Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL DO ALUNO E EVASÃO DA EJA NA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO – RO

Palavra-chaves: EJA, EDUCAÇÃO, EVASÃO, PERFIL DO ALUNO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38197
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4343
    "inscrito_id" => 10159
    "titulo" => "PERFIL DO ALUNO E EVASÃO DA EJA NA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO – RO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tenta resgatar jovens e adultos que por diversas circunstâncias não puderam ter acesso à escola na idade apropriada. Em um país que passa por tantas dificuldades, como o Brasil, é necessário investir na educação para tentar abrandar as diferenças sociais e culturais. Para refletir quanto ao significado de inclusão na EJA que contribuam para o debate, deve ser observado também que essa escolarização de jovens e adultos busca apresentar o conhecimento sobre quem são esses jovens e adultos que se quer incluir. Nesse contexto, esse artigo busca mapear o perfil dos alunos jovens e adultos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Porto Velho (RO). Esse mapeamento será realizado por meio da relação da teoria sobre gestão, aprendizagem, motivação, inclusão e o que leva o aluno a evadir. Para isso foi realizado o levantamento e análise de dados da escola Municipal Darcy Ribeiro e também a identificação de aspectos problemáticos destes alunos. Dessa forma, a metodologia usada na pesquisa foi: material disponibilizado pela secretaria da escola e questionário aplicado aos alunos. Portanto, tem fim descritivo, na medida em que retrata o perfil do aluno dessa escola. Além da aplicação de questionários, interpretação de planilhas, haverá a pesquisa teórica, para estudar teorias e conceitos. Para discussão dos resultados foram utilizadas algumas obras de Paulo Freire. Concluiu-se que a maioria dos estudantes são mulheres, jovens, que buscam uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, observou-se que na EJA, o educador deve ir além do seu papel, visto que são necessárias várias estratégias para alcançar bons resultados. O professor tem a incumbência de incentivar e usar métodos diferenciados para despertar o desejo de aprender dos alunos e entender que não deve adotar uma postura tirânica e opressora. É preciso valorizar um ensino recíproco e humanizado. Dessa forma, o estudante não se sente desvalorizado e não se coloca como um ser incapaz, inferior que não tem capacidade de aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, EDUCAÇÃO, EVASÃO, PERFIL DO ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID10159_16102017205307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEIDIANE FARIAS COSTA REIS"
    "autor_nome_curto" => "NEIDIANE"
    "autor_email" => "neidianefcreis@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38197
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4343
    "inscrito_id" => 10159
    "titulo" => "PERFIL DO ALUNO E EVASÃO DA EJA NA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO – RO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tenta resgatar jovens e adultos que por diversas circunstâncias não puderam ter acesso à escola na idade apropriada. Em um país que passa por tantas dificuldades, como o Brasil, é necessário investir na educação para tentar abrandar as diferenças sociais e culturais. Para refletir quanto ao significado de inclusão na EJA que contribuam para o debate, deve ser observado também que essa escolarização de jovens e adultos busca apresentar o conhecimento sobre quem são esses jovens e adultos que se quer incluir. Nesse contexto, esse artigo busca mapear o perfil dos alunos jovens e adultos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Porto Velho (RO). Esse mapeamento será realizado por meio da relação da teoria sobre gestão, aprendizagem, motivação, inclusão e o que leva o aluno a evadir. Para isso foi realizado o levantamento e análise de dados da escola Municipal Darcy Ribeiro e também a identificação de aspectos problemáticos destes alunos. Dessa forma, a metodologia usada na pesquisa foi: material disponibilizado pela secretaria da escola e questionário aplicado aos alunos. Portanto, tem fim descritivo, na medida em que retrata o perfil do aluno dessa escola. Além da aplicação de questionários, interpretação de planilhas, haverá a pesquisa teórica, para estudar teorias e conceitos. Para discussão dos resultados foram utilizadas algumas obras de Paulo Freire. Concluiu-se que a maioria dos estudantes são mulheres, jovens, que buscam uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, observou-se que na EJA, o educador deve ir além do seu papel, visto que são necessárias várias estratégias para alcançar bons resultados. O professor tem a incumbência de incentivar e usar métodos diferenciados para despertar o desejo de aprender dos alunos e entender que não deve adotar uma postura tirânica e opressora. É preciso valorizar um ensino recíproco e humanizado. Dessa forma, o estudante não se sente desvalorizado e não se coloca como um ser incapaz, inferior que não tem capacidade de aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, EDUCAÇÃO, EVASÃO, PERFIL DO ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID10159_16102017205307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEIDIANE FARIAS COSTA REIS"
    "autor_nome_curto" => "NEIDIANE"
    "autor_email" => "neidianefcreis@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tenta resgatar jovens e adultos que por diversas circunstâncias não puderam ter acesso à escola na idade apropriada. Em um país que passa por tantas dificuldades, como o Brasil, é necessário investir na educação para tentar abrandar as diferenças sociais e culturais. Para refletir quanto ao significado de inclusão na EJA que contribuam para o debate, deve ser observado também que essa escolarização de jovens e adultos busca apresentar o conhecimento sobre quem são esses jovens e adultos que se quer incluir. Nesse contexto, esse artigo busca mapear o perfil dos alunos jovens e adultos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Porto Velho (RO). Esse mapeamento será realizado por meio da relação da teoria sobre gestão, aprendizagem, motivação, inclusão e o que leva o aluno a evadir. Para isso foi realizado o levantamento e análise de dados da escola Municipal Darcy Ribeiro e também a identificação de aspectos problemáticos destes alunos. Dessa forma, a metodologia usada na pesquisa foi: material disponibilizado pela secretaria da escola e questionário aplicado aos alunos. Portanto, tem fim descritivo, na medida em que retrata o perfil do aluno dessa escola. Além da aplicação de questionários, interpretação de planilhas, haverá a pesquisa teórica, para estudar teorias e conceitos. Para discussão dos resultados foram utilizadas algumas obras de Paulo Freire. Concluiu-se que a maioria dos estudantes são mulheres, jovens, que buscam uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, observou-se que na EJA, o educador deve ir além do seu papel, visto que são necessárias várias estratégias para alcançar bons resultados. O professor tem a incumbência de incentivar e usar métodos diferenciados para despertar o desejo de aprender dos alunos e entender que não deve adotar uma postura tirânica e opressora. É preciso valorizar um ensino recíproco e humanizado. Dessa forma, o estudante não se sente desvalorizado e não se coloca como um ser incapaz, inferior que não tem capacidade de aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.