PALITOT, Rosicleia Moreira et al.. Os aspectos psicomotor e o desenvolvimento infantil. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38068>. Acesso em: 23/12/2024 00:01
A psicomotricidade é toda a ação realizada pelo indivíduo, que represente suas necessidades e permitem sua relação com os demais. Na educação infantil, a educação psicomotora possui um papel relevante na prevenção das dificuldades escolares, ou seja, ela promove um desenvolvimento total do individuo. Nessa perspectiva a presente pesquisa objetivou pontuar as contribuições dos aspectos psicomotores para o desenvolvimento infantil. Contou-se com a participação de uma criança do sexo feminino com idade de cinco anos residente na cidade de João Pessoa. Foi utilizado uma bateria psicomotora com um protocolo de observação, os dados foram analisados de acordo com a frequência de erros ou acertos dos itens que continham no protocolo de observação. Os resultados indicaram que a participante estudada apresentou um bom desenvolvimento da coordenação motora fina, porém com dificuldade na realização de uma atividade específica que testava tal função. É importante ressaltar que esta é uma função com extrema importância, pois é requerida nas tarefas diárias, como: segurar a colher e o garfo, escrever, cortar com tesoura, amarrar o cadarço, vestir-se, alimentar-se, dentre outras. A participante apresentou boa coordenação motora grosseira, imagem corporal e equilíbrio, com exceção de uma atividade relacionada ao equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico, em que confirmamos certa dificuldade. Essas funções são muito requisitadas no cotidiano, mas ainda estão em desenvolvimento na faixa etária estudada, ou em vias de organização. Quanto à função perceptual, identificou-se que o esquema corporal da criança avaliada apresentou-se organizado. Vale lembrar que a criança percebe seu corpo através de todos os sentidos, particularmente através do sentido do tato, pela visão e pelo sentido sinestésico, portanto a participante avaliada apresenta um bom desenvolvimento desses sentidos. Quanto à ritmicidade, observou-se um baixo desempenho. Ao reproduzir ritmo codificado, apresentou discrepância na persistência psicomotora. Conclui-se que, essa atividade bateria psicomotora foi e é de grande relevância à Psicopedagogia, na qual proporcionou que aguçássemos o nosso olhar observador para pequenos detalhes que se fossem no dia a dia normal teriam passados despercebidos. Também nos fez ver o quanto a questão motora interfere em outras habilidades como cognição, linguagem, pensamento, memória, audição entre outras.