O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARARA- PB: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DA GEOGRAFIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37889 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2990 "inscrito_id" => 6241 "titulo" => "O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARARA- PB: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "O uso do estudo do meio como metodologia de aprendizagem na maioria das escolas públicas não faz parte do cotidiano escolar, é necessário que as áreas específicas do conhecimento que fazem parte do currículo das escolas de ensino fundamental e médio, em suas intervenções pedagógicas incluir o estudo do meio voltado para o estudo da cidade e do urbano, com toda a sua problemática, na sua grande parte ser desvendados pela observação direta desse espaço. Nesta perspectiva a pesquisa desenvolvida apresentou o estudo do meio como prática metodologica de pesquisa na geografia escolar. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi à bibliográfica e visita in loco. Foi realizado o planejamento, o qual conteve: o estudo do meio como método de ensino interdisciplinar, levantamento de questionários elaborados pelos discentes e elaboração do caderno de campo que conteve: capa, roteiro da pesquisa de campo, entrevistas, coleta e análises de dados. Os dados foram analisados através de gráficos de pizza e interpretados de acordo com a luz do referencial teórico da área. Os resultados evidenciaram que a utilização do estudo do meio colaborou no processo de ensino/ aprendizagem na geografia escolar. Neste aspecto foi observado que a intensificação do processo de urbanização do município de Arara- PB ocorreu a partir do ano de 2009, principalmente pela migração do campo/cidade (êxodo rural), os motivos pessoais e a violência no campo foram de suma importância para essa migração. A partir do estudo do meio, percebemos a importância da pesquisa na escola, pois a aula de campo favorece essa compreensão do nosso espaço vivido que é dinâmico e complexo que está sempre em transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO,, ENSINO MÉDIO,, GEOGRAFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6241_30092017210459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.s18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37889 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2990 "inscrito_id" => 6241 "titulo" => "O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARARA- PB: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DA GEOGRAFIA" "resumo" => "O uso do estudo do meio como metodologia de aprendizagem na maioria das escolas públicas não faz parte do cotidiano escolar, é necessário que as áreas específicas do conhecimento que fazem parte do currículo das escolas de ensino fundamental e médio, em suas intervenções pedagógicas incluir o estudo do meio voltado para o estudo da cidade e do urbano, com toda a sua problemática, na sua grande parte ser desvendados pela observação direta desse espaço. Nesta perspectiva a pesquisa desenvolvida apresentou o estudo do meio como prática metodologica de pesquisa na geografia escolar. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi à bibliográfica e visita in loco. Foi realizado o planejamento, o qual conteve: o estudo do meio como método de ensino interdisciplinar, levantamento de questionários elaborados pelos discentes e elaboração do caderno de campo que conteve: capa, roteiro da pesquisa de campo, entrevistas, coleta e análises de dados. Os dados foram analisados através de gráficos de pizza e interpretados de acordo com a luz do referencial teórico da área. Os resultados evidenciaram que a utilização do estudo do meio colaborou no processo de ensino/ aprendizagem na geografia escolar. Neste aspecto foi observado que a intensificação do processo de urbanização do município de Arara- PB ocorreu a partir do ano de 2009, principalmente pela migração do campo/cidade (êxodo rural), os motivos pessoais e a violência no campo foram de suma importância para essa migração. A partir do estudo do meio, percebemos a importância da pesquisa na escola, pois a aula de campo favorece essa compreensão do nosso espaço vivido que é dinâmico e complexo que está sempre em transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO,, ENSINO MÉDIO,, GEOGRAFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6241_30092017210459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigo.s18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }