A UTILIZAÇÃO DA RELEITURA DE OBRAS DE PEDRO AMÉRICO COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35638 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3562 "inscrito_id" => 6046 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA RELEITURA DE OBRAS DE PEDRO AMÉRICO COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de atividades baseadas na técnica da releitura, utilizando-se as obras de Pedro Américo, para promover a valorização da história local. O trabalho foi realizado com uma turma do 5º ano, contendo vinte e nove alunos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, em Areia – PB, no ano de 2015. Foram estudados os conceitos de Releitura, suas técnicas, além da biografia do pintor Pedro Américo e a história de suas obras. A realização do projeto revelou que os discentes colaboradores compreendem a releitura como uma atividade importante de aprendizagem, uma vez que sua utilização favoreceu o conhecimento destes, sobre o pintor e suas obras. Além disso, a participação dos discentes no projeto, evidencia a importância da abordagem da temática e das atividades práticas na sala de aula, e que estas, devem ser frequentemente trabalhadas. Desse modo, faz-se necessário uma maior utilização de atividades pedagógicas, como a releitura, que desenvolvam a criatividade da criança, ampliando seu conhecimento sobre o que aquilo que a rodeia. Com os resultados fornecidos por meio da observação e participação dos alunos, assim como, o material produzido por estes, podemos concluir que as atividades de releitura de obras, se constitui como uma das maneiras de se investir na valorização da história e da cultura no ambiente escolar. Uma vez que, somente através dessas atividades, os alunos se tornarão aptos no desenvolvimento do tema frente às situações do dia-a-dia, por serem agentes conhecedores da sua história local, disseminando o que aprenderam, seja na própria escola ou na comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "RELEITURA, PEDRO AMÉRICO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6046_14102017145123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE FELIZARDO DA SILVA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "EMANUELLE " "autor_email" => "emanuelle.fb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35638 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3562 "inscrito_id" => 6046 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA RELEITURA DE OBRAS DE PEDRO AMÉRICO COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de atividades baseadas na técnica da releitura, utilizando-se as obras de Pedro Américo, para promover a valorização da história local. O trabalho foi realizado com uma turma do 5º ano, contendo vinte e nove alunos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, em Areia – PB, no ano de 2015. Foram estudados os conceitos de Releitura, suas técnicas, além da biografia do pintor Pedro Américo e a história de suas obras. A realização do projeto revelou que os discentes colaboradores compreendem a releitura como uma atividade importante de aprendizagem, uma vez que sua utilização favoreceu o conhecimento destes, sobre o pintor e suas obras. Além disso, a participação dos discentes no projeto, evidencia a importância da abordagem da temática e das atividades práticas na sala de aula, e que estas, devem ser frequentemente trabalhadas. Desse modo, faz-se necessário uma maior utilização de atividades pedagógicas, como a releitura, que desenvolvam a criatividade da criança, ampliando seu conhecimento sobre o que aquilo que a rodeia. Com os resultados fornecidos por meio da observação e participação dos alunos, assim como, o material produzido por estes, podemos concluir que as atividades de releitura de obras, se constitui como uma das maneiras de se investir na valorização da história e da cultura no ambiente escolar. Uma vez que, somente através dessas atividades, os alunos se tornarão aptos no desenvolvimento do tema frente às situações do dia-a-dia, por serem agentes conhecedores da sua história local, disseminando o que aprenderam, seja na própria escola ou na comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "RELEITURA, PEDRO AMÉRICO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6046_14102017145123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE FELIZARDO DA SILVA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "EMANUELLE " "autor_email" => "emanuelle.fb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }