A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35287 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2985 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL" "resumo" => "O presente artigo aborda uma pesquisa realizada em uma escola pública localizada na cidade de Sousa-PB. Os resultados da pesquisa são provenientes de respostas coletadas por meio de dois questionários escritos aplicados com docentes de Matemática e discentes de duas turmas de 2º ano, ambos da referida escola. Um dos questionamentos deu-se em torno de como os alunos tiveram contato com o conteúdo de Função exponencial ao cursarem o 1º Ano do Ensino Médio regular na referida escola, levando em consideração o conhecimento construído até o momento sobre o assunto. Ao questionarmos todos os docentes de Matemática da referida instituição de ensino, procuramos saber como os mesmos exploram a contextualização no ensino da Matemática e mais especificamente a Função Exponencial. Este trabalho procura tecer algumas considerações sobre a importância da contextualização no ensino da Matemática e em particular no conteúdo de Função Exponencial de uma forma geral. Envolve discussões a cerca da importância dessa temática em nosso meio, as dificuldades encontradas tanto por professores como por alunos nas abordagens desse conteúdo, chegando a discutir alguns pontos de grande relevância em si tratando a forma como a contextualização pode contribuir no ensino e na aprendizagem de Matemática. Diante dessas discussões, da análise dos questionários e dos dados coletados, obtemos como resultado que os discentes pesquisados, na grande maioria, não compreenderam o que estudaram nas abordagens da Função Exponencial durante o ano letivo anterior. Segundo eles, o assunto foi abordado de forma sucinta e com poucas aplicações para o cotidiano. Já os docentes julgam a falta de tempo e a enorme quantidade de conteúdos que devem abordar durante o ano letivo como o principal motivo em abordar o conteúdo de Função Exponencial desprovidos de conexões com o nosso meio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "FUNÇÃO EXPONENCIAL, MATEMÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID514_30092017154133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVAN BEZERRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IVAN SOUSA" "autor_email" => "ivan2009.2@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35287 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2985 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL" "resumo" => "O presente artigo aborda uma pesquisa realizada em uma escola pública localizada na cidade de Sousa-PB. Os resultados da pesquisa são provenientes de respostas coletadas por meio de dois questionários escritos aplicados com docentes de Matemática e discentes de duas turmas de 2º ano, ambos da referida escola. Um dos questionamentos deu-se em torno de como os alunos tiveram contato com o conteúdo de Função exponencial ao cursarem o 1º Ano do Ensino Médio regular na referida escola, levando em consideração o conhecimento construído até o momento sobre o assunto. Ao questionarmos todos os docentes de Matemática da referida instituição de ensino, procuramos saber como os mesmos exploram a contextualização no ensino da Matemática e mais especificamente a Função Exponencial. Este trabalho procura tecer algumas considerações sobre a importância da contextualização no ensino da Matemática e em particular no conteúdo de Função Exponencial de uma forma geral. Envolve discussões a cerca da importância dessa temática em nosso meio, as dificuldades encontradas tanto por professores como por alunos nas abordagens desse conteúdo, chegando a discutir alguns pontos de grande relevância em si tratando a forma como a contextualização pode contribuir no ensino e na aprendizagem de Matemática. Diante dessas discussões, da análise dos questionários e dos dados coletados, obtemos como resultado que os discentes pesquisados, na grande maioria, não compreenderam o que estudaram nas abordagens da Função Exponencial durante o ano letivo anterior. Segundo eles, o assunto foi abordado de forma sucinta e com poucas aplicações para o cotidiano. Já os docentes julgam a falta de tempo e a enorme quantidade de conteúdos que devem abordar durante o ano letivo como o principal motivo em abordar o conteúdo de Função Exponencial desprovidos de conexões com o nosso meio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "FUNÇÃO EXPONENCIAL, MATEMÁTICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID514_30092017154133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVAN BEZERRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IVAN SOUSA" "autor_email" => "ivan2009.2@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }