A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕE DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁTICA DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35463 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2540 "inscrito_id" => 6162 "titulo" => "A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕE DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no âmbito da disciplina Seminário Interdisciplinar: abordagens inter e transdisciplinares, que integra o programa de pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Trata-se de um estudo teórico, no qual se almeja responder a seguinte questão: em que aspectos a prática docente lúdica se aproxima de uma perspectiva transdisciplinar, auxiliando no desenvolvimento infantil? Nesse sentido, têm-se o objetivo de relacionar aspectos de uma prática pedagógica lúdica com uma abordagem transdisciplinar do desenvolvimento infantil. Para compreendermos o desenvolvimento infantil e a diversidade de fatores que permeiam essa fase da vida da criança é necessário um olhar transdisciplinar marcado pelo sensível e pela forma criativa de perceber e compreender o mundo em geral. Essa proposta de dimensões transdiciplinares, difere de uma visão cartesiana e reducionista de enxergar e lidar com realidade, sendo esta encontrada com frequência em nossos espaços escolares. Desse modo, estudos vêm despertando novos olhares em torno da prática de professores, ao ponto que defendem a relevância de uma prática inovadora, reflexiva e transdiciplinar a partir da formação dos mesmos, para uma possível implicação e melhores resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento pleno e integral dos sujeitos, em especial, das crianças da educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6162_12092017191859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA DA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "EMANUELA SOARES" "autor_email" => "emanuela.soares@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35463 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2540 "inscrito_id" => 6162 "titulo" => "A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕE DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no âmbito da disciplina Seminário Interdisciplinar: abordagens inter e transdisciplinares, que integra o programa de pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Trata-se de um estudo teórico, no qual se almeja responder a seguinte questão: em que aspectos a prática docente lúdica se aproxima de uma perspectiva transdisciplinar, auxiliando no desenvolvimento infantil? Nesse sentido, têm-se o objetivo de relacionar aspectos de uma prática pedagógica lúdica com uma abordagem transdisciplinar do desenvolvimento infantil. Para compreendermos o desenvolvimento infantil e a diversidade de fatores que permeiam essa fase da vida da criança é necessário um olhar transdisciplinar marcado pelo sensível e pela forma criativa de perceber e compreender o mundo em geral. Essa proposta de dimensões transdiciplinares, difere de uma visão cartesiana e reducionista de enxergar e lidar com realidade, sendo esta encontrada com frequência em nossos espaços escolares. Desse modo, estudos vêm despertando novos olhares em torno da prática de professores, ao ponto que defendem a relevância de uma prática inovadora, reflexiva e transdiciplinar a partir da formação dos mesmos, para uma possível implicação e melhores resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento pleno e integral dos sujeitos, em especial, das crianças da educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6162_12092017191859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA DA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "EMANUELA SOARES" "autor_email" => "emanuela.soares@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }