FERRUGINE, Samira Santos et al.. Geoplano: uma forma interativa de aprender. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37092>. Acesso em: 22/12/2024 22:06
O conhecimento limitado nos estudos da Matemática através de jogos e formas geométricas vem afetando boa parte da população que presta o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para ingressar em uma universidade. Neste trabalho serão apresentados alguns conceitos e desenvolvimentos de um projeto eficaz para a aprendizagem de geometria plana desses alunos visto que é um dos conteúdos mais recorrentes neste exame. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática do Araguaia – LEMA, com diversos jogos matemáticos e formas geométricas, materiais esses que foram elaborados pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia – IEA pertencente à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. A apresentação desse trabalho foi destinada aos estudantes do Ensino Médio da rede pública que participam do Cursinho Preparatório para o ENEM desenvolvido pelo IEA, com o intuito de capacitar os alunos para obterem um desempenho significativo nesse importante exame. Dentre os jogos elaborados no projeto enfatizamos o Geoplano, que é um material de fácil construção feito com placa de madeira no qual são fixados alguns pregos, construindo assim uma grade composta por colunas e linhas o que permite o uso de elásticos para a criação de figuras geométricas. O objetivo do Geoplano é auxiliar em inúmeras questões geométricas tais como a edificação de polígonos, o cálculo de área e perímetro dessas figuras geométricas, a congruência e semelhança de triângulos, entre outras. Possibilitando assim a interatividade, o desenvolvimento da assimilação visual das formas geométricas e contribuindo para resolução de exercícios aplicados em sala de aula. Com o uso do Geoplano os discentes desenvolveram um módulo de resolução de problemas geométricos propostos anteriormente em edições do ENEM. Este trabalho objetiva-se em estimular o uso do Geoplano em sala de aula obtendo assim resultados satisfatórios em uma aprendizagem qualitativa.