Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA RELEITURA DE OBRAS DE PEDRO AMÉRICO COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL

Palavra-chaves: RELEITURA, PEDRO AMÉRICO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35638
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3562
    "inscrito_id" => 6046
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA RELEITURA DE OBRAS DE PEDRO AMÉRICO COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de atividades baseadas na técnica da releitura, utilizando-se as obras de Pedro Américo, para promover a valorização da história local. O trabalho foi realizado com uma turma do 5º ano, contendo vinte e nove alunos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, em Areia – PB, no ano de 2015. Foram estudados os conceitos de Releitura, suas técnicas, além da biografia do pintor Pedro Américo e a história de suas obras. A realização do projeto revelou que os discentes colaboradores compreendem a releitura como uma atividade importante de aprendizagem, uma vez que sua utilização favoreceu o conhecimento destes, sobre o pintor e suas obras. Além disso, a participação dos discentes no projeto, evidencia a importância da abordagem da temática e das atividades práticas na sala de aula, e que estas, devem ser frequentemente trabalhadas. Desse modo, faz-se necessário uma maior utilização de atividades pedagógicas, como a releitura, que desenvolvam a criatividade da criança, ampliando seu conhecimento sobre o que aquilo que a rodeia. Com os resultados fornecidos por meio da observação e participação dos alunos, assim como, o material produzido por estes, podemos concluir que as atividades de releitura de obras, se constitui como uma das maneiras de se investir na valorização da história e da cultura no ambiente escolar. Uma vez que, somente através dessas atividades, os alunos se tornarão aptos no desenvolvimento do tema frente às situações do dia-a-dia, por serem agentes conhecedores da sua história local, disseminando o que aprenderam, seja na própria escola ou na comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "RELEITURA, PEDRO AMÉRICO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6046_14102017145123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE FELIZARDO DA SILVA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE "
    "autor_email" => "emanuelle.fb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35638
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3562
    "inscrito_id" => 6046
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA RELEITURA DE OBRAS DE PEDRO AMÉRICO COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de atividades baseadas na técnica da releitura, utilizando-se as obras de Pedro Américo, para promover a valorização da história local. O trabalho foi realizado com uma turma do 5º ano, contendo vinte e nove alunos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, em Areia – PB, no ano de 2015. Foram estudados os conceitos de Releitura, suas técnicas, além da biografia do pintor Pedro Américo e a história de suas obras. A realização do projeto revelou que os discentes colaboradores compreendem a releitura como uma atividade importante de aprendizagem, uma vez que sua utilização favoreceu o conhecimento destes, sobre o pintor e suas obras. Além disso, a participação dos discentes no projeto, evidencia a importância da abordagem da temática e das atividades práticas na sala de aula, e que estas, devem ser frequentemente trabalhadas. Desse modo, faz-se necessário uma maior utilização de atividades pedagógicas, como a releitura, que desenvolvam a criatividade da criança, ampliando seu conhecimento sobre o que aquilo que a rodeia. Com os resultados fornecidos por meio da observação e participação dos alunos, assim como, o material produzido por estes, podemos concluir que as atividades de releitura de obras, se constitui como uma das maneiras de se investir na valorização da história e da cultura no ambiente escolar. Uma vez que, somente através dessas atividades, os alunos se tornarão aptos no desenvolvimento do tema frente às situações do dia-a-dia, por serem agentes conhecedores da sua história local, disseminando o que aprenderam, seja na própria escola ou na comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "RELEITURA, PEDRO AMÉRICO, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6046_14102017145123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE FELIZARDO DA SILVA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE "
    "autor_email" => "emanuelle.fb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de atividades baseadas na técnica da releitura, utilizando-se as obras de Pedro Américo, para promover a valorização da história local. O trabalho foi realizado com uma turma do 5º ano, contendo vinte e nove alunos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, em Areia – PB, no ano de 2015. Foram estudados os conceitos de Releitura, suas técnicas, além da biografia do pintor Pedro Américo e a história de suas obras. A realização do projeto revelou que os discentes colaboradores compreendem a releitura como uma atividade importante de aprendizagem, uma vez que sua utilização favoreceu o conhecimento destes, sobre o pintor e suas obras. Além disso, a participação dos discentes no projeto, evidencia a importância da abordagem da temática e das atividades práticas na sala de aula, e que estas, devem ser frequentemente trabalhadas. Desse modo, faz-se necessário uma maior utilização de atividades pedagógicas, como a releitura, que desenvolvam a criatividade da criança, ampliando seu conhecimento sobre o que aquilo que a rodeia. Com os resultados fornecidos por meio da observação e participação dos alunos, assim como, o material produzido por estes, podemos concluir que as atividades de releitura de obras, se constitui como uma das maneiras de se investir na valorização da história e da cultura no ambiente escolar. Uma vez que, somente através dessas atividades, os alunos se tornarão aptos no desenvolvimento do tema frente às situações do dia-a-dia, por serem agentes conhecedores da sua história local, disseminando o que aprenderam, seja na própria escola ou na comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.