisados, na grande maioria, não compreenderam o que estudaram nas abordagens da Função Exponencial durante o ano letivo anterior. Segundo eles, o assunto foi abordado de forma sucinta e com poucas aplicações para o cotidiano. Já os docentes julgam a falta de tempo e a enorme quantidade de conteúdos que devem abordar durante o ano letivo como o principal motivo em abordar o conteúdo de Função Exponencial desprovidos de conexões com o nosso meio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÃO EXPONENCIAL, MATEMÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID514_30092017154133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVAN BEZERRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IVAN SOUSA"
    "autor_email" => "ivan2009.2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35287
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2985
    "inscrito_id" => 514
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL"
    "resumo" => "O presente artigo aborda uma pesquisa realizada em uma escola pública localizada na cidade de Sousa-PB. Os resultados da pesquisa são provenientes de respostas coletadas por meio de dois questionários escritos aplicados com docentes de Matemática e discentes de duas turmas de 2º ano, ambos da referida escola. Um dos questionamentos deu-se em torno de como os alunos tiveram contato com o conteúdo de Função exponencial ao cursarem o 1º Ano do Ensino Médio regular na referida escola, levando em consideração o conhecimento construído até o momento sobre o assunto. Ao questionarmos todos os docentes de Matemática da referida instituição de ensino, procuramos saber como os mesmos exploram a contextualização no ensino da Matemática e mais especificamente a Função Exponencial. Este trabalho procura tecer algumas considerações sobre a importância da contextualização no ensino da Matemática e em particular no conteúdo de Função Exponencial de uma forma geral. Envolve discussões a cerca da importância dessa temática em nosso meio, as dificuldades encontradas tanto por professores como por alunos nas abordagens desse conteúdo, chegando a discutir alguns pontos de grande relevância em si tratando a forma como a contextualização pode contribuir no ensino e na aprendizagem de Matemática. Diante dessas discussões, da análise dos questionários e dos dados coletados, obtemos como resultado que os discentes pesquisados, na grande maioria, não compreenderam o que estudaram nas abordagens da Função Exponencial durante o ano letivo anterior. Segundo eles, o assunto foi abordado de forma sucinta e com poucas aplicações para o cotidiano. Já os docentes julgam a falta de tempo e a enorme quantidade de conteúdos que devem abordar durante o ano letivo como o principal motivo em abordar o conteúdo de Função Exponencial desprovidos de conexões com o nosso meio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÃO EXPONENCIAL, MATEMÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID514_30092017154133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVAN BEZERRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IVAN SOUSA"
    "autor_email" => "ivan2009.2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo aborda uma pesquisa realizada em uma escola pública localizada na cidade de Sousa-PB. Os resultados da pesquisa são provenientes de respostas coletadas por meio de dois questionários escritos aplicados com docentes de Matemática e discentes de duas turmas de 2º ano, ambos da referida escola. Um dos questionamentos deu-se em torno de como os alunos tiveram contato com o conteúdo de Função exponencial ao cursarem o 1º Ano do Ensino Médio regular na referida escola, levando em consideração o conhecimento construído até o momento sobre o assunto. Ao questionarmos todos os docentes de Matemática da referida instituição de ensino, procuramos saber como os mesmos exploram a contextualização no ensino da Matemática e mais especificamente a Função Exponencial. Este trabalho procura tecer algumas considerações sobre a importância da contextualização no ensino da Matemática e em particular no conteúdo de Função Exponencial de uma forma geral. Envolve discussões a cerca da importância dessa temática em nosso meio, as dificuldades encontradas tanto por professores como por alunos nas abordagens desse conteúdo, chegando a discutir alguns pontos de grande relevância em si tratando a forma como a contextualização pode contribuir no ensino e na aprendizagem de Matemática. Diante dessas discussões, da análise dos questionários e dos dados coletados, obtemos como resultado que os discentes pesquisados, na grande maioria, não compreenderam o que estudaram nas abordagens da Função Exponencial durante o ano letivo anterior. Segundo eles, o assunto foi abordado de forma sucinta e com poucas aplicações para o cotidiano. Já os docentes julgam a falta de tempo e a enorme quantidade de conteúdos que devem abordar durante o ano letivo como o principal motivo em abordar o conteúdo de Função Exponencial desprovidos de conexões com o nosso meio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.