PERFIL DO ALUNO E EVASÃO DA EJA NA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO – RO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38197 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4343 "inscrito_id" => 10159 "titulo" => "PERFIL DO ALUNO E EVASÃO DA EJA NA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO – RO" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tenta resgatar jovens e adultos que por diversas circunstâncias não puderam ter acesso à escola na idade apropriada. Em um país que passa por tantas dificuldades, como o Brasil, é necessário investir na educação para tentar abrandar as diferenças sociais e culturais. Para refletir quanto ao significado de inclusão na EJA que contribuam para o debate, deve ser observado também que essa escolarização de jovens e adultos busca apresentar o conhecimento sobre quem são esses jovens e adultos que se quer incluir. Nesse contexto, esse artigo busca mapear o perfil dos alunos jovens e adultos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Porto Velho (RO). Esse mapeamento será realizado por meio da relação da teoria sobre gestão, aprendizagem, motivação, inclusão e o que leva o aluno a evadir. Para isso foi realizado o levantamento e análise de dados da escola Municipal Darcy Ribeiro e também a identificação de aspectos problemáticos destes alunos. Dessa forma, a metodologia usada na pesquisa foi: material disponibilizado pela secretaria da escola e questionário aplicado aos alunos. Portanto, tem fim descritivo, na medida em que retrata o perfil do aluno dessa escola. Além da aplicação de questionários, interpretação de planilhas, haverá a pesquisa teórica, para estudar teorias e conceitos. Para discussão dos resultados foram utilizadas algumas obras de Paulo Freire. Concluiu-se que a maioria dos estudantes são mulheres, jovens, que buscam uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, observou-se que na EJA, o educador deve ir além do seu papel, visto que são necessárias várias estratégias para alcançar bons resultados. O professor tem a incumbência de incentivar e usar métodos diferenciados para despertar o desejo de aprender dos alunos e entender que não deve adotar uma postura tirânica e opressora. É preciso valorizar um ensino recíproco e humanizado. Dessa forma, o estudante não se sente desvalorizado e não se coloca como um ser incapaz, inferior que não tem capacidade de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, EDUCAÇÃO, EVASÃO, PERFIL DO ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID10159_16102017205307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEIDIANE FARIAS COSTA REIS" "autor_nome_curto" => "NEIDIANE" "autor_email" => "neidianefcreis@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38197 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4343 "inscrito_id" => 10159 "titulo" => "PERFIL DO ALUNO E EVASÃO DA EJA NA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO – RO" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tenta resgatar jovens e adultos que por diversas circunstâncias não puderam ter acesso à escola na idade apropriada. Em um país que passa por tantas dificuldades, como o Brasil, é necessário investir na educação para tentar abrandar as diferenças sociais e culturais. Para refletir quanto ao significado de inclusão na EJA que contribuam para o debate, deve ser observado também que essa escolarização de jovens e adultos busca apresentar o conhecimento sobre quem são esses jovens e adultos que se quer incluir. Nesse contexto, esse artigo busca mapear o perfil dos alunos jovens e adultos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Porto Velho (RO). Esse mapeamento será realizado por meio da relação da teoria sobre gestão, aprendizagem, motivação, inclusão e o que leva o aluno a evadir. Para isso foi realizado o levantamento e análise de dados da escola Municipal Darcy Ribeiro e também a identificação de aspectos problemáticos destes alunos. Dessa forma, a metodologia usada na pesquisa foi: material disponibilizado pela secretaria da escola e questionário aplicado aos alunos. Portanto, tem fim descritivo, na medida em que retrata o perfil do aluno dessa escola. Além da aplicação de questionários, interpretação de planilhas, haverá a pesquisa teórica, para estudar teorias e conceitos. Para discussão dos resultados foram utilizadas algumas obras de Paulo Freire. Concluiu-se que a maioria dos estudantes são mulheres, jovens, que buscam uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, observou-se que na EJA, o educador deve ir além do seu papel, visto que são necessárias várias estratégias para alcançar bons resultados. O professor tem a incumbência de incentivar e usar métodos diferenciados para despertar o desejo de aprender dos alunos e entender que não deve adotar uma postura tirânica e opressora. É preciso valorizar um ensino recíproco e humanizado. Dessa forma, o estudante não se sente desvalorizado e não se coloca como um ser incapaz, inferior que não tem capacidade de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, EDUCAÇÃO, EVASÃO, PERFIL DO ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID10159_16102017205307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEIDIANE FARIAS COSTA REIS" "autor_nome_curto" => "NEIDIANE" "autor_email" => "neidianefcreis@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }