O PERFIL E OS PROCESSOS DE LEITURA DO LEITOR NA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BRUMADO-BA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37860 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2005 "inscrito_id" => 1562 "titulo" => "O PERFIL E OS PROCESSOS DE LEITURA DO LEITOR NA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BRUMADO-BA" "resumo" => "A leitura constitui um canal para aquisição de conhecimentos, desperta emoções, diverte, é uma porta aberta para o mundo. A escola é uma das principais agências que promove práticas de leitura. A leitura é benéfica para todos os públicos e um auxílio para jovens e adultos participarem de forma mais eficaz da dinâmica da vida moderna e do mundo do trabalho. Sendo assim, a proposta dessa pesquisa tem como objetivo analisar o perfil e os processos de leitura na Educação de Jovens e Adultos, a partir da ideia de que a leitura é um processo de interação social e uma atividade importante para a construção da cidadania. Neste sentido, busca conhecer as possíveis causas das dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da EJA, de forma a traçar uma abordagem crítica do processo e do perfil desse leitor. Pretendemos refletir, no ensino de leitura do EJA, sobre as seguintes questões: Qual o tratamento metodológico dado à atividade de leitura e escrita? Como são abordados os textos na Educação de Jovens e Adultos? A leitura e a escrita têm recebido a devida importância? Vale ressaltar que entre os motivos que desencadearam o interesse por esse estudo foram às observações feitas pelos educandos do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado do Bahia, Campus XX, Brumado em turmas de EJA, na disciplina de estágio, com o intuito de elaboramos projetos de intervenção. Para a revisão bibliográfica dessa pesquisa foram utilizados autores como Arroyo (2005), Freire (2011), Kleiman (2010), Silva (2004), Soares (2008), Giasson (2000), entre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta e produção de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e também o processo de observação, com registro diário dos dados pertinentes à pesquisa de algumas atividades em sala de aula. O trabalho proposto pretende dessa forma, contribuir para uma compreensão acerca de letramento e sua importância nos processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos, bem como na utilização de novas práticas de leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, ENSINO, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1562_11092017161729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA " "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37860 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2005 "inscrito_id" => 1562 "titulo" => "O PERFIL E OS PROCESSOS DE LEITURA DO LEITOR NA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BRUMADO-BA" "resumo" => "A leitura constitui um canal para aquisição de conhecimentos, desperta emoções, diverte, é uma porta aberta para o mundo. A escola é uma das principais agências que promove práticas de leitura. A leitura é benéfica para todos os públicos e um auxílio para jovens e adultos participarem de forma mais eficaz da dinâmica da vida moderna e do mundo do trabalho. Sendo assim, a proposta dessa pesquisa tem como objetivo analisar o perfil e os processos de leitura na Educação de Jovens e Adultos, a partir da ideia de que a leitura é um processo de interação social e uma atividade importante para a construção da cidadania. Neste sentido, busca conhecer as possíveis causas das dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da EJA, de forma a traçar uma abordagem crítica do processo e do perfil desse leitor. Pretendemos refletir, no ensino de leitura do EJA, sobre as seguintes questões: Qual o tratamento metodológico dado à atividade de leitura e escrita? Como são abordados os textos na Educação de Jovens e Adultos? A leitura e a escrita têm recebido a devida importância? Vale ressaltar que entre os motivos que desencadearam o interesse por esse estudo foram às observações feitas pelos educandos do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado do Bahia, Campus XX, Brumado em turmas de EJA, na disciplina de estágio, com o intuito de elaboramos projetos de intervenção. Para a revisão bibliográfica dessa pesquisa foram utilizados autores como Arroyo (2005), Freire (2011), Kleiman (2010), Silva (2004), Soares (2008), Giasson (2000), entre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta e produção de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e também o processo de observação, com registro diário dos dados pertinentes à pesquisa de algumas atividades em sala de aula. O trabalho proposto pretende dessa forma, contribuir para uma compreensão acerca de letramento e sua importância nos processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos, bem como na utilização de novas práticas de leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, ENSINO, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1562_11092017161729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA " "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }