Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESTAGIÁRIO, ENSINO RELIGIOSO, CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES, CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      Esta pesquisa apresenta as implicações acerca do arcabouço legislativo do Estágio Supervisionado em docência no Brasil, tratando mais especificamente no Ensino Religioso, suas mudanças e benefícios decorrentes das novas implementações no exercício da profissão considerando a relação teoria/prática. \r\n
      Nosso objetivo constituiu-se em discorrer sobre as melhorias e os avanços, bem como analisar as novas perspectivas e os resultados que vem sendo conquistados, as contribuições que vem sendo dadas a profissão docente e os passes e impasses da realidade encontrada. \r\n
      Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação não participante e o relatório do Estágio Supervisionado da graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba.\r\n
      Para o professor do Ensino Religioso (ER) é indispensável uma boa prática na sala de aula. Entendemos que o processo de ensino aprendizagem se caracteriza pelas combinações de atividades do professor e dos alunos e da aplicação das tendências pedagógicas na arte do ensino. \r\n
      Optou-se pelo estudo dos primórdios do Estágio no Brasil, bem como as perspectivas histórico/legal/pedagógica do mesmo, traçando um paralelo entre essas três vertentes que sustentam o que temos hoje no nosso país sobre Estágio Supervisionado. Os requisitos, direitos e deveres para os estagiários, bem como para a instituição de ensino e a escola que concede o Estágio, e também um olhar mais atento para as questões que cercam o exercício legal do Estágio, suas contribuições para o futuro da profissão e do professor, das Ciências das Religiões, do Ensino Religioso e o desafio do jovem que se dispõe a trilhar este caminho de estar em sala de aula já observando desde os primeiros momentos, e desta forma contribuir com a conscientização dos estudantes de alguns de seus direitos e deveres nessa relação, e do papel que terá que ser desempenhado por ele, no desenvolvimento de alternativas e na sua contribuição para o futuro da profissão e do professor de Ensino Religioso são também algumas nuances abordadas nesse trabalho. Assim sendo, viemos ao longo dos anos pesquisando a importância que é dada a práticas pedagógicas como o Estágio Supervisionado exercido nas salas de aulas por alunos dos períodos finais dos cursos de graduação, e sua importância para a formação docente, além do emprego dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso - PCN, a CF/88 e as demais leis que se apresentam como diretrizes e meios fundamentais para a formação do professor.
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      Para o professor do Ensino Religioso (ER) é indispensável uma boa prática na sala de aula. Entendemos que o processo de ensino aprendizagem se caracteriza pelas combinações de atividades do professor e dos alunos e da aplicação das tendências pedagógicas na arte do ensino. \r\n
      Optou-se pelo estudo dos primórdios do Estágio no Brasil, bem como as perspectivas histórico/legal/pedagógica do mesmo, traçando um paralelo entre essas três vertentes que sustentam o que temos hoje no nosso país sobre Estágio Supervisionado. Os requisitos, direitos e deveres para os estagiários, bem como para a instituição de ensino e a escola que concede o Estágio, e também um olhar mais atento para as questões que cercam o exercício legal do Estágio, suas contribuições para o futuro da profissão e do professor, das Ciências das Religiões, do Ensino Religioso e o desafio do jovem que se dispõe a trilhar este caminho de estar em sala de aula já observando desde os primeiros momentos, e desta forma contribuir com a conscientização dos estudantes de alguns de seus direitos e deveres nessa relação, e do papel que terá que ser desempenhado por ele, no desenvolvimento de alternativas e na sua contribuição para o futuro da profissão e do professor de Ensino Religioso são também algumas nuances abordadas nesse trabalho. Assim sendo, viemos ao longo dos anos pesquisando a importância que é dada a práticas pedagógicas como o Estágio Supervisionado exercido nas salas de aulas por alunos dos períodos finais dos cursos de graduação, e sua importância para a formação docente, além do emprego dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso - PCN, a CF/88 e as demais leis que se apresentam como diretrizes e meios fundamentais para a formação do professor.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa apresenta as implicações acerca do arcabouço legislativo do Estágio Supervisionado em docência no Brasil, tratando mais especificamente no Ensino Religioso, suas mudanças e benefícios decorrentes das novas implementações no exercício da profissão considerando a relação teoria/prática. Nosso objetivo constituiu-se em discorrer sobre as melhorias e os avanços, bem como analisar as novas perspectivas e os resultados que vem sendo conquistados, as contribuições que vem sendo dadas a profissão docente e os passes e impasses da realidade encontrada. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação não participante e o relatório do Estágio Supervisionado da graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Para o professor do Ensino Religioso (ER) é indispensável uma boa prática na sala de aula. Entendemos que o processo de ensino aprendizagem se caracteriza pelas combinações de atividades do professor e dos alunos e da aplicação das tendências pedagógicas na arte do ensino. Optou-se pelo estudo dos primórdios do Estágio no Brasil, bem como as perspectivas histórico/legal/pedagógica do mesmo, traçando um paralelo entre essas três vertentes que sustentam o que temos hoje no nosso país sobre Estágio Supervisionado. Os requisitos, direitos e deveres para os estagiários, bem como para a instituição de ensino e a escola que concede o Estágio, e também um olhar mais atento para as questões que cercam o exercício legal do Estágio, suas contribuições para o futuro da profissão e do professor, das Ciências das Religiões, do Ensino Religioso e o desafio do jovem que se dispõe a trilhar este caminho de estar em sala de aula já observando desde os primeiros momentos, e desta forma contribuir com a conscientização dos estudantes de alguns de seus direitos e deveres nessa relação, e do papel que terá que ser desempenhado por ele, no desenvolvimento de alternativas e na sua contribuição para o futuro da profissão e do professor de Ensino Religioso são também algumas nuances abordadas nesse trabalho. Assim sendo, viemos ao longo dos anos pesquisando a importância que é dada a práticas pedagógicas como o Estágio Supervisionado exercido nas salas de aulas por alunos dos períodos finais dos cursos de graduação, e sua importância para a formação docente, além do emprego dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso - PCN, a CF/88 e as demais leis que se apresentam como diretrizes e meios fundamentais para a formação do professor.

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