Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DA FEIRA DE CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA ESTRATÉGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA, ; ESTUDANTES, METODOLOGIAS, METODOLOGIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35518
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2861
    "inscrito_id" => 4768
    "titulo" => "A PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DA FEIRA DE CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA ESTRATÉGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Resumo: Este artigo procurou demonstrar que é possível tornar as aulas de Ciências e Biologia  mais  atraentes com a utilização  da  Pesquisa de Iniciação Científica aplicada como uma prática estratégica mediadora na Educação Básica permitindo que sejam  alcançados resultados positivos em termos de ensino-aprendizagem. No  contexto do uso das metodologias enquanto estratégias mediadoras de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio, que ocorrerram por meio de oficinas  realizadas no contraturno das aulas de Ciências e  Biologia  durante o início do período letivo de 2016/1.  As turmas foram constituídas por estudantes do nono ano do ensino fundamental e dois períodos do Ensino Médio (segundo e terceiro anos específicamente), ambas as modalidades ofertados pela Escola Estadual Julio Müller, situada no perímetro urbano, na Av. São Benedito, 2-94, localizada no bairro São Sebastião, no município de Barra do Bugres/MT. Em que os alunos foram impulsionados a participarem de Iniciação Científica na elaboração de atividades como: a escolhas das temáticas, pesquisas bibliográficas, discusões sobre  a relevância  dos temas, a relação dos conceitos explorados em sala de aula com o cotidianidade dos estudantes, a elaboração dos conteúdos e apresentação dos projetos na IV  Feira de Ciencias do Território do Alto Paraguai/MT. Este estudo teve por objetivo  socializar os conhecimentos adiquiridos coletivamente à partir da troca destas experiências, e a potencialização do uso da metodologias estrátégicas mediadoras de ensino por meio da pesquisa de Iniciação Científica na Educação Básica, com a possibilidade de  identificar as características da compreensão científica a nível de comportamento cognitivo, relacionamento Interpessoal e valorização do conhecimento construído."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA, ; ESTUDANTES, METODOLOGIAS, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4768_25092017011956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZINETE DUARTE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUZINETE DUARTE"
    "autor_email" => "luzinete_biolu@hotmail.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35518
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2861
    "inscrito_id" => 4768
    "titulo" => "A PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DA FEIRA DE CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA ESTRATÉGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Resumo: Este artigo procurou demonstrar que é possível tornar as aulas de Ciências e Biologia  mais  atraentes com a utilização  da  Pesquisa de Iniciação Científica aplicada como uma prática estratégica mediadora na Educação Básica permitindo que sejam  alcançados resultados positivos em termos de ensino-aprendizagem. No  contexto do uso das metodologias enquanto estratégias mediadoras de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio, que ocorrerram por meio de oficinas  realizadas no contraturno das aulas de Ciências e  Biologia  durante o início do período letivo de 2016/1.  As turmas foram constituídas por estudantes do nono ano do ensino fundamental e dois períodos do Ensino Médio (segundo e terceiro anos específicamente), ambas as modalidades ofertados pela Escola Estadual Julio Müller, situada no perímetro urbano, na Av. São Benedito, 2-94, localizada no bairro São Sebastião, no município de Barra do Bugres/MT. Em que os alunos foram impulsionados a participarem de Iniciação Científica na elaboração de atividades como: a escolhas das temáticas, pesquisas bibliográficas, discusões sobre  a relevância  dos temas, a relação dos conceitos explorados em sala de aula com o cotidianidade dos estudantes, a elaboração dos conteúdos e apresentação dos projetos na IV  Feira de Ciencias do Território do Alto Paraguai/MT. Este estudo teve por objetivo  socializar os conhecimentos adiquiridos coletivamente à partir da troca destas experiências, e a potencialização do uso da metodologias estrátégicas mediadoras de ensino por meio da pesquisa de Iniciação Científica na Educação Básica, com a possibilidade de  identificar as características da compreensão científica a nível de comportamento cognitivo, relacionamento Interpessoal e valorização do conhecimento construído."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA, ; ESTUDANTES, METODOLOGIAS, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4768_25092017011956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZINETE DUARTE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUZINETE DUARTE"
    "autor_email" => "luzinete_biolu@hotmail.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este artigo procurou demonstrar que é possível tornar as aulas de Ciências e Biologia mais atraentes com a utilização da Pesquisa de Iniciação Científica aplicada como uma prática estratégica mediadora na Educação Básica permitindo que sejam alcançados resultados positivos em termos de ensino-aprendizagem. No contexto do uso das metodologias enquanto estratégias mediadoras de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio, que ocorrerram por meio de oficinas realizadas no contraturno das aulas de Ciências e Biologia durante o início do período letivo de 2016/1. As turmas foram constituídas por estudantes do nono ano do ensino fundamental e dois períodos do Ensino Médio (segundo e terceiro anos específicamente), ambas as modalidades ofertados pela Escola Estadual Julio Müller, situada no perímetro urbano, na Av. São Benedito, 2-94, localizada no bairro São Sebastião, no município de Barra do Bugres/MT. Em que os alunos foram impulsionados a participarem de Iniciação Científica na elaboração de atividades como: a escolhas das temáticas, pesquisas bibliográficas, discusões sobre a relevância dos temas, a relação dos conceitos explorados em sala de aula com o cotidianidade dos estudantes, a elaboração dos conteúdos e apresentação dos projetos na IV Feira de Ciencias do Território do Alto Paraguai/MT. Este estudo teve por objetivo socializar os conhecimentos adiquiridos coletivamente à partir da troca destas experiências, e a potencialização do uso da metodologias estrátégicas mediadoras de ensino por meio da pesquisa de Iniciação Científica na Educação Básica, com a possibilidade de identificar as características da compreensão científica a nível de comportamento cognitivo, relacionamento Interpessoal e valorização do conhecimento construído.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.