Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOPLANO: UMA FORMA INTERATIVA DE APRENDER

Palavra-chaves: GEOMETRIA PLANA, GEOPLANO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37092
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3300
    "inscrito_id" => 5969
    "titulo" => "GEOPLANO: UMA FORMA INTERATIVA DE APRENDER"
    "resumo" => """
      O conhecimento limitado nos estudos da Matemática através de jogos e formas geométricas vem afetando boa parte da população que presta o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para ingressar em uma universidade. Neste trabalho serão apresentados alguns conceitos e desenvolvimentos de um projeto eficaz para a aprendizagem de geometria plana desses alunos visto que é um dos conteúdos mais recorrentes neste exame. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática do Araguaia – LEMA, com diversos jogos matemáticos e formas geométricas, materiais esses que foram elaborados pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia – IEA pertencente à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará –\r\n
      UNIFESSPA. A apresentação desse trabalho foi destinada aos estudantes do Ensino Médio da rede pública que participam do Cursinho Preparatório para o ENEM desenvolvido pelo IEA, com o intuito de capacitar os alunos para obterem um desempenho significativo nesse importante exame. Dentre os jogos elaborados no projeto enfatizamos o Geoplano, que é um material de fácil construção feito com placa de madeira no qual são fixados alguns pregos, construindo assim uma grade composta por colunas e linhas o que permite o uso de elásticos para a criação de figuras geométricas. O objetivo do Geoplano é auxiliar em inúmeras questões geométricas tais como a edificação de polígonos, o cálculo de área e perímetro dessas figuras geométricas, a congruência e semelhança de triângulos, entre outras. Possibilitando assim a interatividade, o desenvolvimento da assimilação visual das formas geométricas e contribuindo para resolução de exercícios aplicados em sala de aula. Com o uso do Geoplano os discentes desenvolveram um módulo de resolução de problemas geométricos propostos anteriormente em edições do ENEM. Este trabalho objetiva-se em estimular o uso do Geoplano em sala de aula obtendo assim resultados satisfatórios em uma aprendizagem qualitativa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA PLANA, GEOPLANO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5969_10102017180037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMIRA SANTOS FERRUGINE"
    "autor_nome_curto" => "SAMIRA FERRUGINE"
    "autor_email" => "samira.segdotrabalho@outl"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37092
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3300
    "inscrito_id" => 5969
    "titulo" => "GEOPLANO: UMA FORMA INTERATIVA DE APRENDER"
    "resumo" => """
      O conhecimento limitado nos estudos da Matemática através de jogos e formas geométricas vem afetando boa parte da população que presta o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para ingressar em uma universidade. Neste trabalho serão apresentados alguns conceitos e desenvolvimentos de um projeto eficaz para a aprendizagem de geometria plana desses alunos visto que é um dos conteúdos mais recorrentes neste exame. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática do Araguaia – LEMA, com diversos jogos matemáticos e formas geométricas, materiais esses que foram elaborados pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia – IEA pertencente à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará –\r\n
      UNIFESSPA. A apresentação desse trabalho foi destinada aos estudantes do Ensino Médio da rede pública que participam do Cursinho Preparatório para o ENEM desenvolvido pelo IEA, com o intuito de capacitar os alunos para obterem um desempenho significativo nesse importante exame. Dentre os jogos elaborados no projeto enfatizamos o Geoplano, que é um material de fácil construção feito com placa de madeira no qual são fixados alguns pregos, construindo assim uma grade composta por colunas e linhas o que permite o uso de elásticos para a criação de figuras geométricas. O objetivo do Geoplano é auxiliar em inúmeras questões geométricas tais como a edificação de polígonos, o cálculo de área e perímetro dessas figuras geométricas, a congruência e semelhança de triângulos, entre outras. Possibilitando assim a interatividade, o desenvolvimento da assimilação visual das formas geométricas e contribuindo para resolução de exercícios aplicados em sala de aula. Com o uso do Geoplano os discentes desenvolveram um módulo de resolução de problemas geométricos propostos anteriormente em edições do ENEM. Este trabalho objetiva-se em estimular o uso do Geoplano em sala de aula obtendo assim resultados satisfatórios em uma aprendizagem qualitativa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA PLANA, GEOPLANO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5969_10102017180037.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMIRA SANTOS FERRUGINE"
    "autor_nome_curto" => "SAMIRA FERRUGINE"
    "autor_email" => "samira.segdotrabalho@outl"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O conhecimento limitado nos estudos da Matemática através de jogos e formas geométricas vem afetando boa parte da população que presta o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para ingressar em uma universidade. Neste trabalho serão apresentados alguns conceitos e desenvolvimentos de um projeto eficaz para a aprendizagem de geometria plana desses alunos visto que é um dos conteúdos mais recorrentes neste exame. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática do Araguaia – LEMA, com diversos jogos matemáticos e formas geométricas, materiais esses que foram elaborados pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia – IEA pertencente à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. A apresentação desse trabalho foi destinada aos estudantes do Ensino Médio da rede pública que participam do Cursinho Preparatório para o ENEM desenvolvido pelo IEA, com o intuito de capacitar os alunos para obterem um desempenho significativo nesse importante exame. Dentre os jogos elaborados no projeto enfatizamos o Geoplano, que é um material de fácil construção feito com placa de madeira no qual são fixados alguns pregos, construindo assim uma grade composta por colunas e linhas o que permite o uso de elásticos para a criação de figuras geométricas. O objetivo do Geoplano é auxiliar em inúmeras questões geométricas tais como a edificação de polígonos, o cálculo de área e perímetro dessas figuras geométricas, a congruência e semelhança de triângulos, entre outras. Possibilitando assim a interatividade, o desenvolvimento da assimilação visual das formas geométricas e contribuindo para resolução de exercícios aplicados em sala de aula. Com o uso do Geoplano os discentes desenvolveram um módulo de resolução de problemas geométricos propostos anteriormente em edições do ENEM. Este trabalho objetiva-se em estimular o uso do Geoplano em sala de aula obtendo assim resultados satisfatórios em uma aprendizagem qualitativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.