Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TABULEIRO DA SELEÇÃO NATURAL: UMA PRÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO

Palavra-chaves: TEORIAS EVOLUTIVAS, ALFRED RUSSEL WALLACE, CHARLES DARWIN Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38643
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1429
    "inscrito_id" => 4975
    "titulo" => "TABULEIRO DA SELEÇÃO NATURAL: UMA PRÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO"
    "resumo" => "O ensino de evolução engloba vários estudos e se mostra multidisciplinar, tendo em vista, que podemos ter várias áreas das ciências biológicas atuando dentro do contexto evolutivo dos seres vivos, e embora seja um assunto polêmico não podemos nos recusar a ministrar esses conteúdos nas escolas. Dentro da teoria evolutiva, temos a seleção natural que se deu através de estudos realizados por dois naturalistas, Alfred Russel Wallace e Charles Darwin. Tratando-se do conteúdo sobre seleção natural, as explicações podem tornar-se abstratas, uma vez que os indivíduos mais fortes se tornam aptos à sobrevivência. Uma das estratégias utilizadas para facilitar a explicação, é recorrer a outras técnicas de ensino aprendizagem que se diferenciem do comum. Com isso, objetivou-se com este trabalho facilitar o processo de ensino aprendizagem sobre o processo evolutivo, especificamente da seleção natural com a utilização de um jogo em forma de tabuleiro. O trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus II e aplicado em uma turma do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Areia-PB. Foram feitas intervenções com o intuito de aplicar um jogo lúdico, denominado de “Tabuleiro da Seleção Natural”, desenvolvido para representar como ocorre a seleção natural. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários antes e após a aplicação da atividade. Foram obtidos resultados positivos, pois os alunos passaram a compreender o real significado do conceito científico sobre Evolução e os processos que determinam o que vem a ser Seleção Natural de forma lúdica e atrativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TEORIAS EVOLUTIVAS, ALFRED RUSSEL WALLACE, CHARLES DARWIN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4975_10092017181108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZINHA CLEIDE FERREIRA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE MEDEIROS"
    "autor_email" => "cleidinhamedeiros01@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38643
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1429
    "inscrito_id" => 4975
    "titulo" => "TABULEIRO DA SELEÇÃO NATURAL: UMA PRÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO"
    "resumo" => "O ensino de evolução engloba vários estudos e se mostra multidisciplinar, tendo em vista, que podemos ter várias áreas das ciências biológicas atuando dentro do contexto evolutivo dos seres vivos, e embora seja um assunto polêmico não podemos nos recusar a ministrar esses conteúdos nas escolas. Dentro da teoria evolutiva, temos a seleção natural que se deu através de estudos realizados por dois naturalistas, Alfred Russel Wallace e Charles Darwin. Tratando-se do conteúdo sobre seleção natural, as explicações podem tornar-se abstratas, uma vez que os indivíduos mais fortes se tornam aptos à sobrevivência. Uma das estratégias utilizadas para facilitar a explicação, é recorrer a outras técnicas de ensino aprendizagem que se diferenciem do comum. Com isso, objetivou-se com este trabalho facilitar o processo de ensino aprendizagem sobre o processo evolutivo, especificamente da seleção natural com a utilização de um jogo em forma de tabuleiro. O trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus II e aplicado em uma turma do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Areia-PB. Foram feitas intervenções com o intuito de aplicar um jogo lúdico, denominado de “Tabuleiro da Seleção Natural”, desenvolvido para representar como ocorre a seleção natural. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários antes e após a aplicação da atividade. Foram obtidos resultados positivos, pois os alunos passaram a compreender o real significado do conceito científico sobre Evolução e os processos que determinam o que vem a ser Seleção Natural de forma lúdica e atrativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TEORIAS EVOLUTIVAS, ALFRED RUSSEL WALLACE, CHARLES DARWIN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4975_10092017181108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZINHA CLEIDE FERREIRA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE MEDEIROS"
    "autor_email" => "cleidinhamedeiros01@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de evolução engloba vários estudos e se mostra multidisciplinar, tendo em vista, que podemos ter várias áreas das ciências biológicas atuando dentro do contexto evolutivo dos seres vivos, e embora seja um assunto polêmico não podemos nos recusar a ministrar esses conteúdos nas escolas. Dentro da teoria evolutiva, temos a seleção natural que se deu através de estudos realizados por dois naturalistas, Alfred Russel Wallace e Charles Darwin. Tratando-se do conteúdo sobre seleção natural, as explicações podem tornar-se abstratas, uma vez que os indivíduos mais fortes se tornam aptos à sobrevivência. Uma das estratégias utilizadas para facilitar a explicação, é recorrer a outras técnicas de ensino aprendizagem que se diferenciem do comum. Com isso, objetivou-se com este trabalho facilitar o processo de ensino aprendizagem sobre o processo evolutivo, especificamente da seleção natural com a utilização de um jogo em forma de tabuleiro. O trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus II e aplicado em uma turma do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Areia-PB. Foram feitas intervenções com o intuito de aplicar um jogo lúdico, denominado de “Tabuleiro da Seleção Natural”, desenvolvido para representar como ocorre a seleção natural. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários antes e após a aplicação da atividade. Foram obtidos resultados positivos, pois os alunos passaram a compreender o real significado do conceito científico sobre Evolução e os processos que determinam o que vem a ser Seleção Natural de forma lúdica e atrativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.