Resumo: Este artigo procurou demonstrar que é possível tornar as aulas de Ciências e Biologia mais atraentes com a utilização da Pesquisa de Iniciação Científica aplicada como uma prática estratégica mediadora na Educação Básica permitindo que sejam alcançados resultados positivos em termos de ensino-aprendizagem. No contexto do uso das metodologias enquanto estratégias mediadoras de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio, que ocorrerram por meio de oficinas realizadas no contraturno das aulas de Ciências e Biologia durante o início do período letivo de 2016/1. As turmas foram constituídas por estudantes do nono ano do ensino fundamental e dois períodos do Ensino Médio (segundo e terceiro anos específicamente), ambas as modalidades ofertados pela Escola Estadual Julio Müller, situada no perímetro urbano, na Av. São Benedito, 2-94, localizada no bairro São Sebastião, no município de Barra do Bugres/MT. Em que os alunos foram impulsionados a participarem de Iniciação Científica na elaboração de atividades como: a escolhas das temáticas, pesquisas bibliográficas, discusões sobre a relevância dos temas, a relação dos conceitos explorados em sala de aula com o cotidianidade dos estudantes, a elaboração dos conteúdos e apresentação dos projetos na IV Feira de Ciencias do Território do Alto Paraguai/MT. Este estudo teve por objetivo socializar os conhecimentos adiquiridos coletivamente à partir da troca destas experiências, e a potencialização do uso da metodologias estrátégicas mediadoras de ensino por meio da pesquisa de Iniciação Científica na Educação Básica, com a possibilidade de identificar as características da compreensão científica a nível de comportamento cognitivo, relacionamento Interpessoal e valorização do conhecimento construído.