Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS MUSICAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA

Palavra-chaves: PARÓDIAS, ZOOLOGIA, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35652
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1127
    "inscrito_id" => 2701
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS MUSICAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA"
    "resumo" => "Embora vivamos cercados por inúmeras situações que vinculem o conhecimento prático ao teórico, vivenciamos na mesma medida as dificuldades de trabalhar e relacioná-las no dia a dia dos docentes. Pois, o mesmo tem que elaborar maneiras de inserir novas estratégias metodológicas em suas aulas de modo a facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados, auxiliando seu público alvo que são os discentes. A contextualização dos temas a serem estudados, facilita e eleva a dinâmica do processo de ensino aprendizagem. Promove o enriquecimento intelectual de ambos os envolvidos o que remedia e estimula a construção de saberes, de forma interativa e integrada.  Desta forma, nos propusemos a desenvolver tal trabalho que tem como elemento norteador a utilização de paródias musicais como auxilio e recurso didático pedagógico no ensino de zoologia. Onde utilizamos a metodologia para otimizar o aprendizado bem como auxiliar na percepção do conteúdo trabalhado de forma mais lúdica. Tendo como principal objetivo averiguar a eficiência da utilização de paródias no ensino de zoologia no curso de licenciatura em ciências biológicas e saber se este recurso seria utilizado por eles quanto profissionais, tendo em vista que o público alvo escolhido para a intervenção está em preparação para se tornarem futuros profissionais da educação. Através da confecção e execução de nove paródias, as quais auxiliaram na compreensão de alguns conteúdos de zoologia. Realizamos uma intervenção em uma turma de segundo período do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Vitória (CAV). Após seis encontros aplicamos nossas parodias, complementando as aulas expositivas dialogadas trabalhadas pelo docente da disciplina de Zoologia I e para finalizarmos a intervenção um questionário diagnóstico foi aplicado, o qual confirmou que a metodologia trabalhada sob orientação docente pode estimular a cognição e intelecto discente. Diante disso, verificamos mediante as análises de nossos resultados, a qual comprovou que utilização de paródias é um método inovador e criativo que proporciona dinamismo e promove uma relação mais agradável entre professor e aluno, e entre os próprios alunos. No entanto não deve ser trabalhada como único método no processo de ensino, e sim, ser intercalado a aulas expositivas dialogadas ou a outras estratégias metodológicas para que juntos possibilitem uma melhor compreensão dos saberes conceituais e também desperte um maior interesse nos discentes em aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "PARÓDIAS, ZOOLOGIA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2701_09092017094147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENITA DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "LENITA SILVA"
    "autor_email" => "lenita97@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35652
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1127
    "inscrito_id" => 2701
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS MUSICAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA"
    "resumo" => "Embora vivamos cercados por inúmeras situações que vinculem o conhecimento prático ao teórico, vivenciamos na mesma medida as dificuldades de trabalhar e relacioná-las no dia a dia dos docentes. Pois, o mesmo tem que elaborar maneiras de inserir novas estratégias metodológicas em suas aulas de modo a facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados, auxiliando seu público alvo que são os discentes. A contextualização dos temas a serem estudados, facilita e eleva a dinâmica do processo de ensino aprendizagem. Promove o enriquecimento intelectual de ambos os envolvidos o que remedia e estimula a construção de saberes, de forma interativa e integrada.  Desta forma, nos propusemos a desenvolver tal trabalho que tem como elemento norteador a utilização de paródias musicais como auxilio e recurso didático pedagógico no ensino de zoologia. Onde utilizamos a metodologia para otimizar o aprendizado bem como auxiliar na percepção do conteúdo trabalhado de forma mais lúdica. Tendo como principal objetivo averiguar a eficiência da utilização de paródias no ensino de zoologia no curso de licenciatura em ciências biológicas e saber se este recurso seria utilizado por eles quanto profissionais, tendo em vista que o público alvo escolhido para a intervenção está em preparação para se tornarem futuros profissionais da educação. Através da confecção e execução de nove paródias, as quais auxiliaram na compreensão de alguns conteúdos de zoologia. Realizamos uma intervenção em uma turma de segundo período do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Vitória (CAV). Após seis encontros aplicamos nossas parodias, complementando as aulas expositivas dialogadas trabalhadas pelo docente da disciplina de Zoologia I e para finalizarmos a intervenção um questionário diagnóstico foi aplicado, o qual confirmou que a metodologia trabalhada sob orientação docente pode estimular a cognição e intelecto discente. Diante disso, verificamos mediante as análises de nossos resultados, a qual comprovou que utilização de paródias é um método inovador e criativo que proporciona dinamismo e promove uma relação mais agradável entre professor e aluno, e entre os próprios alunos. No entanto não deve ser trabalhada como único método no processo de ensino, e sim, ser intercalado a aulas expositivas dialogadas ou a outras estratégias metodológicas para que juntos possibilitem uma melhor compreensão dos saberes conceituais e também desperte um maior interesse nos discentes em aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "PARÓDIAS, ZOOLOGIA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2701_09092017094147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENITA DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "LENITA SILVA"
    "autor_email" => "lenita97@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Embora vivamos cercados por inúmeras situações que vinculem o conhecimento prático ao teórico, vivenciamos na mesma medida as dificuldades de trabalhar e relacioná-las no dia a dia dos docentes. Pois, o mesmo tem que elaborar maneiras de inserir novas estratégias metodológicas em suas aulas de modo a facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados, auxiliando seu público alvo que são os discentes. A contextualização dos temas a serem estudados, facilita e eleva a dinâmica do processo de ensino aprendizagem. Promove o enriquecimento intelectual de ambos os envolvidos o que remedia e estimula a construção de saberes, de forma interativa e integrada. Desta forma, nos propusemos a desenvolver tal trabalho que tem como elemento norteador a utilização de paródias musicais como auxilio e recurso didático pedagógico no ensino de zoologia. Onde utilizamos a metodologia para otimizar o aprendizado bem como auxiliar na percepção do conteúdo trabalhado de forma mais lúdica. Tendo como principal objetivo averiguar a eficiência da utilização de paródias no ensino de zoologia no curso de licenciatura em ciências biológicas e saber se este recurso seria utilizado por eles quanto profissionais, tendo em vista que o público alvo escolhido para a intervenção está em preparação para se tornarem futuros profissionais da educação. Através da confecção e execução de nove paródias, as quais auxiliaram na compreensão de alguns conteúdos de zoologia. Realizamos uma intervenção em uma turma de segundo período do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Vitória (CAV). Após seis encontros aplicamos nossas parodias, complementando as aulas expositivas dialogadas trabalhadas pelo docente da disciplina de Zoologia I e para finalizarmos a intervenção um questionário diagnóstico foi aplicado, o qual confirmou que a metodologia trabalhada sob orientação docente pode estimular a cognição e intelecto discente. Diante disso, verificamos mediante as análises de nossos resultados, a qual comprovou que utilização de paródias é um método inovador e criativo que proporciona dinamismo e promove uma relação mais agradável entre professor e aluno, e entre os próprios alunos. No entanto não deve ser trabalhada como único método no processo de ensino, e sim, ser intercalado a aulas expositivas dialogadas ou a outras estratégias metodológicas para que juntos possibilitem uma melhor compreensão dos saberes conceituais e também desperte um maior interesse nos discentes em aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.