O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no âmbito da disciplina Seminário Interdisciplinar: abordagens inter e transdisciplinares, que integra o programa de pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Trata-se de um estudo teórico, no qual se almeja responder a seguinte questão: em que aspectos a prática docente lúdica se aproxima de uma perspectiva transdisciplinar, auxiliando no desenvolvimento infantil? Nesse sentido, têm-se o objetivo de relacionar aspectos de uma prática pedagógica lúdica com uma abordagem transdisciplinar do desenvolvimento infantil. Para compreendermos o desenvolvimento infantil e a diversidade de fatores que permeiam essa fase da vida da criança é necessário um olhar transdisciplinar marcado pelo sensível e pela forma criativa de perceber e compreender o mundo em geral. Essa proposta de dimensões transdiciplinares, difere de uma visão cartesiana e reducionista de enxergar e lidar com realidade, sendo esta encontrada com frequência em nossos espaços escolares. Desse modo, estudos vêm despertando novos olhares em torno da prática de professores, ao ponto que defendem a relevância de uma prática inovadora, reflexiva e transdiciplinar a partir da formação dos mesmos, para uma possível implicação e melhores resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento pleno e integral dos sujeitos, em especial, das crianças da educação infantil.