GEOPLANO: UMA FORMA INTERATIVA DE APRENDER
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37092 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 5969 "titulo" => "GEOPLANO: UMA FORMA INTERATIVA DE APRENDER" "resumo" => """ O conhecimento limitado nos estudos da Matemática através de jogos e formas geométricas vem afetando boa parte da população que presta o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para ingressar em uma universidade. Neste trabalho serão apresentados alguns conceitos e desenvolvimentos de um projeto eficaz para a aprendizagem de geometria plana desses alunos visto que é um dos conteúdos mais recorrentes neste exame. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática do Araguaia – LEMA, com diversos jogos matemáticos e formas geométricas, materiais esses que foram elaborados pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia – IEA pertencente à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará –\r\n UNIFESSPA. A apresentação desse trabalho foi destinada aos estudantes do Ensino Médio da rede pública que participam do Cursinho Preparatório para o ENEM desenvolvido pelo IEA, com o intuito de capacitar os alunos para obterem um desempenho significativo nesse importante exame. Dentre os jogos elaborados no projeto enfatizamos o Geoplano, que é um material de fácil construção feito com placa de madeira no qual são fixados alguns pregos, construindo assim uma grade composta por colunas e linhas o que permite o uso de elásticos para a criação de figuras geométricas. O objetivo do Geoplano é auxiliar em inúmeras questões geométricas tais como a edificação de polígonos, o cálculo de área e perímetro dessas figuras geométricas, a congruência e semelhança de triângulos, entre outras. Possibilitando assim a interatividade, o desenvolvimento da assimilação visual das formas geométricas e contribuindo para resolução de exercícios aplicados em sala de aula. Com o uso do Geoplano os discentes desenvolveram um módulo de resolução de problemas geométricos propostos anteriormente em edições do ENEM. Este trabalho objetiva-se em estimular o uso do Geoplano em sala de aula obtendo assim resultados satisfatórios em uma aprendizagem qualitativa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA PLANA, GEOPLANO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5969_10102017180037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA SANTOS FERRUGINE" "autor_nome_curto" => "SAMIRA FERRUGINE" "autor_email" => "samira.segdotrabalho@outl" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37092 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 5969 "titulo" => "GEOPLANO: UMA FORMA INTERATIVA DE APRENDER" "resumo" => """ O conhecimento limitado nos estudos da Matemática através de jogos e formas geométricas vem afetando boa parte da população que presta o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para ingressar em uma universidade. Neste trabalho serão apresentados alguns conceitos e desenvolvimentos de um projeto eficaz para a aprendizagem de geometria plana desses alunos visto que é um dos conteúdos mais recorrentes neste exame. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática do Araguaia – LEMA, com diversos jogos matemáticos e formas geométricas, materiais esses que foram elaborados pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia – IEA pertencente à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará –\r\n UNIFESSPA. A apresentação desse trabalho foi destinada aos estudantes do Ensino Médio da rede pública que participam do Cursinho Preparatório para o ENEM desenvolvido pelo IEA, com o intuito de capacitar os alunos para obterem um desempenho significativo nesse importante exame. Dentre os jogos elaborados no projeto enfatizamos o Geoplano, que é um material de fácil construção feito com placa de madeira no qual são fixados alguns pregos, construindo assim uma grade composta por colunas e linhas o que permite o uso de elásticos para a criação de figuras geométricas. O objetivo do Geoplano é auxiliar em inúmeras questões geométricas tais como a edificação de polígonos, o cálculo de área e perímetro dessas figuras geométricas, a congruência e semelhança de triângulos, entre outras. Possibilitando assim a interatividade, o desenvolvimento da assimilação visual das formas geométricas e contribuindo para resolução de exercícios aplicados em sala de aula. Com o uso do Geoplano os discentes desenvolveram um módulo de resolução de problemas geométricos propostos anteriormente em edições do ENEM. Este trabalho objetiva-se em estimular o uso do Geoplano em sala de aula obtendo assim resultados satisfatórios em uma aprendizagem qualitativa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA PLANA, GEOPLANO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA, APRENDIZAGEM QUALITATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5969_10102017180037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA SANTOS FERRUGINE" "autor_nome_curto" => "SAMIRA FERRUGINE" "autor_email" => "samira.segdotrabalho@outl" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }