Esta pesquisa apresenta as implicações acerca do arcabouço legislativo do Estágio Supervisionado em docência no Brasil, tratando mais especificamente no Ensino Religioso, suas mudanças e benefícios decorrentes das novas implementações no exercício da profissão considerando a relação teoria/prática.
Nosso objetivo constituiu-se em discorrer sobre as melhorias e os avanços, bem como analisar as novas perspectivas e os resultados que vem sendo conquistados, as contribuições que vem sendo dadas a profissão docente e os passes e impasses da realidade encontrada.
Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação não participante e o relatório do Estágio Supervisionado da graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba.
Para o professor do Ensino Religioso (ER) é indispensável uma boa prática na sala de aula. Entendemos que o processo de ensino aprendizagem se caracteriza pelas combinações de atividades do professor e dos alunos e da aplicação das tendências pedagógicas na arte do ensino.
Optou-se pelo estudo dos primórdios do Estágio no Brasil, bem como as perspectivas histórico/legal/pedagógica do mesmo, traçando um paralelo entre essas três vertentes que sustentam o que temos hoje no nosso país sobre Estágio Supervisionado. Os requisitos, direitos e deveres para os estagiários, bem como para a instituição de ensino e a escola que concede o Estágio, e também um olhar mais atento para as questões que cercam o exercício legal do Estágio, suas contribuições para o futuro da profissão e do professor, das Ciências das Religiões, do Ensino Religioso e o desafio do jovem que se dispõe a trilhar este caminho de estar em sala de aula já observando desde os primeiros momentos, e desta forma contribuir com a conscientização dos estudantes de alguns de seus direitos e deveres nessa relação, e do papel que terá que ser desempenhado por ele, no desenvolvimento de alternativas e na sua contribuição para o futuro da profissão e do professor de Ensino Religioso são também algumas nuances abordadas nesse trabalho. Assim sendo, viemos ao longo dos anos pesquisando a importância que é dada a práticas pedagógicas como o Estágio Supervisionado exercido nas salas de aulas por alunos dos períodos finais dos cursos de graduação, e sua importância para a formação docente, além do emprego dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso - PCN, a CF/88 e as demais leis que se apresentam como diretrizes e meios fundamentais para a formação do professor.