A PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DA FEIRA DE CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA ESTRATÉGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35518 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2861 "inscrito_id" => 4768 "titulo" => "A PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DA FEIRA DE CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA ESTRATÉGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Resumo: Este artigo procurou demonstrar que é possível tornar as aulas de Ciências e Biologia mais atraentes com a utilização da Pesquisa de Iniciação Científica aplicada como uma prática estratégica mediadora na Educação Básica permitindo que sejam alcançados resultados positivos em termos de ensino-aprendizagem. No contexto do uso das metodologias enquanto estratégias mediadoras de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio, que ocorrerram por meio de oficinas realizadas no contraturno das aulas de Ciências e Biologia durante o início do período letivo de 2016/1. As turmas foram constituídas por estudantes do nono ano do ensino fundamental e dois períodos do Ensino Médio (segundo e terceiro anos específicamente), ambas as modalidades ofertados pela Escola Estadual Julio Müller, situada no perímetro urbano, na Av. São Benedito, 2-94, localizada no bairro São Sebastião, no município de Barra do Bugres/MT. Em que os alunos foram impulsionados a participarem de Iniciação Científica na elaboração de atividades como: a escolhas das temáticas, pesquisas bibliográficas, discusões sobre a relevância dos temas, a relação dos conceitos explorados em sala de aula com o cotidianidade dos estudantes, a elaboração dos conteúdos e apresentação dos projetos na IV Feira de Ciencias do Território do Alto Paraguai/MT. Este estudo teve por objetivo socializar os conhecimentos adiquiridos coletivamente à partir da troca destas experiências, e a potencialização do uso da metodologias estrátégicas mediadoras de ensino por meio da pesquisa de Iniciação Científica na Educação Básica, com a possibilidade de identificar as características da compreensão científica a nível de comportamento cognitivo, relacionamento Interpessoal e valorização do conhecimento construído." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA, ; ESTUDANTES, METODOLOGIAS, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4768_25092017011956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZINETE DUARTE COSTA" "autor_nome_curto" => "LUZINETE DUARTE" "autor_email" => "luzinete_biolu@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35518 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2861 "inscrito_id" => 4768 "titulo" => "A PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DA FEIRA DE CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA ESTRATÉGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Resumo: Este artigo procurou demonstrar que é possível tornar as aulas de Ciências e Biologia mais atraentes com a utilização da Pesquisa de Iniciação Científica aplicada como uma prática estratégica mediadora na Educação Básica permitindo que sejam alcançados resultados positivos em termos de ensino-aprendizagem. No contexto do uso das metodologias enquanto estratégias mediadoras de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio, que ocorrerram por meio de oficinas realizadas no contraturno das aulas de Ciências e Biologia durante o início do período letivo de 2016/1. As turmas foram constituídas por estudantes do nono ano do ensino fundamental e dois períodos do Ensino Médio (segundo e terceiro anos específicamente), ambas as modalidades ofertados pela Escola Estadual Julio Müller, situada no perímetro urbano, na Av. São Benedito, 2-94, localizada no bairro São Sebastião, no município de Barra do Bugres/MT. Em que os alunos foram impulsionados a participarem de Iniciação Científica na elaboração de atividades como: a escolhas das temáticas, pesquisas bibliográficas, discusões sobre a relevância dos temas, a relação dos conceitos explorados em sala de aula com o cotidianidade dos estudantes, a elaboração dos conteúdos e apresentação dos projetos na IV Feira de Ciencias do Território do Alto Paraguai/MT. Este estudo teve por objetivo socializar os conhecimentos adiquiridos coletivamente à partir da troca destas experiências, e a potencialização do uso da metodologias estrátégicas mediadoras de ensino por meio da pesquisa de Iniciação Científica na Educação Básica, com a possibilidade de identificar as características da compreensão científica a nível de comportamento cognitivo, relacionamento Interpessoal e valorização do conhecimento construído." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA, ; ESTUDANTES, METODOLOGIAS, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4768_25092017011956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZINETE DUARTE COSTA" "autor_nome_curto" => "LUZINETE DUARTE" "autor_email" => "luzinete_biolu@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }