Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARARA- PB: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DA GEOGRAFIA

Palavra-chaves: ESTUDO DO MEIO, , ENSINO MÉDIO, , GEOGRAFIA. Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37889
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2990
    "inscrito_id" => 6241
    "titulo" => "O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARARA- PB: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O uso do estudo do meio como metodologia de aprendizagem na maioria das escolas públicas não faz parte do cotidiano escolar, é necessário que as áreas específicas do conhecimento que fazem parte do currículo das escolas de ensino fundamental e médio, em suas intervenções pedagógicas incluir o estudo do meio voltado para o estudo da cidade e do urbano, com toda a sua problemática, na sua grande parte ser desvendados pela observação direta desse espaço. Nesta perspectiva a pesquisa desenvolvida apresentou o estudo do meio como prática metodologica de pesquisa na geografia escolar. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi à bibliográfica e visita in loco. Foi realizado o planejamento, o qual conteve: o estudo do meio como método de ensino interdisciplinar, levantamento de questionários elaborados pelos discentes e elaboração do caderno de campo que conteve: capa, roteiro da pesquisa de campo, entrevistas, coleta e análises de dados. Os dados foram analisados através de gráficos de pizza e interpretados de acordo com a luz do referencial teórico da área. Os resultados evidenciaram que a utilização do estudo do meio colaborou no processo de ensino/ aprendizagem na geografia escolar. Neste aspecto foi observado que a intensificação do processo de urbanização do município de Arara- PB ocorreu a partir do ano de 2009, principalmente pela migração do campo/cidade (êxodo rural), os motivos pessoais e a violência no campo foram de suma importância para essa migração. A partir do estudo do meio, percebemos a importância da pesquisa na escola, pois a aula de campo favorece essa compreensão do nosso espaço vivido que é dinâmico e complexo que está sempre em transformação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO,, ENSINO MÉDIO,, GEOGRAFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6241_30092017210459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.s18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37889
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2990
    "inscrito_id" => 6241
    "titulo" => "O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARARA- PB: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O uso do estudo do meio como metodologia de aprendizagem na maioria das escolas públicas não faz parte do cotidiano escolar, é necessário que as áreas específicas do conhecimento que fazem parte do currículo das escolas de ensino fundamental e médio, em suas intervenções pedagógicas incluir o estudo do meio voltado para o estudo da cidade e do urbano, com toda a sua problemática, na sua grande parte ser desvendados pela observação direta desse espaço. Nesta perspectiva a pesquisa desenvolvida apresentou o estudo do meio como prática metodologica de pesquisa na geografia escolar. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi à bibliográfica e visita in loco. Foi realizado o planejamento, o qual conteve: o estudo do meio como método de ensino interdisciplinar, levantamento de questionários elaborados pelos discentes e elaboração do caderno de campo que conteve: capa, roteiro da pesquisa de campo, entrevistas, coleta e análises de dados. Os dados foram analisados através de gráficos de pizza e interpretados de acordo com a luz do referencial teórico da área. Os resultados evidenciaram que a utilização do estudo do meio colaborou no processo de ensino/ aprendizagem na geografia escolar. Neste aspecto foi observado que a intensificação do processo de urbanização do município de Arara- PB ocorreu a partir do ano de 2009, principalmente pela migração do campo/cidade (êxodo rural), os motivos pessoais e a violência no campo foram de suma importância para essa migração. A partir do estudo do meio, percebemos a importância da pesquisa na escola, pois a aula de campo favorece essa compreensão do nosso espaço vivido que é dinâmico e complexo que está sempre em transformação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DO MEIO,, ENSINO MÉDIO,, GEOGRAFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6241_30092017210459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.s18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O uso do estudo do meio como metodologia de aprendizagem na maioria das escolas públicas não faz parte do cotidiano escolar, é necessário que as áreas específicas do conhecimento que fazem parte do currículo das escolas de ensino fundamental e médio, em suas intervenções pedagógicas incluir o estudo do meio voltado para o estudo da cidade e do urbano, com toda a sua problemática, na sua grande parte ser desvendados pela observação direta desse espaço. Nesta perspectiva a pesquisa desenvolvida apresentou o estudo do meio como prática metodologica de pesquisa na geografia escolar. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi à bibliográfica e visita in loco. Foi realizado o planejamento, o qual conteve: o estudo do meio como método de ensino interdisciplinar, levantamento de questionários elaborados pelos discentes e elaboração do caderno de campo que conteve: capa, roteiro da pesquisa de campo, entrevistas, coleta e análises de dados. Os dados foram analisados através de gráficos de pizza e interpretados de acordo com a luz do referencial teórico da área. Os resultados evidenciaram que a utilização do estudo do meio colaborou no processo de ensino/ aprendizagem na geografia escolar. Neste aspecto foi observado que a intensificação do processo de urbanização do município de Arara- PB ocorreu a partir do ano de 2009, principalmente pela migração do campo/cidade (êxodo rural), os motivos pessoais e a violência no campo foram de suma importância para essa migração. A partir do estudo do meio, percebemos a importância da pesquisa na escola, pois a aula de campo favorece essa compreensão do nosso espaço vivido que é dinâmico e complexo que está sempre em transformação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.