Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕE DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35463
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2540
    "inscrito_id" => 6162
    "titulo" => "A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕE DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no âmbito da disciplina Seminário Interdisciplinar: abordagens inter e transdisciplinares, que integra o programa de pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Trata-se de um estudo teórico, no qual se almeja responder a seguinte questão: em que aspectos a prática docente lúdica se aproxima de uma perspectiva transdisciplinar, auxiliando no desenvolvimento infantil? Nesse sentido, têm-se o objetivo de relacionar aspectos de uma prática pedagógica lúdica com uma abordagem transdisciplinar do desenvolvimento infantil. Para compreendermos o desenvolvimento infantil e a diversidade de fatores que permeiam essa fase da vida da criança é necessário um olhar transdisciplinar marcado pelo sensível e pela forma criativa de perceber e compreender o mundo em geral. Essa proposta de dimensões transdiciplinares, difere de uma visão cartesiana e reducionista de enxergar e lidar com realidade, sendo esta encontrada com frequência em nossos espaços escolares. Desse modo, estudos vêm despertando novos olhares em torno da prática de professores, ao ponto que defendem a relevância de uma prática inovadora, reflexiva e transdiciplinar a partir da formação dos mesmos, para uma possível implicação e melhores resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento pleno e integral dos sujeitos, em especial, das crianças da educação infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6162_12092017191859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELA SOARES"
    "autor_email" => "emanuela.soares@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35463
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2540
    "inscrito_id" => 6162
    "titulo" => "A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕE DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no âmbito da disciplina Seminário Interdisciplinar: abordagens inter e transdisciplinares, que integra o programa de pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Trata-se de um estudo teórico, no qual se almeja responder a seguinte questão: em que aspectos a prática docente lúdica se aproxima de uma perspectiva transdisciplinar, auxiliando no desenvolvimento infantil? Nesse sentido, têm-se o objetivo de relacionar aspectos de uma prática pedagógica lúdica com uma abordagem transdisciplinar do desenvolvimento infantil. Para compreendermos o desenvolvimento infantil e a diversidade de fatores que permeiam essa fase da vida da criança é necessário um olhar transdisciplinar marcado pelo sensível e pela forma criativa de perceber e compreender o mundo em geral. Essa proposta de dimensões transdiciplinares, difere de uma visão cartesiana e reducionista de enxergar e lidar com realidade, sendo esta encontrada com frequência em nossos espaços escolares. Desse modo, estudos vêm despertando novos olhares em torno da prática de professores, ao ponto que defendem a relevância de uma prática inovadora, reflexiva e transdiciplinar a partir da formação dos mesmos, para uma possível implicação e melhores resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento pleno e integral dos sujeitos, em especial, das crianças da educação infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6162_12092017191859.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELA SOARES"
    "autor_email" => "emanuela.soares@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no âmbito da disciplina Seminário Interdisciplinar: abordagens inter e transdisciplinares, que integra o programa de pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Trata-se de um estudo teórico, no qual se almeja responder a seguinte questão: em que aspectos a prática docente lúdica se aproxima de uma perspectiva transdisciplinar, auxiliando no desenvolvimento infantil? Nesse sentido, têm-se o objetivo de relacionar aspectos de uma prática pedagógica lúdica com uma abordagem transdisciplinar do desenvolvimento infantil. Para compreendermos o desenvolvimento infantil e a diversidade de fatores que permeiam essa fase da vida da criança é necessário um olhar transdisciplinar marcado pelo sensível e pela forma criativa de perceber e compreender o mundo em geral. Essa proposta de dimensões transdiciplinares, difere de uma visão cartesiana e reducionista de enxergar e lidar com realidade, sendo esta encontrada com frequência em nossos espaços escolares. Desse modo, estudos vêm despertando novos olhares em torno da prática de professores, ao ponto que defendem a relevância de uma prática inovadora, reflexiva e transdiciplinar a partir da formação dos mesmos, para uma possível implicação e melhores resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento pleno e integral dos sujeitos, em especial, das crianças da educação infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.